Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Balanço da participação de Sua Excelência em fórum de debate promovido pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso e pelo Parlamento amazônico, na última sexta-feira, em Cuiabá; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Sérgio Petecão (PMN - Partido da Mobilização Nacional/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CODIGO FLORESTAL. EXECUTIVO.:
  • Balanço da participação de Sua Excelência em fórum de debate promovido pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso e pelo Parlamento amazônico, na última sexta-feira, em Cuiabá; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2011 - Página 22616
Assunto
Outros > CODIGO FLORESTAL. EXECUTIVO.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, FORUM, DEBATE, REALIZAÇÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARLAMENTO, Amazônia Legal, OBJETIVO, DISCUSSÃO, CODIGO FLORESTAL.
  • CONGRATULAÇÕES, GLEISI HOFFMANN, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, RELAÇÃO, POSSE, CARGO PUBLICO, EXECUTIVO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco/PMN - AC. Sem revisão do orador.) - Presidenta Marta, amigos Senadores e Senadoras presentes na sessão de hoje, primeiramente, eu queria fazer um registro especial da votação que tivemos hoje na CCJ, Comissão de Constituição e Justiça.

            E quero agradecer ao Presidente da Comissão, Senador Eunício, pela presteza e celeridade com que ele conduziu o projeto de autoria do Senador Pedro Taques que culminou com a decisão de fazer valer a vontade do povo acreano.

            Hoje recebemos vários telefonemas nos parabenizando e agradecendo pelo empenho que tivemos ali na comissão, no sentido, como eu já disse, no sentido básico da vontade popular, principalmente no regime em que vivemos.

            Algumas pessoas nos questionavam por conta da morosidade do Senado, mas nós que estamos aqui tivemos a preocupação de acompanhar de perto; sabemos que a expectativa do nosso povo é muito grande por conta da forma como foi tirado o nosso horário. Mas, hoje, graças a Deus, o que podia ser feito aqui no Senado foi feito, apesar de alguns acharem que existiam interesses políticos, que o debate foi politizado. Não é nada disso. O que queríamos apenas é que a vontade do povo fosse preservada.

            Agora, segundo a Assessoria da Mesa, a Drª Cláudia, o projeto virá para o Presidente, terá cinco dias para apresentação de recursos. Na comissão não foi apresentada nenhuma emenda e aqui, com certeza, vamos cumprir este rito de mais cinco dias e, em seguida, o projeto será encaminhado à Câmara Federal.

            Eu conversava com o Deputado Flaviano Melo, tive a oportunidade de conversar com o Deputado Gladson Cameli e tenho certeza que a maioria dos Deputados Federais irão ajudar nessa articulação para que possamos estabelecer esse horário em breve espaço de tempo. Então, queria fazer este registro e queria também aproveitar a oportunidade de fazer um registro especial.

            Nós estivemos em Cuiabá, na sexta-feira passada, participando de um fórum de debate promovido pela Assembléia Legislativa do Mato Grosso e também o Parlamento amazônico. Queria parabenizar aqui o Deputado Estadual Messias de Jesus, que é o Presidente do Parlamento Amazônico.

            Nós entendemos que o Parlamento Amazônico é um fórum de debate importantíssimo; e, naquele momento, eles lá, os deputados estaduais - e eu diria com toda a razão - já faziam o pleito de participar desta discussão que nós, aqui no Senado, iremos fazer que é a discussão do Código Florestal.

            Vejo que é um pleito mais do que justo, por entender que os parlamentares estaduais estão nas bases e eles também têm todo o direito de participar e nos ajudar trazendo sugestões e informações para que nós possamos fazer um debate bastante amplo, apesar de eu ter acompanhado essa discussão do Código Florestal lá na Câmara Federal, junto com o Deputado Aldo Rebelo, que, eu diria, percorreu este País todo, dando oportunidade para que todos os setores da sociedade participassem desse debate. Debater nunca é demais. E esse é um debate que, com certeza, estaremos vigiando porque queremos ter uma participação direta.

            Queria fazer o registro dos Parlamentares que fazem parte do Parlamento Amazônico, são nove Estados que compreendem a Amazônia Legal e, com certeza, poderão dar uma contribuição grande ao debate que será travado nesta Casa.

            Queria agradecer também ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Deputado Riva, que nos recebeu não só a mim, mas também ao nobre colega Deputado do Mato Grosso que também esteve presente naquele evento. Um evento que teve uma participação expressiva, com a presença de governadores, de deputados estaduais da Amazônia toda. Com certeza, saímos dali muito felizes com as informações que pudemos colher e que irá nos ajudar no debate do Código Florestal.

            Então, era isto, para expressar a minha satisfação, parabenizar todos os Senadores que de forma direta ou indiretamente nos ajudaram ali na Comissão de Constituição e Justiça para que hoje fechássemos com chave de ouro esta discussão da retomada do fuso horário do Acre, que tivemos hoje nesta Casa.

            Srª Presidente, aproveito a oportunidade para parabenizar a nossa colega Senadora Gleisi Hoffmann, que assumiu a Casa Civil. Uma pessoa que, em tão pouco tempo, tivemos a oportunidade de conhecer no Senado. É uma pessoa muito querida, muito meiga. Estou torcendo para que ela possa fazer um bom trabalho à frente dessa Pasta tão importante junto com a Presidente. Com certeza, ela vai ajudar muito a nossa Presidente Dilma.

            Obrigada, Presidente Marta.


Modelo1 4/19/242:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2011 - Página 22616