Discurso durante a 56ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

Autor
Garibaldi Alves (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2011 - Página 12225
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, APOSENTADO, PENSIONISTA, ELOGIO, MOBILIZAÇÃO.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO - Eu quero inicialmente cumprimentar o Senador Paulo Paim e dizer a ele da minha satisfação ao vê-lo presidir esta sessão em homenagem ao Dia dos Aposentados e Pensionistas. Quero cumprimentar o Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Dr. Carlos Eduardo Gabas, ex-Ministro da Previdência; o Deputado Distrital Olair Francisco; o Presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Sr. Warley Martins Gonçalles; o Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Calixto Ramos; o Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, José Augusto da Silva Filho, e ainda a Secretária-Executiva da Frente Parlamentar e de Entidades em Defesa da Previdência Social Pública, a Srª Josepha Brito. Cumprimento os Senadores presentes, a começar da Senadora Ana Amélia e o Senador Wellington Dias. Aqueles que aqui já falaram e tiveram de se ausentar, eu não posso cumprimentá-los, mas direi da minha saudação a eles, o Senador Vital do Rêgo e o Senador Wilson Santiago.

            É uma satisfação muito grande estar aqui nesta sessão, durante a qual o Senado Federal presta uma homenagem aos aposentados e pensionistas do Brasil.

            Eu queria dizer a todos das minhas desculpas por não ter chegado aqui antes, pois o avião que me trazia do Rio de Janeiro atrasou. Assim que eu cheguei, tratei de vir para esta sessão, para a tribuna do Senado, já que não tenho nada a temer quando falo desta tribuna, principalmente se estou diante de homens pacíficos, de homens bons e leais, homens e mulheres que deram tudo por este País e que agora não conseguem ter o tratamento justo que merecem por parte da Previdência Social. (Palmas.)

            Eu digo aos senhores que já tive a oportunidade de conversar com a Presidenta Dilma Rousseff, que está preocupada com a situação dos aposentados e das aposentadas, dos pensionistas e das pensionistas do País. Eu diria mesmo que trago a convicção de que o melhor caminho que nós poderemos trilhar é o caminho do diálogo, da conversa, do entendimento.

            A partir deste momento, eu quero me dirigir ao Sr. Warley Martins, Presidente da Cobap, para dizer a ele que, se for da sua conveniência, pois estou fazendo isso sem consultá-lo - aliás, foi um erro meu, uma falha minha, peço que me desculpe - repito, se for da sua conveniência e da de outros representantes da Cobap, estejam todos no nosso gabinete do Ministério da Previdência quarta-feira, às 14 horas, para tratarmos dessa pauta. (Palmas.) Pelos aplausos, eu vi que pelo menos quanto à data eu já passei no teste.

            Também queria dizer a todos que é uma satisfação muito grande estar aqui ao lado de todas as federações estaduais dos aposentados e pensionistas. Não sei se estão representados todos os Estados aqui, porque nós conhecemos as dificuldades de locomoção.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Há 22 Estados representados.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO - Se há 22 Estados num conjunto de 27, não é preciso dizer mais nada.

            Aqui estão os verdadeiros representantes dos aposentados deste País. (Palmas.)

            Eu queria também acrescentar, para finalizar as minhas palavras, que é minha satisfação, como eu já disse no início, ter, aqui no Senado, Senadores da estirpe e da qualidade de Paulo Paim, de Ana Amelia e de Wellington Dias. (Palmas.)

            Paulo Paim. Eu acho que não é preciso falar sobre Paulo Paim, que vem se constituindo no grande... E eu diria sem querer, Senadora Ana Amelia, ofender a nenhum Senador, porque todos são meus colegas, pois estou lembrado de que uma cadeira dessas é minha. (Palmas.)

            Há aqui um suplente, por sinal um digno suplente, o hoje Senador Paulo Davim, que está me representando. Mas eu disse a ele: “Olhe, não tome gosto, porque a cadeira vai continuar sendo minha”.

            Por outro lado, quero dizer que o Dr. Carlos Gabas tem se constituído também - e os senhores e senhoras podem acreditar nisto - em dirigente do Ministério da Previdência, seja como Ministro, seja como superintendente, seja como secretário executivo. Ele também tem se preocupado com a situação dos aposentados e pensionistas. Sei que isto é do conhecimento de muitos dos senhores e das senhoras que estão aqui, mas ele é colega dos previdenciários. Ele é da carreira do Ministério da Previdência. Ele tem 35 anos de Previdência - ele só tem 25, mas digo que ele tem 35, porque um homem que é a cara da Previdência não pode ter só 25; tem que ter 35, 45. (Palmas.)

            De modo que estou muito bem acompanhado e assessorado no Ministério da Previdência.

            Agora vou terminar mesmo - já tem gente fazendo promessa para eu terminar! Uma e meia, e não sei se vão oferecer almoço a vocês. Garanto a vocês o seguinte: se não oferecerem, eu vou dar voltas no corpo, mas vou oferecer. (Palmas.)

            Quero dizer que alguns podem estar pensando que eu, porque troquei de lugar no balcão - eu era de um balcão e passei para outro; eu era do Legislativo e passei para o Executivo -, esqueci-me do que fiz, do que falei e no que votei, mas não me esqueci, não. Até porque Paulo Paim não me deixaria esquecer. (Palmas.)

            Querem saber de uma coisa? Esse homem foi o único que já me deixou aqui, no Senado, quase que uma noite inteira. Foi uma vigília, e eu era Presidente, naquele tempo, do Senado.

            Já dei o lanche. Então, vou me dispensar do almoço.

            Quero encerrar, dizendo o seguinte: não vim pedir para alguém esquecer o que eu disse aqui.

            Eu vim pedir a todos para me lembrarem o que eu disse aqui, para que eu possa honrar meu compromisso como Senador da República e, agora, como Ministro da Previdência Social. (Palmas.)

            Muito obrigado. Não se esqueçam. Eu até, quem sabe, gostaria que algum de vocês até esquecesse... Não, espera aí, criatura, não é do almoço, não! É de coisa mais importante: é da audiência de quarta-feira, às 2 horas da tarde.

            Obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2011 - Página 12225