Discurso durante a 97ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do centenário das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Brasil.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2011 - Página 23246
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, BRASIL, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, ASSISTENCIA SOCIAL, POPULAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Marcelo Crivella, garanto a V. Exª que serei breve, em respeito ao adiantado da hora. Mas não poderia deixar de compartilhar deste momento de reconhecimento e de celebração.

            Cumprimento o Sr. Presidente Marcelo Crivella; cumprimento o Senador e amigo Flexa Ribeiro, um dos proponentes desta sessão; nosso querido amigo companheiro Governador Agnelo Queiroz. Sou testemunha do esforço que o Governador fez para estar aqui, depois de duas solenidades bastante concorridas em Ceilândia e Taguatinga, em que eu também estava presente. Cumprimento com muita alegria pela presença o Revmo. Bispo Manoel Ferreira, nosso querido amigo, Presidente da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil. Tive a honra de ser Deputado Federal junto com o Bispo Manoel Ferreira e de aprender muito com a sua experiência, com a sua sabedoria. Cumprimento o Pastor Samuel Câmara, Presidente da Assembleia de Deus de Belém, da igreja matriarca das Assembleias de Deus no Brasil. Cumprimento nosso amigo Benedito Domingos, Deputado Distrital e Presidente da Conamad aqui de Taguatinga; nosso Deputado Federal e amigo também Ronaldo Fonseca, representando o Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, Revmo. Sr. Pastor José Wellington Bezerra. Cumprimento o Deputado Federal Silas Câmara, a Deputada Federal Antônia Lúcia Câmara, o Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus no Estado do Amazonas, Revmo. Sr. Pastor Jônatas Câmara; o Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Estado do Paraná, Revmo. Sr. Pastor Ival Teodoro da Silva; reverendíssimos senhores pastores e gente das congregações. De forma muito especial, eu quero cumprimentar o Pastor Sóstenes, o Pastor Lourival, o Pastor Egmar Tavares, esse amigo que fiz durante a campanha eleitoral - éramos adversários na campanha e nos tornamos amigos, o que mostra quanto especial é o Pastor Egmar -, o nosso Pastor João Adair, o amigo Pastor Daniel, os pastores aqui do Distrito Federal e de todo o Brasil.

            Como disse, Sr. Presidente, serei muito breve, mas não poderia deixar de estar neste momento aqui para registrar o meu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas Assembleias de Deus e participar deste momento de celebração, de alegria, de júbilo, que é uma celebração da população brasileira. Nós temos a felicidade de viver num País onde diversas religiões convivem de forma harmoniosa, mas devo registrar a importância das igrejas evangélicas, especialmente das Assembleias de Deus, pelo seu trabalho espiritual e pelo seu trabalho social.

            Ao longo dessa campanha eleitoral, Presidente Marcelo Crivella, eu tive a honra de, acompanhado do Governador Agnelo Queiroz, do Senador Cristovam Buarque, visitar todo o Distrito Federal e visitar várias igrejas evangélicas, várias igrejas da Assembleia de Deus. E digo que uma campanha majoritária é um aprendizado muito grande, pois nos obriga a conviver com toda a população do Distrito Federal, com toda a cidade. Eu tive a oportunidade de conhecer melhor não apenas o trabalho espiritual, da maior importância, como o trabalho social fantástico desenvolvido pelas Assembleias de Deus.

            E quero registrar que compartilho com o que o ex-Governador e Senador Cristovam Buarque disse aqui a respeito da importância dessa rede. Quantas famílias foram salvas, quantas pessoas foram retiradas das drogas e do álcool em função do trabalho das igrejas evangélicas, especialmente das Assembleias de Deus?

            Tive a oportunidade de conhecer vários depoimentos e vários trabalhos nesse sentido. E algo me chamou muita atenção, mas muita atenção, numa sociedade de consumo como a que vivemos hoje, numa sociedade extremamente individualista: o papel dos jovens evangélicos na construção dessa rede social, dessa rede de solidariedade. São jovens que poderiam estar desfrutando da sua juventude em atividades de lazer, mas estão dedicando o melhor da sua juventude a atividades extremamente solidárias, buscando as pessoas que estão em situação de dificuldade e de desespero e abrindo uma janela de oportunidade, abrindo um horizonte para essas pessoas, envolvidas com as drogas, com o crime, com o álcool. Com o acolhimento das Assembleias de Deus, elas têm a oportunidade de construir uma nova vida.

            Portanto, neste momento, como um Senador socialista, eu não poderia deixar de estar aqui para reconhecer o imenso trabalho espiritual e social desenvolvido pelas Assembleias de Deus. E tive oportunidade de dizer isso ao nosso Governador Agnelo. Considero que a presença do Governador Agnelo aqui é revestida de muito simbolismo. Também digo à Presidenta Dilma que o objetivo desses governos é construir um mundo melhor, é construir uma sociedade justa, solidária, generosa, melhorar a qualidade de vida da nossa população. Portanto, não podemos prescindir de uma aliança estratégica com as igrejas e, especialmente, neste momento, com as Assembleias de Deus, para que possamos atingir estes objetivos: construir uma sociedade mais justa, mais solidária e mais generosa. E a presença do nosso Governador torna muito claro e muito cristalino esse compromisso da construção conjunta, coletiva por uma Brasília e por um Brasil melhor.

            Portanto, parabéns a todos os senhores e a todas as senhoras. Quero dizer que eu me sinto muito honrado de poder estar compartilhando deste momento tão importante para o País e tão importante para a celebração dos cem anos das igrejas Assembleia de Deus no Brasil.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/4/249:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2011 - Página 23246