Pronunciamento de João Pedro em 17/05/2011
Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de Aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura, e ao Instituto Memorial Parintins - Impin, do Estado do Amazonas, destacando a realização da 9ª Semana Nacional de Museus, no período de 16 a 22 de maio de 2011.
- Autor
- João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
- Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA CULTURAL.:
- Voto de Aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura, e ao Instituto Memorial Parintins - Impin, do Estado do Amazonas, destacando a realização da 9ª Semana Nacional de Museus, no período de 16 a 22 de maio de 2011.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/05/2011 - Página 16868
- Assunto
- Outros > POLITICA CULTURAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO, MUSEU, PROMOÇÃO, SEMANA, DEBATE, ASSUNTO, CRESCIMENTO, DIVERSIDADE, POVO, BRASILEIROS.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, apresentei, no dia de hoje, um voto de aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que está ligado ao Ministério da Cultura, e ao Instituto Memorial Parintins (Impin), lá no Amazonas.
Esta semana estamos realizando a 9ª Semana Nacional de Museus. É uma iniciativa importante na história cultural do nosso País refletir sobre semana tão especial, e o dia de amanhã é o Dia Internacional dos Museus, Sr. Presidente.
No Brasil, que tem 5.600 municípios, há em torno de três mil museus. No meu Estado, o Amazonas, há poucos. São espaços que guardam a memória, a cultura de um povo, da nossa história.
Então, Sr. Presidente, quero apresentar este voto de aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, que é o promotor da 9ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio de 2011.
A semana é celebrada, anualmente, por dezenas de países, e é o maior evento, em âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional dos Museus, que será no dia de amanhã, no dia 18 de maio.
A semana reflete o crescimento e a diversidade do povo brasileiro. Museus de pequenas comunidades ou de grandes metrópoles de portes e acervo diversificados fazem parte desta semana, traduzindo a pluralidade de cultura, histórias e povos que habitaram e habitam o Brasil.
São 3.025 museus no Brasil e, durante esta semana, 1.009 dessas instituições estarão reunidas em torno do tema “Museu e Memória”, realizando 3.080 eventos, seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais de teatro e dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes.
Sr. Presidente, é esta pauta que o Instituto Memorial de Parintins (Impin) está realizando nesta que é uma cidade tão importante no Amazonas, lá na floresta, à margem direita do rio Amazonas. Em torno de 150 pessoas participaram hoje, lá em Parintins, desse evento, discutindo, refletindo não só a cultura da Amazônia, mas a vida na Amazônia, a cultura na Amazônia.
Parintins realiza, no final de junho, mais um festival folclórico. Na festa do Boi-Bumbá, na expressão dançante refletida nos artistas do Caprichoso, do Boi-Bumbá Garantido, é realizada essa magnífica festa, Sr. Presidente.
Quero me congratular com essa iniciativa do Impin, que faz parte dessa agenda nacional, que está refletindo na Semana Nacional dos Museus, mais o dia 18 de maio, que é o Dia Internacional do Museu.
Como é importante você discutir e refletir a memória, as organizações da sociedade! Penso que o Brasil faz, nesses últimos anos, uma autocrítica, no sentido de trabalhar a importância cultural desses espaços que guardam a memória do povo brasileiro, dos negros, dos povos indígenas, dos ribeirinhos, dos artistas, das danças afro-brasileiras.
Enfim, Sr. Presidente, quero, neste pronunciamento, rápido, registrar, com muita alegria, a Semana de Museus, que o Brasil está realizando em dezenas, em centenas de Municípios brasileiros.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 12/19/2410:01