Discurso durante a 74ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação com o anúncio da ampliação do número de bolsas de estudo que serão concedidas para formação no exterior e com a titulação de terras no Estado de Roraima. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. POLITICA FUNDIARIA.:
  • Satisfação com o anúncio da ampliação do número de bolsas de estudo que serão concedidas para formação no exterior e com a titulação de terras no Estado de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2011 - Página 16593
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. POLITICA FUNDIARIA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ALOIZIO MERCADANTE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), DECISÃO, AMPLIAÇÃO, BOLSA DE ESTUDO, CONCESSÃO, ESTUDANTE, FORMAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO.
  • SOLICITAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), ACELERAÇÃO, REGULARIZAÇÃO, REFORMA AGRARIA, POLITICA AGRICOLA, REGIÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de fazer dois breves registros, Sr. Presidente. O primeiro deles, um auspicioso registro, diz respeito à formação intelectual no País. A Presidenta Dilma, nos últimos dias, anunciou que, até o ano de 2014, mais de 75 mil bolsas de estudo serão concedidas para estudo no exterior.

            Hoje, mais de cinco mil brasileiros estudam com bolsa no exterior. E a ideia do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministro Mercadante, da Presidenta Dilma, é ampliar esse número consideravelmente. Daí a meta de 75 mil bolsas de formação no exterior até 2014. Esse é um dado extremamente importante na qualificação do nosso pensamento.

            Eu gostaria de fazer esse registro e aplaudir o trabalho do Senador Aloizio Mercadante e a decisão da Presidenta Dilma de fazer com que essa ampliação substancial de bolsas possa realmente representar investimento na intelectualidade, na ciência, na tecnologia, no conhecimento, enfim, um passo a mais para que nós possamos ter mais competitividade e um país cada vez crescendo mais, investindo mais, ganhando condições de competir no exterior.

            O segundo registro que gostaria de fazer diz respeito ao meu Estado, o Estado de Roraima. O novo Presidente do Iteraima, Sr. Márcio Junqueira, anunciou que já está trabalhando em oito glebas para a regularização fundiária no Estado, que o Incra já repassou oito áreas para que o Iteraima, órgão de terras do Estado de Roraima, possa realmente exercer seu papel e fazer com que a titulação das terras seja feita fomentando o desenvolvimento, a produção e a regularização fundiária do Estado.

            Estão já de posse do Estado as glebas do Cauamé, Caracaraí, Tacutu, BR-210, Quitauaú e Murupu. Outras glebas, outras áreas já estão sendo referenciadas pelo Incra, e queremos fazer aqui um apelo ao Incra para que faça isso rapidamente. Estamos contando com o apoio do Ministro Afonso Florence, que está desenvolvendo e inclusive alocando recursos para que esse georreferenciamento seja feito no Estado e, portanto, a regularização fundiária se torne uma realidade.

            Então, quero fazer esse registro, parabenizar o Presidente do Iteraima, Márcio Junqueira, o Governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, e dizer que estamos acompanhando esse trabalho, tendo em vista que fomentamos essa regularização ainda no Governo do Presidente Lula, com a assinatura da medida provisória que transferiu as terras para o Estado de Roraima.

            Era esse o registro que gostaria de fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/28/2411:04



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2011 - Página 16593