Discurso durante a 91ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização de reunião entre a Presidente Dilma Rousseff e o Presidente venezuelano Hugo Chaves, hoje, quando firmaram acordos em diversas áreas; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Registro da realização de reunião entre a Presidente Dilma Rousseff e o Presidente venezuelano Hugo Chaves, hoje, quando firmaram acordos em diversas áreas; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2011 - Página 21425
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, OBJETIVO, DISCUSSÃO, ASSUNTO, COMBATE, FEBRE AFTOSA, ACORDO INTERNACIONAL, FIBRA OTICA, INTERNET.
  • REGISTRO, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), OCORRENCIA, CHUVA, INUNDAÇÃO, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra, Sr. Presidente, para fazer dois registros rápidos.

            O primeiro deles sobre a reunião que acaba de acontecer entre a Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez; reunião da qual participei, reunião entre Ministros dos dois Governos; depois, assinatura de atos e, posteriormente, almoço no Palácio do Itamaraty.

            Foi uma reunião importante para o Brasil e para a Venezuela. Foram tratados diversos temas importantes para o nosso País, entre eles, o tema da agricultura, com acordo entre a Embrapa e o Governo da Venezuela; um acordo também entre o Ministério da Agricultura e o Governo da Venezuela, para combater a febre aftosa, assunto que interessa, sobremaneira, o meu Estado de Roraima, porque fazemos fronteira com a Venezuela, e é fundamental que a Venezuela tenha o controle da febre aftosa, para que Roraima também não corra nenhum tipo de risco.

            Houve acordos também entre o Ministério do Desenvolvimento e a Venezuela, o Inmetro; acordo entre o Ministério das Comunicações e a Venezuela, tratando da questão da fibra óptica, que está vindo da Venezuela até o Amazonas; novos projetos com fibra óptica e Internet estão sendo discutidos; acordo entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério correspondente na Venezuela, acordo sobre biotecnologia; acordo com a Embrapa, para a discussão do zoneamento agrícola e a instalação de centro de treinamento e de estudos na Venezuela, a partir do escritório da Embrapa no Estado de Roraima, portanto, fortalecendo o Estado de Roraima; convênio entre o Ministério das Minas e Energia, a PDVESA e a Petrobras; convênio com o Ipea e convênio com a Caixa Econômica.

            Portanto, extremamente importante a reunião de trabalho. Fiz questão de, usando a palavra naquela reunião, dizer da importância que é termos um projeto piloto de desenvolvimento entre o sul da Venezuela e o norte do Brasil, Amazônia Ocidental. O Estado de Roraima, o Estado do Amazonas e os Estados do sul da Venezuela precisam construir um projeto de desenvolvimento integrado que seja bom para os dois lados, que gere empregos, que ajude e amplie a produção de alimentos. O Governador Anchieta entregou ao Presidente Chávez um pleito do Governo do Estado de Roraima de adquirir insumos, calcário, fertilizantes na Venezuela, diretamente para o Estado de Roraima.

            Então, foi um encontro extremamente importante. Gostaria de saudar a vinda do Presidente Chávez e dizer que, em alguns meses, a Presidenta Dilma estará na Venezuela, exatamente retribuindo o convite que foi feito com a presença do Presidente Chávez aqui no nosso Estado.

            Quero fazer um outro registro, mas triste e preocupante. Gostaria de dizer que, infelizmente, Roraima se encontra em estado de calamidade pública. O rio Branco, como todos os rios do Estado, Senador Paim, com a quantidade de chuvas que estão ocorrendo, bateu seu recorde histórico de elevação: mais de 10 metros. Parte dos bairros de Boa Vista já se encontram debaixo d´água e parte das estradas de Boa Vista já se encontram interditadas pelos rios. A situação é extremamente grave.

            Hoje pela manhã, tive condição de falar com a Presidenta Dilma. O Governador José de Anchieta, que participou do encontro com o Presidente Chávez, também falou com a Presidenta Dilma. Estamos agendados hoje, possivelmente, para ter um encontro com o Ministro das Cidades, Mário Negromonte. Amanhã pela manhã, teremos um encontro com o Ministro da Integração, Ministro Fernando Bezerra Coelho, para tratar da questão da defesa civil. Estamos solicitando ao Governo Federal o apoio necessário não só logístico, como de suporte também e de recursos para que Roraima enfrente esse cataclismo, esse desafio que está fazendo milhares de pessoas terem extrema dificuldade.

            Gostaria de fazer um registro da intempérie, da dificuldade, da calamidade, mas registrar que estamos buscando providências junto ao setor público. O Governo do Estado está tomando providências. O Prefeito Iradilson, o Prefeito de Boa Vista, me ligou hoje de manhã dizendo que tinha também decretado calamidade. Estamos apelando ao Governo Federal o suporte da atuação do sistema nacional de defesa civil.

            Era esse o registro que gostaria de fazer. Infelizmente, é um registro triste, mas registrar também que estamos atentos e procurando todas as providências cabíveis para diminuir o sofrimento do nosso povo de Roraima.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/1/2412:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2011 - Página 21425