Pronunciamento de Ciro Nogueira em 27/04/2011
Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo em favor de investimentos federais para a construção de uma universidade no município de Oeiras, no Piauí.
- Autor
- Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
- Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.:
- Apelo em favor de investimentos federais para a construção de uma universidade no município de Oeiras, no Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/04/2011 - Página 12647
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- DEFESA, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, MUNICIPIO, OEIRAS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), OBJETIVO, ACESSO, POPULAÇÃO, INTERIOR, ENSINO SUPERIOR.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Senador Paulo Paim, o acesso à educação superior pública e gratuita é fundamental para construirmos um futuro melhor para o País. Entretanto, lamentavelmente, o ensino superior, apesar dos grandes esforços feitos pelo atual Governo, ainda é um sonho distante para grande parte dos brasileiros.
Porém, Sr. Presidente, acredito que as estatísticas não devem nos desanimar, mas, sim, nos motivar para a busca de soluções, especialmente para o meu Piauí, onde tantos jovens esperam a oportunidade de ingressar em universidades e, assim, conseguir melhorar de vida.
Quero, antes de tudo, destacar a preocupação dos piauienses com a interiorização do ensino público feito pelo nosso atual reitor da Universidade Federal, o nobre Reitor Luis Junior. E, ao analisar essa questão, pensei imediatamente no nosso Município de Oeiras, que foi a primeira capital do nosso Estado e tem tudo para se tornar uma cidade universitária aos moldes do que são as grandes cidades do interior de Minas Gerais, como, por exemplo, Ouro Preto. Apesar dessa grande importância histórica, ainda a cidade de Oeiras não recebeu a atenção devida no que diz respeito à educação superior.
Essa ideia nos foi trazida por dois grandes representantes daquele cidade: o nobre Deputado Mauro Tapety e o ex-Prefeito daquele cidade Tapety Neto.
Vou explicar melhor para todos desta Casa e espero contar com o apoio dela para uma posição que será aprovada o mais brevemente possível.
Srªs e Srs. Senadores, o Estado do Piauí conta com 224 Municípios e uma população de cerca de 3,1 milhões de habitantes.
Entretanto, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais apontam que o número de alunos matriculados em cursos de graduação superior no Estado, no ano de 2009, foi de apenas 79 mil pessoas. Isso mesmo: pouco mais de 79 mil, Sr. Presidente!
E mais: dessas 79 mil pessoas, cerca da metade frequentava instituições privadas, ficando um claro indicativo da existência de um modelo excludente de educação superior no País.
No Piauí, existem duas universidades públicas, uma federal e uma estadual. Essas duas universidades, Sr. Presidente, têm uma atuação muito mais marcante na capital. Para o senhor ter uma ideia, temos 29 mil alunos matriculados na capital, contra apenas 6.400 no interior, o que cria uma distorção de magnitude muito grande para um Estado como o Piauí.
Não tenho dúvida, Sr. Presidente, de que a nossa proposta de criação de uma instituição de qualidade voltada para o atendimento da população de Oeiras e adjacências será um passo muito grande para fortalecer a educação superior e fomentar o desenvolvimento no nosso Piauí.
Assim como ocorreu com a UFPI e a UESPI, a Universidade Federal de Oeiras deverá também beneficiar diversos municípios próximos à cidade. A consequência natural será a agilidade e rapidez nos processos de desenvolvimento, além de crescimento da economia em escala regional e local. Alcançar a criação dessa universidade e, mais tarde, transformá-la em grande centro universitário é uma meta pela qual vale a pena lutar.
Srªs e Srs. Senadores, Oeiras merece essa oportunidade. É anseio da população, traduzido no empenho de suas lideranças, políticos que sempre priorizaram a valorização da educação.
Por último, Sr. Presidente, o Governo Federal mostra-se preocupado em promover a interiorização da educação superior no País. Isso nos dá ânimo para prosseguir nessa imensa luta que abracei para atender aos estudantes piauienses, em especial os de baixa renda, que tanto necessitam de ensino público de qualidade.
Por isso, Srªs e Srs. Senadores, sei que o Governo Dilma abraçará nossa proposta, e assim abriremos um novo horizonte para o nosso querido Piauí.
Muito obrigado pela sua atenção, Sr. Presidente.
Modelo1 1/5/2510:58