Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do anúncio de novos investimentos e importantes empreendimentos no Estado de Pernambuco. (como Líder)

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro do anúncio de novos investimentos e importantes empreendimentos no Estado de Pernambuco. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2011 - Página 22935
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, INVESTIMENTO PUBLICO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), CONSTRUÇÃO, COMPLEXO INDUSTRIAL, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRESCIMENTO ECONOMICO, AUMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), AMBITO ESTADUAL.
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), INFORMAÇÃO, AUMENTO, EMPREGO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, nesta tarde, para registrar, como sempre faço, o anúncio de novos investimentos e de importantes avanços nos empreendimentos do Estado de Pernambuco.

            Foi notícia dos jornais do Estado, nesta semana, a construção de um novo complexo industrial e logístico, praticamente nos mesmos portes do Porto de Suape. O novo empreendimento ficará no litoral norte, próximo ao Município de Goiana, a 63 quilômetros do Recife.

            Esse investimento, de R$3 bilhões, será fundamental para o desenvolvimento da região da Mata Norte de Pernambuco e para todo o Estado.

            Suape, situado no litoral sul, tem sido a mola propulsora do crescimento econômico do Estado e tem transformado a vida dos moradores dos Municípios do entorno, com mais emprego e renda. Segundo mostra o jornal Diário de Pernambuco hoje, o Produto Interno Bruto (PIB) do chamado Território Estratégico de Suape cresceu 86% entre 1999 e 2008. No mesmo período, a expansão do PIB nos Municípios do litoral norte foi de apenas 25%.

            Essa comparação nos dá uma dimensão da grandeza de Suape e da importância do porto para os pernambucanos.

            Um novo complexo industrial e portuário alavancará ainda mais a crescente economia pernambucana e levará mais empregos, consequentemente mais oportunidades de formação profissional, novos investimentos em infraestrutura urbana, mais sonhos e melhores projetos de vida para os moradores do litoral norte, especialmente de Goiana, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Paulista, Olinda e do norte do Recife.

            O empreendimento será um projeto integrado de logística multimodal com porto, aeroporto internacional e um complexo industrial de grande porte. Integrará mais Pernambuco ao resto do País e ao mundo.

            O governo do Estado recebeu proposta de manifestação de interesse de consórcio empresarial para desenvolver os estudos necessários à implantação do novo porto, no regime de Parceria Público-Privada (PPP).

            A proposta será avaliada em reunião do Comitê Gestor do Programa de PPP de Pernambuco, na Secretaria de Planejamento do Estado. Foi encaminhada pelo consórcio formado pelas empresas Promon Engenharia, STR Projetos - os agentes empreendedores - e BTG Pactual e Pátria Investimentos - estruturadores financeiros.

            As boas notícias não param por aí. No final de maio, reportagem publicada pela Folha de Pernambuco ressaltou o início da fase de pré-operação da unidade de texturização da PetroquímicaSuape, no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Com o objetivo de capacitar mão de obra, a unidade já está produzindo fios texturizados, material que deve começar a ser comercializado no final deste ano.

            O polo petroquímico que se instala, hoje, em Pernambuco, levado para o Estado com o meu apoio e com o apoio do Presidente Lula, é orgulho para o Brasil.

            A Petroquímica Suape é formada por três fábricas integradas. Uma fábrica, a de PTA, que atenderá à segunda unidade, é a fábrica de poliéster para a indústria têxtil. A terceira é a de PET, matéria-prima para embalagens. Elas gerarão, assim, o maior polo integrado de poliéster da América Latina. Serão produzidas 450 mil toneladas anuais de PET e 250 mil toneladas anuais de fio de poliéster. Hoje, o Brasil importa os dois produtos. O polo permitirá que o Brasil passe de país importador de PTA para exportador.

            A Petrobras também anunciou o aporte de R$16 bilhões, com recursos próprios, para a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, outro grande empreendimento situado em Suape, com 35% das obras prontas e com previsão de início de operação para o final de 2013.

            A refinaria terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia, com mais empregos, mais renda, qualidade de vida e desenvolvimento para Pernambuco e para o País.

            Temos ainda o crescimento no interior. Recentemente, estive em Santa Cruz do Capibaribe, com uma Comissão de Deputados, aonde vimos, todos, lá, o funcionamento do Moda Center Santa Cruz, o maior parque de feira e de confecções, um exemplo a ser incentivado, que terá o nosso apoio para oferecer maior infraestrutura à região.

            São diversos números que hoje mostram o desenvolvimento de regiões historicamente mais pobres do País. No dia 18 de maio, o Correio Braziliense publicou a reportagem “O Mapa da Mina para o Emprego”, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), onde se ilustra a expansão da economia em vários Estados brasileiros.

            Segundo essa reportagem, o Norte e o Nordeste foram as regiões que mais apresentaram crescimento de emprego formais, depois da crise mundial. Pernambuco teve o maior deles, com 95,4%.

            Esse é o olhar que temos de manter: o de desenvolvimento regional. Foi um compromisso honrado pelo Presidente Lula e mantido hoje pela Presidenta Dilma.

            São esses esforços que devemos fazer para garantir que o Brasil se torne uma Nação rica por inteiro. E, nesse contexto, o Estado de Pernambuco tem muito o que mostrar para o Brasil e para o mundo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, Sr.ªs e Srs. Senadores.


Modelo1 5/18/242:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2011 - Página 22935