Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Marinha Brasileira pelo transcurso, em 11 de junho, do 146º aniversário da Batalha do Riachuelo.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Marinha Brasileira pelo transcurso, em 11 de junho, do 146º aniversário da Batalha do Riachuelo.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2011 - Página 22399
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MARINHA, ANIVERSARIO, COMBATE, BRASIL, GUERRA, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil comemora, no dia 11 de junho de 2011, o 146º a aniversário da Batalha do Riachuelo, em que a Marinha Brasileira, sob o comando do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, obteve significativa vitória contra as forças paraguaias, que lhe eram amplamente superiores.

            Srªs e Srs. Senadores, diz-se que o preço da liberdade é a eterna vigilância. O Brasil, que, naquele ano de 1865, encontrava-se em estado de guerra com o Paraguai, de modo algum desejara se envolver no conflito. Atacado, porém, viu-se na contingência de defender o seu território e de contra-atacar, sob pena de ter jugulada sua própria liberdade.

            Nesse contexto, as forças da Marinha brasileira se defrontaram com a esquadra paraguaia, em região argentina do Rio Paraná, próxima à cidade de Corrientes. O local, pontilhado de ilhotas fluviais e próximo à foz de um riacho, foi o teatro das ações dos contendores, acabando por dar nome à célebre Batalha do Riachuelo.

            A bravura da esquadra brasileira levou os inimigos a baterem em retirada, e a vitória de Riachuelo revelou-se crucial para a consolidação da vitória final da Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai.

            Em reconhecimento ao valor da decisiva atuação do Almirante Barroso na Batalha do Riachuelo, o Governo Imperial concedeu-lhe a Ordem Imperial do Cruzeiro e o título de Barão do Amazonas, nome do navio que ele comandara naquela inesquecível ação contra a Marinha Paraguaia.

            Srªs e Srs. Senadores, evocar a heróica Batalha do Riachuelo, no dia em que se comemora tão importante evento para o Brasil, é também homenagear cada herói de nossa terra, célebre ou anônimo, de ontem ou do presente; é evocar o marinheiro de valor e o cidadão de bem, que, no transcorrer do seu dia a dia, labutam para transformar o Brasil em uma nação mais digna e respeitada.

            Dessa grandiosa e permanente missão, a Marinha do Brasil jamais desistirá, e à Marinha do Brasil nós nos unimos, na comemoração da heróica Batalha do Riachuelo.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/1/245:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2011 - Página 22399