Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca das melhorias alcançadas no Estado do Pará desde o início da gestão do Governador Simão Jatene. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações acerca das melhorias alcançadas no Estado do Pará desde o início da gestão do Governador Simão Jatene. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2011 - Página 14958
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARA (PA), ERRADICAÇÃO, VIOLENCIA, HOMICIDIO, REGIÃO, PAGAMENTO, DEBITOS, DIVIDA PUBLICA, MELHORIA, CENTRO DE SAUDE, SAUDE PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srs. e Srªs Senadoras, venho à tribuna nesta tarde para falar ao meu querido Estado do Pará.

            Senador Flexa Ribeiro, o Pará passou por dias ruins, o Pará passou por grossas tempestades, o Pará bateu recorde em homicídios, roubos, o Pará foi devastado, o Pará parecia que tinha sofrido um verdadeiro terremoto, o Pará de uma Governadora por conta da qual estive aqui por vários momentos chamando a atenção de como se encontrava o meu querido Estado da nossa Virgem de Nazaré. A Virgem de Nazaré, com certeza, ouviu, não tenho dúvida, os meus pedidos e escutou o povo do Estado do Pará. Hoje eu posso vir à tribuna feliz, satisfeito. Posso vir à tribuna com esperança, posso vir à tribuna com a certeza, paraenses, de que o Estado está num caminho certo.

            Nada melhor do que os números. Quando subia eu aqui nesta tribuna, nunca falava aleatoriamente, sempre tinha documentos e dados, e assim o faço sempre que venho fazer um pronunciamento nesta tribuna.

            Hoje venho muito feliz, repito, por saber que, em meu Estado, um Estado tão rico, o meu Partido, o PSDB, trabalhou intensamente para que pudesse crescer. E assim vinha o Estado do Pará. De repente, deparou-se com uma tempestade de uma má administração que, ainda bem, durou pouco, mas um pouco muito sofrido. Quatro anos de muito sofrimento, quatro anos de muitas mortes no Estado do Pará.

            Hoje posso dizer desta tribuna, paraenses, que o número de homicídios no Estado do Pará diminuiu nesses últimos quatro meses. Quase duzentas pessoas não foram sacrificadas. Temos 164 mortes a menos no quadrimestre. Foram 164 pessoas que se livraram da morte, dos bandidos, da violência por que passava o Estado do Pará.

            Ó meu Pará querido, tu voltaste a crescer, um Pará que nós encontramos, um Pará que o Governador Simão Jatene encontrou com uma dívida de R$700 milhões. Ele equilibrou as finanças e agora recupera a saúde do nosso Estado.

            Ora, Senador Flexa, o Governador deixa um hospital no Município de Tailândia, um hospital de grande complexidade, feito ao custo de mais de R$70 milhões, numa cidade que fica num corredor de produção, num corredor que cresce na PA-150, uma das regiões que mais cresce e mais produz no Pará. Esse hospital estava quase pronto, paraenses, assim como outros.

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Fora do microfone.) - Assim como aconteceu em Santarém, em que ficou quatro anos quase pronto, e a Governadora não aprontou o Estado. E eis que vem o Governador Simão Jatene, eleito pelo desejo da maioria da população do meu Estado e, graças a Deus, graças a Deus, inaugura o hospital.

            São rápidas, minha Presidente, as minhas considerações nesta tarde. Apenas para prestar as minhas congratulações - mais tarde darei entrada nesta Casa - ao Governador Simão Jatene e sua equipe, por retomarem o crescimento do nosso Estado e principalmente por diminuírem a violência no Pará. Sei que há muito a fazer. Sei que isso é apenas o início. Sei que ainda tem muita violência, mas começamos bem, Governador, começamos na ferida, começamos com aquilo que mais preocupava os paraenses, que é a educação, a saúde e a violência.

            Deixo aqui, Governador, os meus parabéns a V. Exª.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 5/6/241:44



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2011 - Página 14958