Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos 20 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Roraima. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • Registro dos 20 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2011 - Página 20870
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, ASSUNTO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, ALCANCE, ORGÃO JUDICIAL, REQUISITOS, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA, OBJETIVO, MELHORIA, QUALIDADE, SERVIÇOS JUDICIARIOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, quero registrar aqui, embora com atraso de alguns dias, o fato de que o Tribunal de Justiça do meu Estado completou vinte anos de sua instalação, já que foi instalado no dia 25 de abril.

            Portanto, 20 anos de instalação. E nesta sessão queremos chamar atenção para algumas coisas importantes que mostram o quanto foi fundamental para Roraima ter sido transformada em Estado e a partir daí contar com um tribunal de justiça, já que antes, com Roraima como território, o seu tribunal de justiça era o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

            Conforme o Presidente atual do Tribunal de Justiça de Roraima, Desembargador Lupercino de Sá Nogueira Filho, todas as metas têm sido alcançadas como forma de facilitar o atendimento. O Tribunal de Justiça busca o cumprimento desse objetivo evitando lentidão, para uma atuação com duração razoável em favor do cidadão. O esforço da magistratura, dos membros do tribunal de justiça estadual é exatamente dar o melhor atendimento possível àqueles que necessitam de justiça.

            O nosso Tribunal de Justiça de Roraima alcançou as metas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 e ficou na primeira colocação no cumprimento da Meta 2 do CNJ, com o índice de 99%. O concurso público, que está em andamento, e a informatização também fazem parte das metas cumpridas.

            O concurso público é uma exigência constitucional. Aprimorar, aperfeiçoar o processo digital é uma forma de facilitar o acesso à Justiça, sempre como melhor resolução das dificuldades porventura encontradas pelos servidores.

            Atualmente, o nosso Tribunal de Justiça tem um quadro de 711 servidores, sete desembargadores e 40 juízes de direito. O atendimento à sociedade é feito em oito comarcas localizadas nos Municípios de Boa Vista, Caracaraí, São Luís do Anauá, Rorainópolis, Alto Alegre, Pacaraima e Bonfim.

            A Comarca da capital concentra a maior parte dos jurisdicionados e conta com oito varas cíveis, sete varas criminais, quatro juizados cíveis, um juizado especial criminal e de penas e medidas alternativas, um juizado da infância e juventude, um juizado especializado em violência doméstica e familiar contra a mulher e quatro núcleos de atendimento e conciliação dos juizados especiais, além da vara da justiça itinerante, com jurisdição em todo o Estado.

            É importante, Senadora Marta, frisar aqui, quando às vezes se discute a criação de novos Estados, a diferença que nós temos hoje, num Estado como o nosso, que é o que tem menos população no País, ter uma Justiça equipada, com uma proporção de juízes que, embora possa não ser a ideal, chega a ser de 40 juízes para cerca de 400 mil habitantes, portanto um índice muito bom, comparado com outros Estados do País, como é o caso do Pará e do Amazonas, que até estão fechando comarcas, dado o tamanho desses Estados.

            Então, quero deixar registrado aqui, cumprimentando todos os magistrados, desembargadores e juízes, na pessoa do Desembargador Lupercino de Sá Nogueira, que é o atual Presidente do Tribunal, e também prestar uma homenagem que, aliás, foi prestada pelo Tribunal ao Desembargador Robério Nunes, que se aposentou. Foi um dos primeiros magistrados a compor o Tribunal de Justiça.

            Peço, portanto, a V. Exª que autorize a transcrição do material que li aqui parcialmente, para cumprimentar o Tribunal de Justiça do meu Estado de Roraima pelos 20 anos de sua instalação, um tribunal jovem, mas que tem realmente se modernizado e se destacado, na avaliação do Conselho Nacional de Justiça. Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do inciso I, §2º, art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

- TJ comemora 20 anos de instalação;

- Tribunal de Justiça realiza sessão solene para comemorar 20 anos de instalação;

- Cartilha do TJRR foi incluída no Banco de Boas Práticas do CNJ.


Modelo1 5/19/2411:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2011 - Página 20870