Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos à Associação Comercial do Rio de Janeiro pela eleição do Sr. Antenor Gomes de Barros Leal para ocupar sua presidência e do Sr. Humberto Mota para ocupar a presidência do Conselho Superior daquela entidade. (como Líder)

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Cumprimentos à Associação Comercial do Rio de Janeiro pela eleição do Sr. Antenor Gomes de Barros Leal para ocupar sua presidência e do Sr. Humberto Mota para ocupar a presidência do Conselho Superior daquela entidade. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2011 - Página 14676
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELEIÇÃO, PRESIDENTE, PRESIDENCIA, CONSELHO SUPERIOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente, eu queria, cumprimentar o Senador Lindbergh Farias pela grande análise que fez da situação financeira e econômica do País, mostrando muita competência e um conhecimento profundo da situação do País. O Senador Lindbergh, Sr. Presidente, é aquele Senador que tem dezoito anos de idade e quinhentos de sabedoria, porque já chegou aqui sabendo e, a cada dia, ele demonstra um conhecimento maior dos problemas do País. Parabéns, Senador Lindbergh.

            Sr. Presidente, o sentimento nacional é o somatório dos sentimentos locais. Afonso Arinos dizia, com muita propriedade, que o regionalismo é a forma mais pura de patriotismo e que aquele que não ama o seu Município e o seu Estado nunca vai amar o seu país. Faço essa citação para me referir às associações comerciais. Nenhuma entidade de classe tem maior capilaridade que as associações comerciais. Pode-se encontrar uma cidade, um distrito onde não existe um posto de saúde, onde não existe uma escola, onde não existe uma delegacia policial, mas nunca vai se encontrar um distrito ou uma cidade onde não exista um estabelecimento comercial. E, quando aparece um segundo, logo é criada uma associação comercial. As associações comerciais estão presentes nos mais distantes rincões do País. Elas conseguem, com isso, ter uma capilaridade nacional que as fazem presentes na discussão de todos os problemas do País. Temos, hoje, em cada Município, uma associação comercial; em cada Estado, uma federação de associações; e, no País, a Confederação das Associações Comerciais.

            E não posso falar em associação comercial sem me referir à Associação Comercial do Rio de Janeiro, que tem participado ativamente dos mais importantes eventos da história do País nos últimos duzentos anos. Seus dois séculos de atividades ininterruptas a credenciam como fórum privilegiado de discussões democráticas e independentes.

            A Associação Comercial do Rio de Janeiro tem ajudado o Rio a mudar e a retornar o seu crescimento e a sua liderança.

            Rui Gomes de Almeida, Ruy Barreto, Amaury Temporal, Manoel Protásio, Humberto Mota, Arthur Sendas, Marcílio Marques Moreira, Olavo Monteiro de Carvalho, José Luiz Alquéres são nomes que engrandeceram a presidência da Associação.

            Em eleição realizada na última semana, a Associação Comercial do Rio de Janeiro elegeu Antenor Gomes de Barros Leal para ocupar a sua presidência.

            Trata-se de empresário altamente qualificado, com grande liderança, com grande capacidade de trabalho, que tem o dom de somar, de aglutinar, próprio das pessoas que têm grandeza. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Trigo e Vice-Presidente da Firjan.

            Estou certo de que Antenor, na presidência da Associação Comercial do Rio, vai fazer um grande trabalho, digno e compatível com a sua competência e com a história do órgão que vai presidir.

            Também na semana última, o Dr. Humberto Mota foi eleito Presidente do Conselho Superior da mesma associação.

            A vida de Humberto Mota é uma sequência de vitórias. Iniciou sua carreira profissional na Brascan como assistente da Presidência, chegando ao cargo de Vice-Presidente Executivo e Presidente da Brascan Participações.

            Em maio de 2011, foi escolhido Personalidade Cidadania 2011, prêmio concedido pelo Centro de Informações das Nações Unidas, Associação Brasileira e Folha Dirigida. Na área governamental, foi Secretário de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, Presidente dos Correios e Telégrafos, Assessor Especial do Ministro da Fazenda, Presidente do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, Fundador e Presidente da Agência Rio, Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro.

            Sr. Presidente, a cidade e o Estado do Rio de Janeiro estão, pois, de parabéns pela eleição de Antenor de Barros Leal para a presidência da Associação Comercial e de Humberto Mota para a presidência do Conselho Superior da mesma entidade.

            Como Senador pelo Estado do Rio de Janeiro, desejo cumprimentar a Associação Comercial do Rio de Janeiro e prestar minhas homenagens aos dois ilustres e preclaros Presidentes.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 11/23/242:56



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2011 - Página 14676