Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das comemorações dos 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro das comemorações dos 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2011 - Página 22241
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, FUNDAÇÃO, TEMPLO, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), POSTERIORIDADE, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, IGREJA EVANGELICA, REGISTRO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu quero hoje fazer um registro, Senador, que, na verdade, eu devia ter feito há alguns dias. Trata-se da comemoração dos 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil.

            Eu quero ler duas matérias da Assembleia de Deus no meu Estado, que completa 96 anos de idade. Portanto, apenas quatro anos depois da fundação da Assembleia de Deus em Belém, no Pará, a Assembleia de Deus de Roraima também começou a funcionar.

            Quero dizer que, em todo o País, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus comemora 100 anos, como eu falei, tendo como fundadores os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

            No ano de 1915, chegou do Pará a Roraima o cearense Cordolino Teixeira Bastos, juntamente com sua família, e fixou residência na Ilha de Maracá, próximo ao rio Uraricuera, na fazenda Altamira, de propriedade do Sr. Antonio Pinheiro Galvão, local onde muitos aceitaram Jesus como seu Salvador, entre eles a irmã Rita Pinheiro Galvão e Rosa Galvão, estas avó e bisavó do Pastor Isamar Ramalho, natural do Estado de Roraima, que preside a Assembleia de Deus no meu Estado já há 12 anos.

            Em Boa Vista, a comemoração ganhou uma programação de três dias de celebração com um grande batismo, sendo o maior a ser realizado no Estado.

            Em Roraima, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus é considerada a maior denominação e possui 368 congregações, com 182 pastores e evangelistas, além de 46 missionários espalhados em terras indígenas e países no continente africano, na Guiana, no Peru e na Venezuela.

            Já se passaram, portanto, 96 anos que a Assembleia de Deus, no meu Estado, atua, e o trabalho só tende a crescer. Investe em ações no âmbito espiritual, educacional, político e social, pois, assim, contribui - isso está provado - para o bem-estar da comunidade local.

            Destacam-se, entre seus projetos sociais: Minha Casa, uma Bênção, que são construções de casas para os membros da igreja que estejam necessitando de moradia e não possuam condições para realizar esse sonho, que é o de todo ser humano; Minhas Mãos para Deus, voltado para o recolhimento de produtos para suprir as necessidades das famílias; projeto que atualmente arrecada roupas, calçados, alimentos, brinquedos, entre outros, chegando a auxiliar mais de 250 famílias cadastradas. Só em 2010, arrecadou cerca de 50 toneladas desses materiais.

            Merece destaque ainda o projeto Baby Chá Missionário, uma ação voltada a adquirir produtos infantis para compor o enxoval para atender a mulheres grávidas, tanto da igreja quanto da sociedade, e o Serviço Carcerário, voltado para a ressocialização de cidadãos excluídos da sociedade.

            A comunidade assembleiana destaca, no âmbito espiritual, o projeto Minha Casa, Uma Igreja, que tem como foco o ensino bíblico genuíno nos lares roraimenses, abrangendo todas as faixas etárias da sociedade roraimense, além da Escola Bíblica Dominical, um marco na Assembleia de Deus no Brasil.

            No campo educacional, por meio do Instituto Asembleiano de Extensão e Pesquisa, com incentivo contínuo na capacitação de líderes tanto no ensino secular quanto no ensino voltado à teologia, investiu na Escola Preparatória de Obreiros, que atualmente faz parte da grade curricular de ensino do Instituto de Ensino da Assembleia de Deus e que tem como foco ainda os cursos voltados à graduação, à pós-graduação, à musicalização e à oratória, abertos à comunidade em geral.

            Quero também me referir ao documento produzido pela assessoria de comunicação da Assembleia, que retrata o evento que marcou os 96 anos da Assembleia de Deus em Roraima e os 100 anos da mesma Igreja no Brasil.

            O centenário, portanto, foi comemorado na noite de sábado, no dia 4, em Boa Vista, no meu Estado de Roraima. Na programação, ocorreram cinco carreatas que saíram simultaneamente de cinco pontos da cidade até a Praça do Centro Cívico, chegando, portanto, ao centro da cidade.

            Junto aos irmãos lá presentes, no local, deu-se o início do culto de celebração. Na ocasião, foram batizadas em água 550 pessoas vindas de toda parte do Estado de Roraima, inclusive um homem de 99 anos que também foi batizado, e houve também várias reconciliações. Aí segue a descrição, inclusive chamando atenção para o fato de que, apesar da chuva, não houve o arrefecimento da solenidade, que manteve, durante várias horas, a celebração.

            Portanto, fazendo esse registro, quero pedir a V. Exª, Sr. Presidente, a transcrição dos documentos que trago em relação à Assembleia de Deus não só no meu Estado, como também a Assembléia de Deus no Brasil.

            Cumprimento todos os membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no meu Estado, por intermédio da pessoa do Pastor Isamar Ramalho, que, pela prova de estar há doze anos dirigindo aquela Assembleia, mostra que os seus irmãos o veem com a capacidade de conciliar, de harmonizar, de fazer com que a pessoas, de fato, valorizem a vida espiritual e também cuidem daquelas pessoas carentes que precisam, às vezes, de um conforto, de uma presença, de uma moradia, de um alimento ou de um agasalho. Por sinal, o meu Estado agora está atravessando uma calamidade, uma enchente provocada pelas chuvas que não se via há 35 anos, e tem, entre os diversos colaboradores nesse trabalho, várias instituições, entre as quais a Assembleia de Deus.

            Então, deixo aqui o meu registro, solicitando, como já disse, a transcrição das matérias que fazem parte desse conjunto.

            Muito obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º do Regimento Interno.)

********************************************************************************

            Matérias referidas:

            - Release 100 anos da AD no Brasil, comemoração em Boa Vista - RR;

            - Centenário AD/RR;

            - História das Assembleia de Deus em Roraima;

            - Projeto Minhas Mãos para Deus.


Modelo1 5/19/241:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2011 - Página 22241