Pronunciamento de Wilson Santiago em 07/06/2011
Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do transcurso, no dia 5 do corrente, do Dia Mundial do Meio Ambiente.
- Autor
- Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: José Wilson Santiago
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registro do transcurso, no dia 5 do corrente, do Dia Mundial do Meio Ambiente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/06/2011 - Página 22399
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE, COMENTARIO, DEBATE, CONGRESSO NACIONAL, REVISÃO, CODIGO FLORESTAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma das maiores conquistas da modernidade, entre as pessoas, de uma consciência ambiental que simplesmente não existia apenas décadas atrás.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorando em 06 de junho, é mais uma evidência da importância que a questão ambiental conquistou entre os temas que afetam o futuro da humanidade.
De fato, a preservação ambiental é absolutamente fundamental, uma vez que é de um meio ambiente saudável e de uma exploração racional e sustentável dos recursos naturais que dependem todos os demais ramos da atividade humana. Indo um pouco além, é do respeito ao meio ambiente que depende nossa própria sobrevivência, em última instância.
Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente nos oferece uma oportunidade especial para avaliar o que se tem feito pela preservação ambiental e para traçar os próximos passos que precisamos tomar nessa área.
O Congresso Nacional é o cenário, atualmente, de uma discussão da maior relevância para a questão ambiental: o novo Código Florestal.
Num país como o Brasil, que combina a exuberância de seus diversos ecossistemas com um potencial agrícola sem paralelo no mundo, encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade de preservar e o crescimento econômico é uma tarefa desafiadora, na qual devemos empenhar nossos melhores esforços.
Tenho a convicção de que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal apresentarão à sociedade brasileira um Código Florestal que reflita nosso compromisso com ambas as tarefas: a preservação e o desenvolvimento econômico.
Devemos a solução dessa questão a nós mesmos, e, principalmente, às futuras gerações, que arcarão com as conseqüências das decisões que tomarmos no presente, certas ou não.
Muito obrigado.
Modelo1 11/29/2410:47