Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca do Plano Brasil sem Miséria, ressaltando seu alcance social.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PROGRAMA DE GOVERNO.:
  • Considerações acerca do Plano Brasil sem Miséria, ressaltando seu alcance social.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2011 - Página 20877
Assunto
Outros > PROGRAMA DE GOVERNO.
Indexação
  • ELOGIO, LANÇAMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PLANO DE GOVERNO, BRASIL, ELIMINAÇÃO, MISERIA, OBJETIVO, GARANTIA, RENDA, ACESSO, SERVIÇOS PUBLICOS, QUALIFICAÇÃO, EMPREGO, POPULAÇÃO, EXTREMA POBREZA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu sei que os oradores que me antecederam, evidentemente, alguns já falaram e se reportaram ao lançamento do Plano Brasil sem Miséria, que a Presidenta Dilma apresentou ao Brasil hoje pela manhã.

            Eu estava lá também, acompanhei e, apesar de vários oradores, de vários Senadores já terem comentado esse plano, eu me junto a eles por estar absolutamente impressionado com o programa apresentado pela Presidenta.

            Todos sabem que sou do Nordeste, sou lá do Rio Grande do Norte, moro em Natal, mas a minha história de vida passa pelo interior do Estado, passei a minha infância no sertão potiguar. Conheço de perto as dificuldades que os nordestinos passam no interior do Brasil: dificuldade de acesso à água de boa qualidade, dificuldade de acesso à alimentação, dificuldade de acesso à moradia digna, a uma escola, as dificuldades que, em geral, atravessam os jovens, os adolescentes na busca do primeiro emprego, na qualificação profissional.

            O Brasil foi sacudido, no início deste ano, quando se divulgou que mais de 16 milhões de brasileiros estão abaixo da linha da pobreza. São aqueles brasileiros que vivem com R$70,00 por mês, brasileiros que acordam de manhã e não sabem se vão comer naquele dia, brasileiros que, ao dormir, muitas vezes, usam o chão, as ruas e as marquises como aconchego de um lar, usam um pedaço de jornal ou de papelão para enfrentar o frio das madrugadas. São legiões e legiões de brasileiros que não foram alcançados pelo olhar dos governos.

            Eu conheço de perto essa história. E quando a Presidenta apresentou o Brasil sem Miséria, eu fiquei bastante empolgado. É um programa que repousa, basicamente, em cima de quatro eixos: o aumento da capacidade e oportunidade, a garantia de renda, a inclusão produtiva, inclusão rural e inclusão urbana, e o acesso ao serviço público.

            É um programa que vai ao cerne da questão, oferecendo, por exemplo, água para todos, que pretende oferecer água de boa qualidade para 750 mil famílias, um programa que vai dar continuidade ao que já existe no Luz para Todos, um programa que está lincado com a preocupação ambiental na hora em que propõe a Bolsa Verde, que pretende dar R$300,00, trimestralmente, para as famílias em extrema pobreza, que, apesar de estarem na extrema pobreza, conseguem ter uma visão ecológica afinada, requintada e que preserva o meio ambiente.

            É louvável um programa desse porte, um programa desse alcance. É um programa que visa a oferecer esperança e oportunidade para 40% do segmento de 16 milhões de pessoas que estão abaixo da linha de pobreza, que são jovens abaixo de 14 anos. É, sobretudo, um programa inclusivo. É, sobretudo, um programa que busca resgatar cidadania de um povo esquecido ao longo dos anos, ao longo dos governos. É, sobretudo, um programa redentor. O Prefeito de Aracaju, hoje, saudando a todos em nome dos Prefeitos, traçou um parâmetro entre esse programa e a escravidão.

            Eu quero me somar a todos os oradores que passaram por esta tribuna ressaltando o grande alcance social deste programa do Governo. Eu também, Srª Presidente, estou absolutamente empolgado com a dimensão do programa Brasil sem Miséria. É dessa forma que se constrói a cidadania em um país como o nosso.

            Quero parabenizar a Presidenta Dilma e todos os Ministros que criaram, que construíram e que formataram esse programa, que, tenho absoluta certeza, será de grande sucesso e de grande alcance.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 5/2/245:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2011 - Página 20877