Discurso durante a 17ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre o impacto sócio-econômico dos programas bolsa família, luz para todos e minha casa minha vida no Nordeste.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Comentários sobre o impacto sócio-econômico dos programas bolsa família, luz para todos e minha casa minha vida no Nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 26/02/2011 - Página 5162
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • APOIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNADOR, CORRELAÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORDESTE.

O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL.

Sem apanhamento taquigráfico.) - Senhor Presidente, Senhoras Senadoras, Senhores Senadores, foi com muita satisfação que recebi a informação da reunião de trabalho da Presidente Dilma com os governadores do Nordeste. Em sua primeira viagem à região, a Presidente compareceu ao décimo segundo fórum dos governadores do Nordeste que está acontecendo em Aracaju.

Há um desejo de todos os governadores - incluindo Minas Gerais em virtude da área que setentrional que fazia parte da antiga SUDENE -; há um desejo destes governadores de que os programas sociais em andamento tenham continuidade e incrementos. Nós os senadores do nordeste sabemos exatamente o impacto socioeconômico do bolsa família, do luz para todos e do minha casa minha vida.

Após a implantação dos programas federais o perfil socioeconômico da região já iniciou um processo de transformação em todas as camadas sociais.

O Nordeste passou a consumir mais alimentos, mais produtos de higiene, e o consumo, de maneira geral, cresceu. Tanto que as grandes redes de varejo e supermercados estão fazendo altos investimentos na região para abrir novas unidades.

O nordeste tem suas peculiaridade e necessita desta alavanca federal para continuar crescendo no ritmo atual.

Depois do vai e volta envolvendo a Sudene, um novo plano de desenvolvimento para região vem em muito boa hora. Este plano, entretanto, deverá englobar os interesses comuns e a vocação de cada estado.

Por isso as garantias dadas pela Presidente Dilma foram muito importantes. A primeira garantia é que os estados do Nordeste não serão afetados pelos cortes orçamentários. E, de igual forma, também não serão atingidos os investimentos previstos no PAC, o programa Minha Casa Minha Vida e os projetos da Copa do Mundo de Futebol.

Entretanto, neste novo plano para o Nordeste é imperioso que ele contenha uma agenda e ações emergenciais para a área de Saúde e de Segurança pública, especialmente para Alagoas que, infelizmente, se tornou um dos estados mais violentos do Brasil.

Nós alagoanos não gostamos deste título, ele envergonha nosso estado.

De igual modo é preciso continuar a investir na educação, na interiorização das universidades públicas e na forte expansão das escolas técnicas. São investimentos que retiram os jovens da rua, que deixam nossa juventude menos vulnerável aos apelos do tráfico.

Para encerrar, Senhor Presidente, Senhoras Senadoras, Senadores quero me colocar à disposição dos governadores do nordeste no sentido de colaborar e trabalhar por esta nova agenda para a região nordeste.

Tenho certeza de todos os demais senadores poderão dar contribuições valiosas para este novo plano.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/02/2011 - Página 5162