Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a cadeia produtiva da Zona Franca de Manaus em face da edição da Medida Provisória 534, que trata da implantação da indústria dos tablets no Brasil.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Preocupação com a cadeia produtiva da Zona Franca de Manaus em face da edição da Medida Provisória 534, que trata da implantação da indústria dos tablets no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2011 - Página 20657
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • APREENSÃO, EFEITO, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), MATERIA, IMPLANTAÇÃO, INDUSTRIA, COMPUTADOR, BRASIL, RISCOS, PREJUIZO, PRODUÇÃO, INFORMATICA, ZONA FRANCA, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, trago a esta sessão do Senado, primeiro, as preocupações dos trabalhadores, dos Parlamentares do meu Estado, o Amazonas, com a Medida Provisória nº 534, publicada, editada na segunda-feira passada e que deixou os amazonenses extremamente preocupados. Qual a preocupação, Senador Paim, com a edição da Medida Provisória nº 534? É justamente a implantação da indústria dos tablets no Brasil.

            Nós precisamos regulamentar a feitura dos tablets no Brasil sem prejudicar a produção, a política industrial da Zona Franca de Manaus, que vem desde o final da década de 60, um projeto consolidado, que agrega milhares de empregos. É bom registrar aqui, Srª Presidente, que a Zona Franca de Manaus, hoje, emprega diretamente 117 mil trabalhadores e, de forma indireta, em torno de 600 mil pessoas, com um faturamento, no último ano, em torno de US$34 bilhões.

            Srª Presidenta, nós não queremos de forma alguma impedir a entrada desse segmento tão importante e inovador, que é a indústria dos tablets no Brasil, mas é fundamental que o Congresso - a medida provisória já chegou à Câmara dos Deputados - observe essa cadeia produtiva da Zona Franca de Manaus e que cheguem os tablets, mas não podemos e não devemos desorganizar, provocar desemprego aos milhares de trabalhadores amazonenses, brasileiros que estão lá em Manaus na indústria dos eletroeletrônicos.

            No dia de hoje e, evidentemente, a bancada do Amazonas - Deputados e Senadores -, desde a semana passada, estamos nos articulando para garantir os empregos da Zona Franca de Manaus e fazer com que os tablets cheguem ao Brasil sem nenhum transtorno, respeitando as diferenças regionais, e nós queremos fabricar os tablets na Zona Franca de Manaus. Queremos fabricá-los em Manaus.

            Na conversa da bancada do Partido dos Trabalhadores com a Presidenta Dilma, na última quinta-feira, tive a oportunidade de conversar em torno de dez minutos com a nossa Presidenta sobre os tablets, mas sobre a Zona Franca de Manaus, os empregos de Manaus.

            A Presidenta foi peremptória em dizer que os tablets chegam ao Brasil e não haverá - essas foram palavras da nossa Presidenta, que tem um olhar nacional, que tem uma responsabilidade com o Brasil e que tem uma responsabilidade muito particular com essa região especial do Brasil, que é a Amazônia.

            É importante que o Congresso, que esta Casa olhe de forma diferenciada para a geração de emprego e de renda na Amazônia, em Manaus. Fizemos uma agenda e, daqui a pouco, estaremos a bancada do Amazonas com a presença do Governador Omar Aziz, discutindo a Medida Provisória nº 534 com o Ministro Aloizio Mercadante.

            Discutimos, pela manhã, com o Ministro...

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para terminar, Senador, por favor.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Estivemos, pela manhã, com o Ministro Fernando Pimentel. Discutimos, e o Ministro foi receptivo com as nossas opiniões. Vai discutir os tablets no Brasil, mas não haverá desemprego na Zona Franca de Manaus. Está pronto a discutir não só o PPB, que trata da matéria dos tablets, mas também a medida provisória e como podemos garantir, melhorar a medida provisória no sentido de respeitar a história da cadeia produtiva da Zona Franca de Manaus, o meio ambiente, a floresta, a geopolítica do Brasil para as nossas regiões.

            Srª Presidenta, esse é o registro e a minha confiança de que vamos manter a geração de emprego na Zona Franca de Manaus.


Modelo1 5/19/243:46



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2011 - Página 20657