Pronunciamento de Alvaro Dias em 11/04/2011
Discurso durante a 46ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Lê o apelo da Associação dos profissionais de Nível Superior, Técnico e Médio dos Correios, solicitando apoio para impedir a aprovação dos artigos 44 e 45 da proposta de revisão estatuária da ECT, que previem a ocupação de funções técnicas e gerenciais por pessoas estranhas aos quadros da empresa.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TELECOMUNICAÇÃO.:
- Lê o apelo da Associação dos profissionais de Nível Superior, Técnico e Médio dos Correios, solicitando apoio para impedir a aprovação dos artigos 44 e 45 da proposta de revisão estatuária da ECT, que previem a ocupação de funções técnicas e gerenciais por pessoas estranhas aos quadros da empresa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/04/2011 - Página 10968
- Assunto
- Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
- Indexação
-
- LEITURA, CARTA, AUTORIA, PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), SOLICITAÇÃO, APOIO, IMPEDIMENTO, APROVAÇÃO, REVISÃO, ESTATUTO, ALTERAÇÃO, CRITERIOS, OCUPAÇÃO, CARGO, EMPRESA.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.
Apenas para registrar o apelo da Associação dos Profissionais de Níveis Superior, Técnico e Médio dos Correios.
Solicita a intercessão [...] no sentido de evitar a aprovação dos artigos 44 e 45 da proposta de revisão estatutária da ECT, em tramitação na Casa Civil da Presidência, que preveem a ocupação de funções técnicas e gerenciais por pessoas estranhas aos quadros da empresa. Pela proposta, vinte mil funções de confiança, hoje preenchidas por profissionais do quadro permanente, poderão ser ocupadas por pessoas sem vínculo com a ECT, algo sem precedente na Administração Pública brasileira. Em outras empresas públicas federais, como CEF e Infraero, as funções gerenciais e técnicas são privativas de empregados.
A aprovação dos citados artigos, propostos sem o mínimo debate com o corpo técnico, configura a continuidade do processo de desprofissionalização da ECT, que se tem acentuado nos últimos anos, conduzindo a empresa à situação de ascendente deterioração do nível de qualidade dos seus serviços.
Esse apelo vem assinado por Luiz Alberto Menezes Barreto, presidente da Associação dos Profissionais de Níveis Superior, Técnico e Médio da ECT.
Sr. Presidente, é mais uma tentativa de aparelhamento da máquina pública, substituindo técnicos qualificados por, evidentemente, nomeações de caráter político para cargos comissionados. Isso puxa para baixo a qualidade da administração de uma empresa tão importante para o País como é a Empresa de Correios e Telégrafos.
Feito o registro, Sr. Presidente.