Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Terminal de Cargas Alfandegário do Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Comemoração pela assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Terminal de Cargas Alfandegário do Aeroporto Internacional de Boa Vista.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2011 - Página 19891
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, DIREÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), ASSINATURA, ORDEM, SERVIÇO, OBJETIVO, CONSTRUÇÃO, TERMINAL AEREO, CARGA, ALFANDEGA, AEROPORTO INTERNACIONAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMEMORAÇÃO, IMPORTANCIA, OBRA CIVIL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, venho a esta tribuna nesta noite para dar uma boa notícia, mostrar a nossa satisfação, anunciar que foi dada a ordem de serviço para a construção do Terminal de Cargas Alfandegado do Aeroporto Internacional de Boa Vista.

            Esta ordem de serviço foi assinada na terça-feira pelo Presidente da Infraero, Gustavo do Vale, na sede da estatal, e é resultado de um trabalho que estamos fazendo para dotar o Estado de Roraima da infraestrutura necessária ao funcionamento das Áreas de Livre Comércio de Bonfim e Boa Vista e também da Zona de Processamento de Exportações, instrumentos criados durante o governo do Presidente Lula, visando ao desenvolvimento econômico e social do nosso Estado de Roraima. 

            Quero, nesta oportunidade, agradecer à direção da Infraero, tanto a seu ex-Presidente, Murilo Barboza, quanto ao atual, Gustavo do Vale, e também a toda a diretoria e à equipe em Manaus, que prontamente atenderam esse nosso pedido, formularam os estudos necessários e cumpriram todo o processo para dar início a essa importante obra para Roraima.

            A construção de um terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Boa Vista não é uma obra comum. Antes disso, é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado de Roraima. Num primeiro momento, os empresários que já estão habilitados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus para atuar nas Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim terão à disposição a logística adequada para receber os produtos vindos do exterior com benefícios fiscais.

            Isso significa que os produtos chegarão mais baratos ao mercado de Boa Vista, sufocado, nos últimos anos, pela proximidade com a Venezuela, a República da Guiana e também com Manaus, onde os empresários já usufruem de benefícios semelhantes.

            Mas significa também uma alternativa para as empresas que atuam na Zona Franca de Manaus, uma opção de desembarque e desembaraço das mercadorias. Recentemente, ocorreram problemas no Aeroporto de Manaus devido ao rápido crescimento no desembarque de cargas e, em alguns casos, a espera para o desembaraço chegou a dois meses.

            Sabemos que a Infraero já está investindo também no Amazonas para evitar esses transtornos, mas, a partir de agora, Boa Vista passa a ser uma opção, inclusive com a possibilidade de desviar alguns voos cargueiros que congestionam o Aeroporto de Manaus. As mercadorias podem desembarcar em Boa Vista, ser desembaraçadas e seguir por terra para Manaus, chegando às empresas em poucas horas.

            Na reunião que tivemos esta semana com o Presidente da Infraero, também tratamos das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros e da pista de pouso do Aeroporto de Boa Vista. Já foram iniciadas as obras na cerca de segurança e na área de prevenção a incêndios.

            A ampliação e as melhorias da pista e do terminal de passageiros, inclusive com uma nova área de embarque e desembarque internacional, além de atender à população do nosso Estado, permitirá também que Boa Vista seja uma alternativa ao Aeroporto de Manaus para os turistas que virão à Amazônia nos próximos anos, especialmente com perspectiva de grande crescimento no fluxo de passageiros por conta da Copa do Mundo, em 2014.

            Não estamos aqui dizendo que Roraima quer tirar receitas e turistas do Amazonas. Não é isso, Srª Presidente. Muito pelo contrário. São duas estruturas complementares que, atuando de forma coordenada, vão oferecer mais conforto, mais agilidade, melhores condição de atendimento, tanto para os empresários que usarão o futuro terminal de cargas, quanto para os passageiros que precisam embarcar e desembarcar naquela região.

            Repito, Srª Presidente, que Boa Vista está distante pouco mais de 700 quilômetros de Manaus, e esse deslocamento será feito com conforto e segurança, na medida em que o Governo do Estado, que está responsável pela obras da BR-174, com recursos do PAC, conclua os serviços de forma satisfatória.

            Portanto, Srª Presidente, o terminal de cargas é uma conquista, é uma realidade, mas não podemos parar por aí, porque ainda há muito a ser feito. Pensando nisso, já nos reunimos com o Secretário da Receita Federal, para que o quadro de auditores em Roraima seja ampliado a fim de atender a demanda desse terminal alfandegado. Já nos reunimos com a direção da Suframa, para que seja agilizada a implantação de um porto seco em Boa Vista, sem o qual não há como atender os empresários cadastrados nas Áreas de Livre Comércio.

            O próximo passo, Srª Presidente, a partir de agora, uma vez que o terminal de passageiros será ampliado e modernizado, é buscar o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil e das empresas aéreas nacionais para ampliar a oferta de voos e, principalmente, para que tenhamos em Boa Vista, pelo menos, uma frequência semanal de um voo internacional.

            A logística para o transporte de cargas não pode prescindir da integração do sistema rodoviário com o sistema aeroviário. Portanto, é imprescindível para o bom funcionamento das Áreas de Livre Comércio e da Zona de Processamento de Exportações que a capital de Roraima seja atendida com um voo que nos conecte com os grandes centros fornecedores de bens e insumos ao redor do mundo.

            Deve ser considerado ainda o grande potencial que o Estado de Roraima tem para o desenvolvimento da atividade turística. Temos uma natureza exuberante e pouco explorada, com paisagens que são um convite ao turismo de aventura e ecoturismo, ou seja, com respeito ao meio ambiente e às populações locais, com sua cultura rica e diversificada.

            Pouco conhecido dos moradores das demais regiões do Brasil, o Estado de Roraima começa a receber um número cada vez maior de visitantes de várias partes do mundo, atraídos por grandes monumentos da natureza, como o Monte Roraima, a Serra do Tepequém, o Monte Caburaí (extremo norte do Brasil), a Serra Grande e o Rio Branco.

            Por sinal, a revista Forbes, uma publicação americana que é referência internacional, elegeu a localidade de Água Boa do Univini, no Baixo Rio Branco, como o melhor local de pesca de todo o mundo. Pesca com respeito á natureza, em que o peixe, no caso, o tucunaré, é retirado da água, fotografado e depois devolvido ao rio.

            É pensando nesse grande potencial do Estado de Roraima para o turismo que temos trabalhado para melhorar a infraestrura do nosso Estado. Não apenas do aeroporto, mas também dos equipamentos urbanos, em que destaco o Teatro Municipal de Boa Vista, obra já iniciada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, a partir de recursos que conseguimos junto ao Ministério do Turismo.

            Estamos trabalhando também, Senadora, com o objetivo de ampliar a qualificação da mão de obra. Roraima precisa aproveitar este grande momento, janela de oportunidades proporcionada pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas para incrementar a atividade turística, o que inclui também a melhoria da estrutura receptiva e a qualificação dos profissionais envolvidos.

            Cabe destacar também, nesse sentido, o trabalho que estamos fazendo para ampliar o número de vagas no ensino técnico e profissional. Já conseguimos assegurar, junto ao MEC, a ampliação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, que terá mais um campus na Zona Oeste de Boa Vista e mais duas unidades no interior do Estado.

            Aliado a isso, com o objetivo de democratizar o acesso dos empresários ao crédito, já nos reunimos com o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Sr. Nelson Barbosa, a fim de ampliar a estrutura do Banco da Amazônia.

            O Basa é o agente financeiro do Fundo Constitucional do Norte, um importante instrumento de desenvolvimento regional que, por enquanto, está praticamente inacessível aos empreendedores roraimenses, uma vez que os projetos precisam ser analisados em Belém.

            Para se ter uma ideia, Srª Presidente, mais de 80% dos recursos disponibilizados pelo Basa para o Estado de Roraima não são contratados por falta de uma estrutura de análise de crédito baseada lá em Boa Vista. Queremos, portanto, ampliar a agência do Banco na capital e instalar novas unidades nos Municípios do interior, para que esse crédito, que é mais barato, possa ser usado também para ampliar a infraestrutura hoteleira e gastronômica e o surgimento de pequenos negócios que possam aproveitar este momento de pujança da economia nacional para se estabelecer e prosperar.

            Portanto, quando falamos aqui, no início, da construção de um terminal de cargas no Aeroporto de Boa Vista, estamos falando, na verdade, de um projeto que tem um alcance muito maior. Estamos falando de um projeto que amplia a presença do nosso Estado na Amazônia Ocidental, aproveitando-se da complementaridade com as economias do Amazonas e também do sul da Venezuela, com os quais já temos ótimas relações comerciais e que precisam ser ampliadas e aprimoradas.

            Quero encerrar minhas palavras, minha querida Presidenta, repetindo que essa obra do terminal de cargas alfandegadas é uma grande conquista para o povo de Roraima, que será acompanhada por outras não menos importantes, porque o momento é oportuno para buscar esse desenvolvimento de forma organizada, respeitando o meio ambiente e promovendo a justa distribuição de renda para todos.

            Então, quero aqui, para finalizar realmente minhas palavras, falar da minha intensa alegria por estar, neste momento, aqui no Senado Federal, comemorando uma conquista importante para o Estado de Roraima, que é um Estado jovem que precisa da infraestrutura necessária para oferecer às suas famílias, aos seus empresários e aos seus trabalhadores uma condição de vida melhor.

            Sinto-me muito feliz por estar contribuindo, fazendo a minha obrigação de ajudar o nosso Estado a crescer econômica e socialmente.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigada, Srª Presidenta.


Modelo1 3/29/243:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2011 - Página 19891