Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da eleição para Presidente da Assembleia Federal Legislativa da Maçonaria, a ser realizada no próximo sábado. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO.:
  • Registro da eleição para Presidente da Assembleia Federal Legislativa da Maçonaria, a ser realizada no próximo sábado. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2011 - Página 23981
Assunto
Outros > RELIGIÃO.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ELEIÇÕES, PRESIDENTE, LEGISLATIVO, MAÇONARIA, BRASIL, REGISTRO, APOIO, ORADOR, REELEIÇÃO, CANDIDATO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Davim, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, quero hoje fazer o registro de um evento que vai acontecer no sábado.

            Quero, realmente, esclarecer porque, muitas vezes, há um sentimento na sociedade de que a Maçonaria é muito fechada, é hermética, misteriosa, muitas coisas que não são verdadeiras.

            Sábado vamos ter a eleição para o presidente da Assembleia Federal Legislativa da Maçonaria, porque o Grande Oriente do Brasil, que é a potência mais antiga, é justamente estruturada como se fora um Estado; fazendo uma comparação: tem o poder executivo, o poder judiciário e o poder legislativo, no nível estadual e no nível federal. No nível federal, a que estou me referindo, temos o grão-mestre geral, que é como se fora, fazendo um paralelo, o Presidente da República. Nos Estados, temos os grão-mestres estaduais, que equivaleriam aos governadores dos Estados. No nível estadual, temos a Assembleia Estadual de deputados, temos o poder judiciário e, no nível federal, a mesma coisa; não temos câmara e senado, Senador Moka; temos apenas deputados. É unicameral.

            Cada loja elege um deputado federal para representá-la, e, inclusive tenho a honra de ser deputado federal pela minha loja; então, represento aqui, no poder central, minha loja mãe, que é a Vinte de Agosto. Depois de amanhã, não só os deputados eleitos ou reeleitos tomarão posse, como também elegerão a nova mesa diretora que vai dar continuidade aos trabalhos por mais dois anos.

            Está concluindo o mandato um irmão maçom muito competente, importante, que é o irmão Marcassa e que disputa a reeleição. Há outros candidatos, mas o que é importante, que quero frisar aqui - aí me referindo também aos maçons que são deputados e que também virão votar no sábado -, é que eu defendo a reeleição do presidente Marcassa pelo trabalho que ele fez de fortalecimento do legislativo da Maçonaria Grande Oriente do Brasil e porque também é muito importante que a gente tenha essa postura, que eu defendo há muito tempo, de divulgar, de mostrar para a sociedade o que é a nossa instituição, que não tem, repito, nada de secreto, não tem atitudes que precisem ser escondidas de ninguém. Nós apenas temos, como qualquer instituição, reuniões somente para aqueles que são, digamos assim, filiados ou associados à instituição.

            Então, eu, no sábado, estarei tomando posse para mais um mandato e estaremos, portanto, elegendo a mesa.

            Eu quero conclamar os irmãos todos que estarão no sábado nesse evento para que nós possamos, de maneira democrática, obviamente respeitando aqueles que têm outra posição, votar, eleger a nova mesa e, nesse caso, espero, reconduzir o irmão Marcassa. E que a gente possa fazer um trabalho de harmonia com o poder executivo e com o poder judiciário, mas, principalmente, um trabalho que leve informações para a sociedade, interagindo com a sociedade e mostrando que a Maçonaria de hoje, do século XXI, não é mais aquela que foi perseguida, foi vítima da inquisição, que, portanto, tinha que se esconder. Hoje, não. A Maçonaria é uma instituição atuante na sociedade. Por isso, tenho orgulho de pertencer à instituição e, ao mesmo tempo, de representar a minha loja na Assembleia Federal Legislativa que, como disse, no sábado, depois de amanhã, estará elegendo a mesa.

            Espero que, com a eleição do irmão Marcassa, nós possamos melhorar ainda muito mais os trabalhos da Maçonaria.

            Muito obrigado, Senador Paulo Davim.


Modelo1 5/19/2412:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2011 - Página 23981