Discurso durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade a população de Rio Branco e de municípios do interior, que estão passando por um momento de extrema dificuldade.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Solidariedade a população de Rio Branco e de municípios do interior, que estão passando por um momento de extrema dificuldade.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2011 - Página 11182
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, RIO BRANCO (AC), TARAUACA (AC), CRUZEIRO DO SUL (AC), XAPURI (AC), SENA MADUREIRA (AC), RELAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, CHUVA.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, GOVERNADOR, PREFEITO, ESTADO DO ACRE (AC), ESFORÇO, MELHORIA, ACOLHIMENTO, POPULAÇÃO, ALAGADOS, REGIÃO.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Eu gostaria de, aqui no Senado, prestar a minha solidariedade à comunidade, à população de Rio Branco e de Municípios do interior, como Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Xapuri e Sena Madureira, que estão passando por um momento de extrema dificuldade. O prefeito de Rio Branco decretou situação de emergência; o Governador Tião Viana acatou e encaminhou o decreto para a Defesa Civil Nacional.

            É muito importante comunicar ao Senado, à Casa da Federação, que temos mais de 1,5 mil pessoas desabrigadas, hoje, em Rio Branco, uma parte delas em casas de familiares e amigos.

            Eu também queria fazer o registro de que, mesmo se tratando de um evento em decorrência da cheia do rio Acre, que está 1,70m acima da cota de alagação, ou seja, tem uma parcela enorme da cidade de Rio Branco atingida, o Prefeito Raimundo Angelim e o Governador Tião Viana, de maneira profissional, juntamente com a Defesa Civil, estão procurando dar a melhor acolhida a essas famílias.

            Mas faço aqui um apelo, já que o tempo é curto, além da minha solidariedade, ao Governo Federal, ao Ministro da Integração, que foi visitado hoje pelo Governador Tião Viana, para que priorize os pleitos que chegam da Prefeitura de Rio Branco e dos demais municípios do Acre, porque, no caso do Acre, a defesa civil é tratada com muita seriedade. A população está tendo a devida acolhida hoje, mas é muito importante que o Governo Federal se some ao esforço da Prefeitura de Rio Branco, do Governo do Acre para dar a melhor acolhida às pessoas que estão passando momento de extrema dificuldade.

            Como ex-Prefeito e ex-Governador sei, porque acompanhei de perto o sofrimento das pessoas, o quanto é difícil esse momento. Mas estou certo que o Governo e a Prefeitura estão fazendo o melhor que podem. Acredito e peço que o Ministro da Integração Nacional possa se somar ao Prefeito Raimundo Angelim e ao Governador Tião Viana nesse esforço de dar melhor acolhida à população de Rio Branco e do Estado do Acre.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2011 - Página 11182