Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância da visita ao Acre, na próxima quinta-feira, do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Aloysio Mercadante, para firmar parcerias e participar de debate sobre inovações tecnológicas para a Amazônia.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Importância da visita ao Acre, na próxima quinta-feira, do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Aloysio Mercadante, para firmar parcerias e participar de debate sobre inovações tecnológicas para a Amazônia.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2011 - Página 16813
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), LOCALIDADE, ESTADO DO ACRE (AC), OBJETIVO, CRIAÇÃO, PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), INOVAÇÃO, TECNOLOGIA DIGITAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Pronuncia o seguinte discurso.) - Obrigado, Senadora Vanessa.

            Cumpro o dever de informar ao povo do Estado do Acre que, na próxima quinta-feira, receberemos a visita do Ministro da Ciência e Tecnologia Aloysio Mercadante, que vai firmar parcerias com o Governo do Acre e também com a Universidade Federal do Acre na área de ciência e tecnologia. S. Exª vai participar de um debate, de um seminário sobre inovações tecnológicas para a Amazônia, na Universidade Federal do Acre, e também, juntamente com o Governador Tião Viana, do ato de entrega de netbooks para alunos da rede estadual de ensino. Vale a pena ressaltar que esse programa de distribuição de netbooks faz parte do nosso plano estratégico de educação do Estado do Acre, iniciado pelo Governador Binho e dado continuidade agora pelo Governador Tião Viana.

            A presença do Senador Aloysio Mercadante no Acre é algo muito alvissareiro, pelo projeto estratégico que o Ministro desenhou para a área de tecnologia do nosso País.

            O desafio posto para a área de tecnologia do nosso Brasil, nos próximos quatro anos, tem como finalidade consolidar a liderança na economia do conhecimento natural, avançar em direção à sociedade do conhecimento e fazer a transição para a economia de baixo carbono e sustentabilidade ambiental.

            Eis o tema que mais aproxima o Acre dessa discussão e dessa agenda com o Ministro Aloizio Mercadante: a transição para a economia de baixo carbono e a sustentabilidade ambiental.

            A presença do Ministro Mercadante, no Acre, na próxima quinta-feira, é algo que nos enche de esperança, porque o projeto de desenvolvimento sustentável do Estado do Acre depende fundamentalmente do investimento em tecnologia. Assim, quanto mais avançarmos em termos tecnológicos, mais habilitados estaremos para dar continuidade, com sucesso, ao projeto de desenvolvimento sustentável focado na proteção da floresta e numa economia de baixo carbono e de alta inclusão social.

            O Ministro Aloizio Mercadante está com um posicionamento muito firme e muito ousado a esse respeito, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias, que vão permitir a inclusão digital de milhões de brasileiros a partir do nosso Plano Nacional de Banda Larga. O Ministro Mercadante tem para a Amazônia uma proposta bastante ousada, que é a busca de um satélite exclusivo que permita Internet de banda larga para os Estados amazônicos e também para os países vizinhos, Peru e Bolívia, que também vão pode usufruir desses avanços tecnológicos.

            Isso tudo porque, dadas as distâncias imensas das cidades amazônicas, fica muito difícil trabalhar com a rede de fibra ótica, que tem muito mais dificuldade de chegar às cidades amazônicas do que possivelmente um satélite com exclusividade para a Amazônia que possa vir a ser contratado a partir desse plano de inovação, desenhado no nosso Ministério da Ciência e Tecnologia.

            Então, estamos de braços abertos para receber o Ministro da Ciência e Tecnologia, na próxima terça-feira, no nosso Acre. O Governador Tião Viana, certamente vai apresentar todos os passos que têm sido dados pelo Governo do Acre nesse sentido, principalmente com o programa Floresta Digital, que tem a ousadia de tentar proporcionar Internet de graça, em banda larga, para todos os moradores dos núcleos urbanos do Estado, a começar por Rio Branco, que já tem vários pontos de acesso que permitem a Internet em banda larga gratuita para todos os usuários.

            Pretendemos, obviamente, obter também o apoio do Ministro Mercadante e de todo o Governo Federal para fortalecer, ainda mais, a nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE)...

(Interrupção do som.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC) - ...que foi implantada no final do ano passado e está, agora, justamente na busca de investidores nessa área tecnológica.

            Para se ter uma economia de baixo carbono e alta inclusão social, precisamos de investimento em tecnologias. Quem sabe podemos ter aí uma mobilização envolvendo o Governo do Estado e o Governo Federal para ver se conseguimos sensibilizar alguma empresa, algum investidor para se fazer presente no Acre também, levando uma planta industrial que permita a confecção de tablets ou outros componentes que possam gerar muitos empregos e possibilitar, aí sim, o avanço desse nosso projeto, visando uma economia de baixo carbono e de alta inclusão social.

            Nesse sentido também, o Governador Tião Viana está tentando ver se é possível atrair para o Acre um call center, de tal maneira que possa absorver centenas, milhares de jovens, que terão possibilidade de emprego e oportunidade de crescerem em termos intelectuais e profissionais.

            Era isso que tinha a dizer, Srª Presidente.

            Obrigado pela tolerância do tempo.


Modelo1 5/3/2411:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2011 - Página 16813