Fala da Presidência durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos cinco anos do projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras e a atuação da Delegacia da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Brasil.

Autor
Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos cinco anos do projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras e a atuação da Delegacia da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2011 - Página 12320
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PROJETO, VALORIZAÇÃO, PROFESSOR, EDUCAÇÃO FISICA, COMENTARIO, HISTORIA, ATUAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE.

            A SRA. PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Havendo número regimental, declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

            O tempo dos oradores do Período do Expediente da presente sessão será destinado a comemorar os cinco anos do Projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras e a atuação da Delegacia da Federação Internacional de Educação Física - Fiep, no Brasil, nos termos do Requerimento nº 376, de 2011, do Senador Alvaro Dias e outros Senadores.

            Componho a Mesa, convidando o Senador Alvaro Dias, requerente da dita homenagem, para estar aqui conosco.

            Inscrevo a Senadora Vanessa Grazziotin para uma comunicação inadiável, após a homenagem aos professores de Educação Física.

            Prezados Senadores, prezadas Senadoras, quero hoje falar da minha alegria de estar aqui junto de vocês compartilhando este momento de homenagem aos Professores de Educação Física sem Fronteiras.

            É uma lacuna que a sociedade civil soube preencher. Temos problemas sérios no Brasil e temos tentado fazer frente a todos eles. Mas essa questão do exercício, a questão da atividade física e, agora, o problema das sociedades mais ricas, que é a questão da obesidade - e nós nem somos tão ricos, mas estamos tendo que enfrentá-lo -, podemos enfrentar de várias formas. E uma delas e a que me parece extremamente interessante é a atividade dos Professores de Educação Física sem Fronteiras.

            O Projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras é levado a cabo pela Delegacia Brasileira da Federação Internacional de Educação Física. Convém lembrar que a Fiep foi fundada em 2 de julho de 1923, em Bruxelas, capital da Bélgica, e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas e pelo Comitê Olímpico Internacional.

            Em 2007, foi realizada a primeira viagem oficial da Fiep por países da América Central - Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica e Panamá. Os professores eram argentinos e brasileiros, sob a coordenação de Jorge Diaz Otanez e Almir Adolfo Gruhn.

            Nos anos seguintes, outras missões se seguiram, permitindo que profissionais de educação física visitassem também diversos Estados brasileiros. Em 2008, por exemplo, foi feita visita à Região Norte. Em 2009 e 2010, foi a vez de Estados da Região Nordeste receberem os profissionais ligados à Fiep.

            Neste 2011, é a Região Centro-Oeste que está sendo agraciada com a visita dos profissionais de educação física.

            Além disso, já estão programadas as próximas visitas até o ano de 2016. Até lá serão visitadas as demais regiões brasileiras, bem como outros países da América do Sul.

            Tais visitas são importantes, em primeiro lugar, para ressaltar a importância da atividade física para o ser humano. Inegavelmente, a qualidade de vida melhora substancialmente quando praticamos atividades físicas de maneira adequada, sob a supervisão de um profissional qualificado. Isso é verdade para todas as idades, desde os mais pequenos até os mais velhos.

            Atividade física é fundamental, juntamente com a alimentação saudável. No entanto, é sempre preciso enfatizar que tudo tem a sua maneira correta de ser feita. E é exatamente esse o papel fundamental dos educadores físicos sem fronteiras: permitir que experiências sejam levadas a várias partes do Brasil, para que os profissionais da área possam conhecer o que existe de mais moderno nos centros mais desenvolvidos do mundo.

            Além disso, é preciso incentivar o valor da atividade física para todas as pessoas, o que também pode ser realizado de um jeito lúdico, com interação entre os profissionais e as pessoas.

            Então, quero agradecer aqui a presença dos profissionais da Fiep, na pessoa do seu Presidente Almir Adolfo Gruhn, pelo trabalho pioneiro em nosso País que vocês todos têm realizado, e prestar essa devida homenagem a todos aqui presentes.

            Passo a Presidência ao requerente...

            Vou ouvi-lo e, em seguida, passo à Presidência da Mesa para o requerente da dita homenagem.

            Antes, Senador, eu gostaria de convidar para compor a Mesa o Presidente da Federação Internacional de Educação Física, o Sr. Almir Gruhn, e o 1º Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física, o Sr. João Batista Andreotti Gomes Tojat. Por favor, os dois podem sentar aqui.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2011 - Página 12320