Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens à Igreja Assembleia de Deus pelo transcurso dos 100 anos de sua fundação.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. RELIGIÃO.:
  • Homenagens à Igreja Assembleia de Deus pelo transcurso dos 100 anos de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2011 - Página 23713
Assunto
Outros > HOMENAGEM. RELIGIÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, CUMPRIMENTO, MEMBROS, DIRIGENTE, REGISTRO, ORADOR, HISTORIA, ATUAÇÃO, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a comunidade evangélica do País está em festa. Não poderia ser diferente. Há cem anos, a Assembleia de Deus iniciava sua missão no Brasil, e, desde então, reúne homens e mulheres de bem, que vêm difundindo o amor a Deus, ao Espírito Santo, à fé, enfim, o amor em Cristo. 

            Por essa razão, venho registrar a bem-sucedida trajetória das Assembléias de Deus, pois o Parlamento brasileiro compartilha dessa alegria e relembra a história da Igreja no País. Também rendemos homenagens aos pioneiros, missionários suecos residentes nos Estados Unidos, Daniel Berg e Gunnar Vingren.

            Mas homenageamos, principalmente, os fiéis, os pastores, os obreiros, toda a comunidade da Assembleia de Deus.

            A nova igreja, que começou no Pará, adotou, primeiramente, o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, nos Estados Unidos.

            Em Belém do Pará, os fiéis passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Porém, mais tarde, em 1918 a igreja passou a chamar-se Assembleia de Deus.

            É uma bela história, Sr. Presidente, que demonstra a fé do povo brasileiro. Podemos afirmar que a Assembleia de Deus resgatou muitas vidas, transformou muitos lares, orientou muitos fiéis.

            Um fato que marcou a igreja foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, por meio da leitura de um folheto cristão. Foi ele o precursor do conhecido Ministério de Madureira.

            Naquela época, a Assembleia de Deus no Brasil já se expandia pelo estado do Pará, alcançando o Amazonas. Também se propagava para o Nordeste e chegava ao Sudeste pelos idos de 1922. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão.

            E o Ministério de Madureira se fortalece a cada dia. O Pastor Mário Alves, que preside a Assembleia de Deus Ministério de Madureira Campo Norte-sul, no Piauí, está exultante com as comemorações do centenário.

            Ele organiza, ao lado de outros líderes da igreja, a Convenção das Assembléias de Deus no Brasil (Conemad-PI) que acontecerá em Teresina, entre os dias 1 e 3 de julho próximos. Simultaneamente, ocorrerá também a Feira do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil.

            Ao lembrar que a igreja está presente em 144 dos 224 municípios do Piauí, em ações sociais e de evangelismo, não tenho dúvidas de que a Conemad-Piauí será um evento coroado de êxito.

            Antes de encerrar, Sr. Presidente, quero destacar que, paralelo aos trabalhos de evangelização, o Piauí é testemunha da atuação social das Assembleias de Deus nas comunidades, tais como distribuição de alimentos, recuperação de dependentes químicos, educação e outras ações sociais.

            Também devo ressaltar a alegria que há nos cultos, com orações, cânticos, testemunhos e pregações.

            São cem anos de história da maior igreja pentecostal do Brasil. Um século de existência digno de ser celebrado. Que as Assembleias de Deus continuem sendo uma das colunas de Deus neste País e no mundo. Parabéns a todos os que fazem parte dessa grande congregação.

            Era o que eu tinha a dizer. Obrigado.


Modelo1 5/16/244:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2011 - Página 23713