Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Vice-Presidente da República, José Alencar; e outro assunto.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Vice-Presidente da República, José Alencar; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8676
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE ALENCAR, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, LUTA, COMBATE, CANCER.
  • APREENSÃO, CARENCIA, UNIDADE, TRATAMENTO, PROGRAMA INTENSIVO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEBATE, PROBLEMA.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, trago também o meu pesar pelo falecimento do ex-Senador e ex-Vice-Presidente da República José Alencar.

            Tive a oportunidade de conhecer o então ex-Vice Presidente lá em Natal, eu, Deputado Estadual, recém-eleito pelo Partido dos Trabalhadores, e o ex-Vice-Presidente José Alencar, da mesma forma, recém-eleito Vice-Presidente, na chapa com o Presidente Lula.

            Um homem afável, agradável, acessível, de conversa franca e farta. Impressionou-me. Mas eu não o conheci muito bem, não fui próximo do ex-Vice-Presidente José Alencar. O que conheço de fato foram os benefícios que ele levou para o meu Estado. Tive a oportunidade de conhecer as duas unidades da sua empresa, a Coteminas, que ele levou para o meu Estado, Natal, gerando milhares de empregos. Esse benefício eu conheci de perto. Também acompanhei sua via crucis, numa luta titânica contra o mal que o levou, hoje à tarde, ao falecimento, numa demonstração emocionante de apego à vida. Um exemplo que deveremos guardar nas nossas memórias e passar à frente para as pessoas que não conseguem ter o vigor, o compromisso com a vida, que ele teve, a despeito de problemas bem menores, bem mais fáceis do que ele enfrentou.

            Eu não poderia deixar de registrar esse meu pesar. Aquela conversa que tive lá em Natal, nos primeiros meses de mandato, meu e dele, ficou marcada na minha lembrança pela grande demonstração do brasileiro que ele é e foi e o grande compromisso que ele tinha com a Nação brasileira.

            Mas, Srª Presidente, para concluir esses minutos nesse horário de liderança, eu gostaria de registrar também que ontem participei de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do meu Estado, em face das dificuldades que estamos atravessando em conseguirmos vagas de UTI para pacientes críticos.

            E esse problema é realmente grave, assola todo o Brasil, preocupa todo o Brasil, uma vez que no meu Estado, na minha região, há carência de leitos de UTI. A proporcionalidade de leitos em UTI é aproximadamente de 4% a 10% dos leitos hospitalares oferecidos e corresponde de um a três leitos para cada 10 mil habitantes. Lá em Natal nós não conseguimos atingir esse percentual. Daí a grande dificuldade, o grande sofrimento do nosso povo.

            Nós discutimos, nessa Assembleia, na audiência pública com as autoridades de saúde do Estado, do Município - Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, parlamentares -, no sentido de equacionarmos esse problema que vem trazendo grande transtorno à saúde pública do meu Estado.

            Quero elogiar a iniciativa da Assembleia Legislativa de Natal, em particular do Deputado Getulio Rêgo, autor dessa proposição, e dizer que valeu a pena estar presente em Natal, participando, na condição de médico, de intensivista, desse debate no sentido de clarearmos este assunto e trazermos sugestões para minimizar o sofrimento de milhares de norte-rio-grandenses que perecem por falta de leito de UTI.

            Era só, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8676