Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à engenheira baiana Rute Borges Carvalhal, eleita para a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Sistema Confea/CREA; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Saudação à engenheira baiana Rute Borges Carvalhal, eleita para a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Sistema Confea/CREA; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2011 - Página 12978
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ELEIÇÃO, ENGENHEIRO, ESTADO DA BAHIA (BA), COORDENADOR, COORDENADORIA, AMBITO NACIONAL, ENGENHARIA CIVIL, CONFIANÇA, DEFESA, INTERESSE, CATEGORIA, RELAÇÃO, ABERTURA, MERCADO, ATUAÇÃO, TRABALHADOR, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA.
  • ELOGIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DA BAHIA (BA), PROMOÇÃO, TURISMO, REGIÃO, PRODUÇÃO, VINHO.
  • REGISTRO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, DISCUSSÃO, DIREITOS, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO ABERTA, CAMPEONATO NACIONAL, FUTEBOL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente Anibal Diniz, quero iniciar agradecendo a sua gentileza de me conceder o tempo, trocando comigo, pois tenho, daqui a pouco, um avião.

            Assumo a tribuna, meu caro Presidente da Comissão de Turismo, Desenvolvimento e Integração Regional do Senado, companheiro Benedito de Lira, para registrar dois fatos que considero importantes, envolvendo a Bahia.

            Primeiramente, quero saudar a eleição, para coordenar o CREA Nacional, da engenheira baiana Rute Borges Carvalhal, eleita por unanimidade, fato inédito nos 70 anos da entidade.

            Entre as missões de Rute, a nova coordenadora nacional das Câmaras de Engenharia Civil do Sistema Confea/CREA, estará a defesa dos profissionais brasileiros nas negociações que o Governo Federal terá com outros países na abertura do mercado de trabalho a engenheiros civis estrangeiros.

            Portanto, é uma grande missão, além da representação e do trato da profissão no dia-a-dia, no nosso País - o que já é um grande desafio -, a que a engenheira Rute Borges assume neste momento. É um orgulho para a Bahia, para as baianas em especial, mas também para a engenharia nacional.

            O segundo assunto, Sr. Presidente, rapidamente, diz respeito ao nosso presidente da Comissão de Turismo.

            Quero saudar o Governo da Bahia, que lança, nesta sexta-feira, um novo roteiro turístico na cidade de Juazeiro, Bahia, com o objetivo de promover o turismo na produção vinícola da região.

            O projeto Vapor do Vinho apresentará aos agentes de viagem, operadores e jornalistas, esse novo atrativo turístico da região do Vale do São Francisco.

            Há algum tempo, a Bahia vem-se destacando pela produção vinícola daquela região, fronteiriça com o Estado de Pernambuco. Nós produzimos, portanto, vinho no Vale do São Francisco, que começa a ter uma importância grande na produção nacional.

            Será feito um passeio pelo rio São Francisco, a bordo da barca Rio dos Currais - o Vapor do Vinho, Presidente Benedito -, onde o turista poderá apreciar as belezas do Velho Chico, transformado pelo homem com a construção da barragem de Sobradinho.

            Após o embarque, o Vapor do Vinho desliza nas águas do Velho Chico em direção à barragem, onde será feita a transposição da embarcação para outro nível do reservatório de Sobradinho, vencendo um obstáculo de até 32,5m de altura.

            Após duas horas a bordo, com gastronomia regional e uma paisagem deslumbrante do Vale do São Francisco, que V. Exª conhece tão bem, o visitante vai-se deparar com a próxima etapa do passeio, a Vinícola Terra Nova, onde receberá informações sobre viticultura, com visita aos vinhedos, elaboração de vinho tinto, branco e espumante, além de uma degustação dos produtos produzidos na fazenda. Os turistas poderão, ainda, adquirir todos os vinhos produzidos no local e cosméticos à base de uva e vinho.

            O retorno desse passeio é feito via terrestre, com a vista de outras paisagens do Vale do São Francisco.

            Dados da Organização Mundial do Turismo mostram que, até o ano de 2020, cerca de 1,6 bilhão de pessoas viajarão por ano, o que aponta para uma expansão da atividade e, por consequência, para uma necessidade de diversificação dos produtos turísticos, para alcançar um nicho de mercado mais amplo e um ciclo de vida mais longo.

            No século XXI, os destinos buscam tornar-se mais competitivos e investem em infraestrutura que possibilite a abertura de novos mercados consumidores. Algumas regiões da Europa, como França, Espanha, Portugal e Itália, optaram por aliar ao interesse que suas respectivas culturas despertam a possibilidade de vivenciar hábitos locais, criando roteiros temáticos de arte, gastronomia e cultura. Assim, na década de 90, na Itália, foi desenvolvida uma ação de marketing para que as vinícolas da região de Chianti ficassem abertas ao público por um dia.

            No Brasil, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, os primeiros movimentos de enoturismo começaram com algumas empresas familiares. Os vinhos eram comercializados pela própria vinícola. Além disso, as festas ligadas ao vinho, à produção de vinho em Bento Gonçalves e Caxias do Sul colaboravam para atrair o público.

            Agora, a região do Vale do São Francisco, fronteira da Bahia com Pernambuco, ganhou destaque como polo de fruticultura irrigada. A partir daí, chegaram investimentos em vinicultura.

            Algumas vinícolas vêm demonstrando muito interesse no estímulo ao enoturismo na região, com a divulgação de centros enogastronômicos.

            É por isso que tem grande importância essa iniciativa do Governo da Bahia, de promover mais um destino turístico, fazendo com que haja uma diversificação do nosso produto, Sr. Presidente. Hoje, no Governo da Bahia, ganhou uma ênfase maior um velho produto nosso, mas modificado, melhorado, transformado num produto turístico organizado, que é o nosso São João da Bahia. Agora se aproxima a data do São João no Nordeste inteiro, essa importante festa, que é um momento de grande atratividade para a nossa região, Senador Benedito.

            No caso, especificamente, da região de produção da fruticultura, que une Petrolina e Juazeiro, há a produção de vinho como mais uma indústria em crescimento no nosso Estado e como mais um produto turístico do Estado da Bahia, que vem somar-se ao São João, ao carnaval, ao turismo étnico, realizado com ênfase no Recôncavo baiano, que transforma a Bahia, mais uma vez, num grande polo de atração turística do nosso País.

            Quero, portanto, parabenizar, por mais essa iniciativa, o Governador Jaques Wagner e a Secretaria de Turismo do nosso Secretário Domingos Leonelli, que demonstra sua capacidade de trabalho e sua dedicação ao Governo da Bahia.

            Por fim, quero registrar audiência ocorrida ontem, aqui, na nossa Casa, na Comissão de Educação, Esporte e Cultura, por meio de um requerimento proposto por mim, pela Senadora Ana Amelia e pela Senadora Marisa Serrano, para que pudéssemos, no âmbito daquela Comissão, em audiência pública, discutir a circunstância que vem marcando o futebol nacional, criando-se um impasse no campeonato nacional, que é a transmissão exclusiva dos jogos do campeonato nacional da TV aberta.

            Foi uma audiência muito concorrida, em que se debateu esse problema, que se iniciou, digamos assim, a partir do momento em que o Cade compreendeu que era necessário contestar a cláusula de preferência de uma das TVs nacionais para divulgação e transmissão do campeonato. E contou-se com a participação das quatro grandes maiores redes de TV do País.

            Portanto, creio que foi um debate que propiciou ao torcedor brasileiro a oportunidade de compreender mais o problema que está envolvendo o futebol nacional e mundial, os negócios econômicos em torno do futebol brasileiro, do futebol nacional.

            E desejamos que esse impasse seja resolvido por meio do Cadê, ou mesmo se buscando novas alternativas, para não frustrar o torcedor brasileiro, que é apaixonado por futebol e que se prepara para receber uma Copa do Mundo.

            Esperamos que esse esporte possa trazer-nos, além das vitórias físicas e do legado em todas as áreas, a taça do campeonato mundial. Para tanto, precisamos estar com o nosso futebol preparado, fazendo boa imagem no Brasil e no mundo, como sempre fizemos.

            Agradeço a gentileza de V. Exª, mais uma vez. Muito obrigada.


Modelo1 4/20/248:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2011 - Página 12978