Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso do 31º aniversário da fundação do PDT.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelo transcurso do 31º aniversário da fundação do PDT.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2011 - Página 18749
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje é um dia importante para nós do PDT.

            No momento em que a política brasileira atravessa uma crise de identidade em suas agremiações partidárias, em que as linhas tênues que separam esquerda e direita, socialistas e liberais, progressistas ou conservadores, praticamente desapareceram, eu tenho a honra de ocupar a tribuna desta Casa para comemorar os 31 anos de fundação do nosso Partido Democrático Trabalhista, o nosso PDT.

            Comemoramos essa data resgatando os valores do trabalhismo, da educação, da ética, do nacionalismo e da soberania brasileira. Celebramos a democracia e a luta pelos direitos humanos, que marcaram a atuação dos pioneiros e fundadores do PDT, os nossos líderes, Leonel Brizola, João Goulart, Darcy Ribeiro, Abdias do Nascimento, Alberto Pasqualini, Doutel de Andrade, José Neiva Moreira e Jefferson Péres, entre tantos outros que, até hoje, influenciam - com suas doutrinas e atuação política - as bandeiras do nosso Partido, do nosso PDT.

            Se, por um lado, o pluripartidarismo ampliou a liberdade de expressão política e a organização partidária em nosso País, esse mesmo fenômeno, aliado à falta de cultura político-partidária no Brasil e ao nosso sistema eleitoral personalista, enfraquece as agremiações partidárias e a nossa democracia. Isso ocorre principalmente porque todos os partidos, sem exceção, precisam se sujeitar ao atual sistema eleitoral para atingir o quociente eleitoral e para se manter no jogo político.

            É por isso que estamos realizando a reforma política e espero que possamos ajustar esses pontos dentro de uma proposição que o PDT tem: levar propostas ao povo através de um plebiscito. É assim que entendemos que deva ser o final dessa reforma política tão importante para o povo brasileiro.

            Pontos que hoje enfraquecem os nossos partidos favorecem o surgimento de novos partidos a cada eleição e prejudicam o fortalecimento de nossa democracia representativa.

            Comemoramos os 31 anos de luta e resistência do PDT, mas me preocupo com a atual homogeneização dos partidos brasileiros. Está cada dia mais difícil diferenciar as ideias, os programas e as bandeiras de um partido político para outro. Nós, do PDT, somos um Partido e, como tal, temos nossos princípios, nossas bandeiras e nossa militância sempre engajada.

            Apesar da corrupção e de outros problemas que contribuem para que a política seja uma atividade mal vista pela sociedade, a participação na política ainda é uma das formas mais eficientes para resolver as questões da própria sociedade. Essa atitude é o primeiro passo para a construção de uma cidadania. E, como a participação nos assuntos de interesse da comunidade e da coletividade é uma ação política, eu sempre digo e defendo que as pessoas honestas, as pessoas de bem, que pensam e praticam o bem coletivo, que atuam de forma proativa na sua comunidade, no seu Município, precisam participar ativamente da política brasileira. Só com uma participação ativa na vida política é possível cobrar a aplicação transparente e correta dos nossos impostos. Só com a participação é possível cobrar mais atenção para o agricultor, para os trabalhadores, para os empresários, enfim, mais cuidado com o meio ambiente para que possamos viver num mundo sadio e deixá-lo em condições de usufruto para as gerações futuras.

            Por isso, a importância dos partidos políticos.

            Nesse sentido, temos que comemorar o amadurecimento da democracia brasileira, que permite o multipartidarismo, a livre manifestação do pensamento político e a livre filiação à agremiação partidária que melhor represente um grupo de pessoas, uma classe, uma categoria, ideologia, projeto político ou estilo de vida.

            Portanto, o partido político representa muito mais do que apenas uma sigla à qual o político vai-se filiar para se eleger ao cargo público. O partido político deve representar o pensamento político e as crenças ideológicas de determinadas forças sociais, que, por meio de eleições, disputa espaço nas esferas de decisão da vida pública, como os parlamentos e os órgãos executivos que fazem parte de nosso sistema de governo democrático.

            Tenho muito orgulho de participar de um Partido político que tem história, ideologia, pensamento e ação política coerentes. Um Partido que foi fundado com base nos princípios do trabalho e da educação. Essas são as duas maiores bandeiras do PDT, que são a base para a promoção da cidadania e do bem-estar social. Sem educação e trabalho não se faz nada. Sem educação e trabalho não se constrói uma nação.

            Defendemos a escola em tempo integral, a geração de emprego e renda, o trabalhador, o empreendedorismo, o empresário sério e comprometido com a sociedade. Essa é a história de luta do PDT. Essas são bandeiras com as quais eu me identifico, e por isso me filiei ao PDT quando decidi que deveria participar mais ativamente da vida pública. Estou há mais de doze anos no PDT e em nenhum momento pensei em trocar de partido por interesses eleitoreiros ou qualquer outro motivo menor. Acredito nas bandeiras do PDT, defendo-as e tenho convicção de que as pessoas que estão hoje no PDT jamais vão deixar que esse grande Partido perca a sua essência.

            O PDT tem história e trajetória a ser respeitada. O PDT tem trajetória de participação ativa nos momentos decisivos do País, e vamos continuar fazendo história, pois a participação política é um projeto social para a construção da cidadania e do bem-estar social, tendo sempre a educação em primeiro lugar.

            Dessa forma, acreditamos realmente que teremos partidos políticos fortes e capazes de sair sempre em defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros.

            Quero cumprimentar todos os pedetistas, em especial, o nosso Presidente Manoel Dias, o nosso Ministro Carlos Lupi e toda a família pedetista.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Era o que eu tinha para tratar nesta tarde de hoje.


Modelo1 5/5/245:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2011 - Página 18749