Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da confirmação da visita do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Brasil, no próximo dia 6 de junho; e outros assuntos. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA SOCIAL.:
  • Registro da confirmação da visita do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Brasil, no próximo dia 6 de junho; e outros assuntos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2011 - Página 18738
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, CONFIRMAÇÃO, VISITA, BRASIL, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, RECUPERAÇÃO, MELHORIA, SAUDE, ITAMAR FRANCO, SENADOR.
  • CONGRATULAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRORROGAÇÃO, PRAZO, PROGRAMA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, ENERGIA ELETRICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu vou fazer três registros muito rápidos pela liderança do Governo. Primeiro...

             O SR. PRESIDENTE (João Pedro. Bloco/PT - AM) - V. Exª não quer subir à tribuna?

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR) - Não, falarei daqui mesmo.

            Inicialmente, devo registrar que o Presidente Hugo Chávez confirmou a sua vinda a Brasília no 6 de junho para encontrar a Presidenta Dilma. O encontro seria neste mês, mas ele ficou adoentado, com problema de saúde e não pôde estar presente. Agora já está confirmada a data de 6 de junho para o encontro aqui em Brasília. Eu espero que, nesse encontro, muitas questões importantes para o meu Estado de Roraima, para a Amazônia Ocidental, para o Estado do Amazonas, para o Brasil e para a Venezuela possam ser equacionadas.

            Portanto, registro com satisfação a confirmação da data do encontro da Presidenta Dilma Rousseff com o Presidente Hugo Chávez.

            Também quero manifestar, pela Liderança do Governo, como fizeram aqui diversos Senadores, o desejo do rápido restabelecimento do Senador Itamar Franco. Nós temos uma atenção, um carinho muito grande - o povo brasileiro - com o Senador Itamar Franco, sem dúvida nenhuma um grande Senador, um grande político brasileiro, uma pessoa que tem a estima de todos. Nós estamos torcendo e orando para que o Senador Itamar Franco possa, efetivamente, se recuperar de pronto para que esteja de novo em nosso convívio, exigindo Regimento, trazendo suas posições firmes de oposição, mas preferimos tê-lo com saúde aqui, mesmo dando trabalho, do que enfermo num leito de hospital. Portanto, em nome da Liderança do Governo, registro todo o respeito, toda a atenção que nós temos por ele e os votos de seu pronto restabelecimento.

            Sr. Presidente, por fim, registro com satisfação que o Programa Luz para Todos teve seu prazo de extensão prorrogado. O Programa Luz para Todos, que já atingiu mais de dois milhões de casas, já atendeu dois milhões de brasileiros, de ligações. Portanto, se multiplicarmos isso por cinco, teremos mais de dez milhões de pessoas atendidas. O prazo para a conclusão das obras seria 2011, mas mais de 500 mil ligações apareceram - fora as previstas na meta - e a Presidenta Dilma e o Ministro Edson Lobão resolveram ampliar esse prazo para atender por mais tempo e para que essas 500 mil ligações possam continuar sendo executadas.

            Continua a luta para que cada lar deste País tenha energia elétrica, tenha luz, enfim, tenha condições de desenvolvimento e de progresso.

            Parabenizo o Ministro Edson Lobão e a Presidenta Dilma e faço este registro para que todos os brasileiros saibam que o Programa Luz para Todos, que é um sucesso, vai continuar no próximo ano até que essas 500 mil famílias tenham as suas ligações restabelecidas.

            É algo extremamente importante que eu gostaria de comunicar à Casa.


            Modelo1 4/28/244:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2011 - Página 18738