Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens ao trabalhador brasileiro pelo transcurso, dia 1º do corrente, do Dia do Trabalhador.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagens ao trabalhador brasileiro pelo transcurso, dia 1º do corrente, do Dia do Trabalhador.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2011 - Página 15335
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, TRABALHADOR.
  • DEFESA, ACESSO, CIDADÃO, EDUCAÇÃO, QUALIDADE, OBJETIVO, QUALIFICAÇÃO, TRABALHADOR, DESENVOLVIMENTO, PAIS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a presente Sessão Solene, requerida pelo nobre Senador Paulo Paim, com o apoio de diversos membros da Casa, do nosso ponto de vista deve ser uma homenagem a todos os brasileiros, que, como profissionais liberais, servidores públicos, donas de casa e operários, movem esta Nação.

           Quem desembarca em qualquer parte do Brasil, vindo do exterior ou de algum ponto deste nosso país continental, verifica de pronto, de imediato, como a criatividade da nossa gente se traduz, de modo geral, numa extrema vontade de trabalhar e ganhar a vida.

           O brasileiro, ao contrário da indolência estereotipada em alguns paradigmas equivocados, é um hábil reinventor do trabalho e não perde qualquer oportunidade para transformar em riqueza tanto as atividades aparentemente simples quanto as mais complexas.

           A criatividade do trabalhador brasileiro decorre de uma característica dominante no inconsciente coletivo, a vontade de ascender socialmente, a vontade de encontrar um meio para ganhar dinheiro e fazer fortuna.

           É por esse espírito de criatividade e empreendedorismo do trabalhador brasileiro que acredito firmemente no potencial humano do Brasil para chegar ao pleno desenvolvimento sustentável.

           Fico a imaginar o quanto já teríamos avançado nesse sentido se, nesta terra abençoada, houvéssemos erguido um sistema educacional de qualidade.

           A exemplo de outras nações, como o Japão e a Espanha, já deveríamos ter realizado aqui uma revolução educacional em favor do desenvolvimento do potencial de nossos trabalhadores.

           Temos feito algum progresso nas últimas décadas e conseguimos matricular no ensino fundamental praticamente todos os nossos futuros trabalhadores em idade escolar.

           Mas amargamos um nível de desempenho escolar que colocam nossos jovens em posições deploráveis quando realizam testes internacionais de conhecimento, como o de PISA.

           O maior problema disso, Nobre Senador Paim, é que, se não oferecermos condições de pleno desenvolvimento intelectual aos nossos jovens de hoje, colocaremos em risco o futuro do trabalhador do amanhã.

           Por isso, creio que a maior homenagem a ser feita ao nosso trabalhador, aos cidadãos dos quatro cantos do Brasil, é nos comprometermos com o pleno desenvolvimento intelectual dos trabalhadores.

           O acesso do trabalhador à profissionalização e aos diversos níveis de escolarização, pautados na qualidade do ensino, poderia fazer deste país uma Nação bem mais forte e pujante.

           Quero, portanto, neste Dia do Trabalhador, saudar nossa brava gente, pelo espírito de criatividade e empreendedorismo, que move o Brasil.

           Quero dizer, também, da nossa preocupação com a oferta a cada trabalhador de oportunidades para o pleno aperfeiçoamento profissional

           Muito obrigado!


Modelo1 6/16/248:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2011 - Página 15335