Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a perda de competitividade da economia brasileira. (como Líder)

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA NACIONAL.:
  • Preocupação com a perda de competitividade da economia brasileira. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2011 - Página 17423
Assunto
Outros > ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • APREENSÃO, ORADOR, PERDA, BRASIL, COMPETIÇÃO INDUSTRIAL, ECONOMIA NACIONAL, RELAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL, DISCUSSÃO, REDUÇÃO, POLITICA TARIFARIA, SIMPLIFICAÇÃO, SISTEMA TRIBUTARIO, FORTIFICAÇÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, a imprensa noticiou que o Brasil perdeu, em um ano, seis pontos na competitividade internacional. Embora oitava economia do mundo, a nossa é hoje a 44ª em competitividade na relação com as 59 economias mais avançadas do mundo. Essa é uma questão, Srªs e Srs. Senadores, para uma profunda reflexão desta Casa, da Câmara dos Deputados, do Parlamento como um todo, do Governo Federal, dos Governos Estaduais, dos Governos Municipais e da sociedade.

            Quais são os fatores que impedem o Brasil de expressar o tamanho da sua economia no grau compatível de competitividade? Os fatores são diversos. Eles estão conectados com a política cambial brasileira, com as altas taxas de juros e com a alta carga fiscal. Estão conectados também com a infraestrutura do País e, sobretudo, com a baixa produtividade nacional.

            Hoje há um conjunto de fatores que faz com que o Brasil tenha sido ultrapassado, nos últimos doze meses, por países como o México, como o Peru, como a Itália, como as Filipinas, como a Turquia, como os Emirados Árabes. Chegamos à posição, na América Latina, do quarto lugar em competitividade. Três outros países sul-americanos, à frente deles o Chile, nos ultrapassaram nesse fator.

            E esse é um problema que tem de estar no centro das discussões e dos debates desta Casa e da sociedade brasileira. Tem de ser uma preocupação diária, ou melhor, de cada minuto, de minuto a minuto, do governo.

            É preciso resolver os entraves, a competitividade da empresa nacional no concerto internacional. É preciso refletir sobre a redução da carga fiscal, da simplificação do sistema tributário, da universalização do pagamento de impostos, da descentralização, do fortalecimento dos Estados e Municípios.

            (Interrupção do som.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC) - São temas recorrentes nesta Casa, na Câmara dos Deputados e na imprensa nacional, há várias décadas.

            Agora, chegamos a um ponto crucial: não podemos adiar essas reformas, sob pena de que o Brasil perca a oportunidade de ouro que tem para se transformar em uma Nação desenvolvida e em uma das primeiras Nações do mundo.


Modelo1 5/6/248:58



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2011 - Página 17423