Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Senado Federal pelo transcurso de seus 185 anos de existência.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Homenagem ao Senado Federal pelo transcurso de seus 185 anos de existência.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2011 - Página 14729
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SENADO, IMPORTANCIA, RESPONSABILIDADE, REPRESENTAÇÃO, ESTADOS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - PA Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, pela Liderança do Governo, tomo parte nesta sessão para louvar, ao lado dos demais Senadores e Senadoras, os 185 anos de existência do Senado Federal.

           Um dos símbolos maiores da democracia, um dos vértices do equilíbrio entre os Poderes da República, o Senado, como todo organismo político dinâmico, atuante e vinculado ao seu tempo histórico, passou por diversas transformações ao longo de seus quase dois séculos de história.

           Do colegiado de dignitários que compunha o Senado do Império na data de sua instalação, em 6 de maio de 1826, pouco se preservou no Senado atual. O papel político, a missão institucional e as competências e atribuições constitucionais são outras, adequadas ao momento presente e à organização do Estado brasileiro atual.

           Diferentemente dos Senadores do Império, os Senadores do Brasil enquanto Estado democrático de Direito são eleitos pelo voto direto, por intermédio de uma eleição baseada em regras claras e estritamente respeitadas. Representam seus respectivos Estados federados, e o fato de cada Estado contar com o mesmo número de representantes oferece ao Senado sua característica especial: a de ser uma Casa que privilegia o equilíbrio entre as unidades da Federação, independentemente do poder econômico ou da grandeza populacional de cada Estado.

           Hoje, o Senado, que compõe, com a Câmara dos Deputados, a instância máxima do Poder Legislativo federal, exerce seus deveres com responsabilidade, eficiência e transparência.

           Suas discussões, seus debates, suas audiências públicas, seus pronunciamentos e suas deliberações são amplamente divulgados, inclusive pelo rádio e pela televisão. O número de projetos analisados e aprovados a cada legislatura nunca foi tão expressivo. É uma Casa cada vez mais aberta ao diálogo com a população, cada vez mais próxima do cidadão brasileiro.

           O Senado chega aos seus 185 anos contando com aquela que talvez seja uma de suas composições mais bem qualificadas. Entre os 81 Senadores, há nada menos que três ex-Presidentes da República. Diversos Senadores já governaram seus Estados, já foram prefeitos de capitais e outras cidades importantes, já exerceram cargos de Ministros de Estado e outras funções do primeiro escalão da Administração Pública, ou acumularam vários mandatos como Senadores ou Deputados Federais.

           Essa reunião de pessoas tão experimentadas na vida pública, essa união de currículos voltados para o bem comum do Brasil ao longo de tantos anos, é um dos motivos pelos quais o Senado tem preservado a condição de foro privilegiado para a discussão e a solução dos principais desafios enfrentados pelo País.

           Quero parabenizar, portanto, não apenas o Senado Federal enquanto instituição, mas, principalmente, cada um dos 80 Senadores e Senadoras com os quais tenho a honra de compartilhar essa missão tão honrosa que é a condução desta Casa pelo bem do Brasil e de seu povo.

           Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/3/246:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2011 - Página 14729