Discurso durante a 80ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de carta de S.Exa. ao Governador Geraldo Alckmin.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DROGA.:
  • Registro de carta de S.Exa. ao Governador Geraldo Alckmin.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2011 - Página 18009
Assunto
Outros > DROGA.
Indexação
  • REGISTRO, CARTA, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MANIFESTAÇÃO, APREENSÃO, CONDUTA, POLICIA MILITAR, EXCESSO, REPRESSÃO, MARCHA, DISCRIMINAÇÃO, DROGA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Ataídes Oliveira, quero também expressar a minha solidariedade às famílias daqueles que perderam seus entes queridos, um nenê e uma senhora, no naufrágio ocorrido aqui no lago Paranoá, conforme mencionado pelo Senador Rodrigo Rollemberg.

            V. Exª chama a atenção para o fato de que, de quando em quando, temos visto a repetição de notícias inclusive de que estava a embarcação com excesso de pessoas. É importante que as autoridades estejam atentas para que não ocorra esse tipo de procedimento, o que acaba levando ao risco tantas famílias que estavam ali, mais de noventa pessoas.

            Eu gostaria, Sr. Presidente, de registrar uma breve carta ao Sr. Governador Geraldo Alckmin, do Governo do Estado de São Paulo, no seguinte sentido:

Cumprimentando cordialmente V. Exª, externo a minha preocupação com os excessos cometidos pela nossa Polícia Militar durante o cumprimento de decisão judicial que proibia a realização da Marcha pela Legalização da Maconha, no dia 21 de maio próximo passado.

As notícias dos jornais e as cenas apresentadas nos noticiários das redes de televisão mostram os policiais avançando e perseguindo jovens da Avenida Paulista à Rua da Consolação, efetuando disparos com bala de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

Avalio que, no Estado democrático de direito em que vivemos, não cabe a repressão da liberdade de expressão de nossa juventude. Por isso e certo do valor que V. Exª dá às liberdades fundamentais previstas na Constituição da República, entendo que os excessos cometidos devam ser coibidos pelos representantes do Poder Público.

Atenciosamente,

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy.

            É datado de hoje, Sr. Presidente, 23 de maio de 2011.

            Peço que seja registrada esta carta, que envio ao Governador Geraldo Alckmin, inclusive registrando que ele próprio externou sua preocupação pelos excessos cometidos pela Polícia Militar, conforme a entrevista que ouvi, quando ele soube dos episódios que causaram tamanha preocupação, a forma como a Polícia Militar exagerou na repressão, com bombas de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, balas de borracha, atingindo inúmeros jovens.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY

EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

            Matéria referida:

            - Carta do Senador Eduardo Suplicy ao Governador Geraldo Alckmin.


Modelo1 4/24/245:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2011 - Página 18009