Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Prestação de contas dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Distrito Federal; e outro assunto.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS. PROGRAMA DE GOVERNO.:
  • Prestação de contas dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Distrito Federal; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2011 - Página 24077
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS. PROGRAMA DE GOVERNO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, COMBATE, INTIMIDAÇÃO, CARATER PESSOAL, DISCRIMINAÇÃO, CRIANÇA, OCORRENCIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
  • COMENTARIO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, INVESTIMENTO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), AMBITO, DISTRITO FEDERAL (DF).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GIM ARGELLO (PTB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Presidente Ana Amélia, muito obrigado Senador João Vicente Claudino, do nosso glorioso PTB.

            Começo agradecendo à Comissão da qual vocês fazem parte, a senhora, nossa Presidente Ana Amélia, o Senador João Vicente Claudino, o Presidente Roberto Requião e o Relator do nosso projeto que vou fazer referência agora, o Senador Aloysio Nunes, o projeto de combate ao bullying, um projeto colocado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação; um projeto que o Brasil todo reconhece como muito importante, fez mídia para o Senado, para o Brasil todo. Foi para a Câmara e está tendo disputa lá para ver quem serão os Relatores. Quer dizer, um projeto acertado que nós apresentamos no ano de 2010, em que, infelizmente, tive acesso a mais de 8 mil exemplos de bullying. Então foi um projeto que a Comissão de Educação votou terminativamente, e eu só tenho que agradecer a cada um dos membros e a este Plenário do Senado.

            Venho hoje aqui fazer uma pequena prestação de contas - vou fazê-la depois detalhada - e agradecer; agradecer ao Presidente Lula e agradecer à Presidenta Dilma. Faço essa prestação de contas porque hoje foi lançamento do Minha Casa Minha Vida 2, e eu vim fazer referência sobre o PAC.

            Quanto ao PAC, Senador João Vicente, Senadora Ana Amélia, entre o ano de 2007 a 2010, com atuação da nossa bancada, com atuação da bancada no Senado, na Câmara Federal, o Distrito Federal conseguiu - e agradecendo mais uma vez ao Presidente Lula e à Presidenta Dilma - o impressionante número de R$10,5 bilhões - conseguimos trazer para o Distrito Federal. E é importante que se diga que, nesse período, o Governador local era do Democratas, não era um aliado. Então nos deu mais trabalho ainda trazer esse recurso, mas foi muito bem colocado e muito bem aplicado no Distrito Federal.

            As ações do DF, para vocês terem uma idéia, foram tão boas, que destacamos, em obras de infraestrutura: aeroporto de Brasília, com 151 milhões,a reforma do terminal de passageiros, a construção do viaduto das aeronaves; na malha rodoviária, e, quando se fala em malha rodoviária, eu tenho que agradecer a participação efetiva de um Partido aliado, o PR, por intermédio do seu Presidente Valdemar Costa Neto, que nos ajudou na época a trazer esses recursos para Brasília, que foram muito importantes para toda bancada; o melhoramento da BR-020, 74,2 milhões; melhoria da 450, 76 milhões; obras complementares da 060, a duplicação da 060, mais 16 milhões... Há várias delas, Senador João Vicente Claudino, que estão em obras até hoje. Várias já estão concluídas - olha que coisa bacana está acontecendo no Distrito Federal, por meio do PAC.

            A melhoria do tráfego interestadual, 138 milhões; aplicação do PAC em energia no Distrito Federal, com vários concluídos e vários em obras.

            Esse caso que vou citar aqui já foi até concluído, que é a linha de transmissão de Samambaia a Serra da Mesa, etapa III da interligação Norte-Sul, um investimento de 530 milhões aqui na capital de todos os brasileiros.

            Obras de infraestrutura social e urbana. Nós tivemos um investimento de 478,2 milhões. Exemplos: melhoria na rede de água e esgoto, 325 milhões; implantação do sistema de abastecimento de água de Águas Lindas de Goiás, da região do entorno, 85, já está concluída; uma outra que está em obra ainda é a ampliação da estação de tratamento de água no Paranoazinho e adutoras; ampliação do sistema de esgoto sanitário de Samambaia, que está em obras; ampliação do sistema de esgoto em Vicente Pires e Samambaia, mais 47 milhões em obras; ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, tratamento de iodo, mais 31 milhões, em execução também.

            Essas outras todas que vou fazer referência, Senadora Ana Amélia, nossa Presidente, estão em execução - olha que coisa impressionante: ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Norte; ampliação do Sistema de Abastecimento de Água em Samambaia, Paranoá, Gama, Cruzeiro, Ceilândia, Lago Norte e Taguatinga; implantação do sistema de abastecimento de água nos condomínios Pôr-do-Sol e Sol Nascente, que já estão em obra e, mais do que isso, no Pôr-do-Sol e no Sol Nascente ainda tivemos um recurso internacional, aprovado neste plenário - e tenho de agradecer a presença de todos os Senadores - que vai fazer um volume de obras que vou detalhar aqui ainda na semana que vem, vai fazer obras em Taguatinga, na QNA de Taguatinga, em todo o sistema de esgoto de Taguatinga, na QNA, na QND, vai alargar a avenida Sandu e vai alargar a Hélio Prates, que é a ligação de Taguatinga com Ceilândia. Esta é de um outro recurso. Foi muito bom porque me lembrei disso também. A implantação das redes coletoras e elevatórias de esgoto e água nos condomínios Pôr-do-Sol e Sol Nascente, mais 21 milhões também, está em obra.

            Outras que estão em obra - urbanização e produção habitacional: obras de urbanização em Planaltina e Arapoanga, 48 milhões; obras de urbanização na Vila Estrutural, a nossa querida Estrutural, aqui ao lado também, 73 milhões; obras de urbanização em toda Ceilândia -. um dado impressionante -, 219 milhões. Está aí uma ação preparatória. Está em licitação agora obra de urbanização da segunda etapa do projeto integrado da Vila Varjão; urbanização das QNR 2 a 5 na Ceilândia, mais 22 milhões, está em obra também; urbanização do setor habitacional Mestre D’Armas.

            Por que estou fazendo essas referências, Senadora Ana Amélia? Porque é muito importante a população de Brasília e do Brasil saber que o Governo Federal faz investimentos na nossa capital também; faz nos outros Estados, mas aqui, no Distrito Federal, por ser a sala de estar de todos os brasileiros, é muito importante isso, porque Brasília recebe todos, de norte a sul, de braços abertos. Hoje nós estamos com uma população de quase 3 milhões. Brasília, que foi sonhada e projetada para ter 500 mil habitantes, hoje está quase na faixa de 3 milhões, fora o entorno do Distrito Federal, que tem mais 2 milhões de habitantes.

            Então, é necessário que se façam essas obras para dar todo suporte necessário para que as pessoas vivam com dignidade.

            Agora, para a Copa do Mundo. Também, dos investimentos preparados no ano passado, há vários deles em execução. Exemplo: implantação do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, trecho aeroporto/terminal Asa Sul, 266 milhões, está em execução, já existem várias obras feitas e agora vai ser licitado de novo, mas já estava em execução parte dela; ampliação da DF-047, acesso do aeroporto, 98 milhões.

            Na educação, para mudar um pouco de tema, temos várias obras em funcionamento e várias obras em andamento. Por quê? Essas informações, Ana Amélia: “Gim, de onde você conseguiu esses dados?” É a coisa mais simples do mundo: no nosso Diário Oficial da União. O Diário Oficial da União é que nos colocou todos esses dados que são impressionantes.

            Agora, como hoje sou o último orador inscrito, e o tempo vai-se esgotando, quero falar que nós conseguimos já também para o PAC, apresentados os projetos no ano passado, este ano já confirmados vários deles, mais de 3 bilhões para o Distrito Federal. Então, agora o novo Governador que nós temos, o Agnelo, que já tem 6 meses, já está conhecendo bem a casa, vai poder começar a fazer uma execução mais rápida disso. Por quê? Porque o Governo Federal continua acreditando no Distrito Federal. São muito importantes para a população esses recursos para fazer as obras tão necessárias para que o Governo possa cuidar das pessoas, possa cuidar do sistema de saúde, possa cuidar do sistema de educação, do sistema de segurança. Ontem, em Brasília, houve um grande susto com o sequestro que aconteceu. Quer dizer, estamos nos preparando, preparando o Distrito Federal para receber todos vocês do Brasil todo quando vierem para cá com condições dignas.

            Esse é o nosso pequeno depoimento hoje, uma pequena prestação de contas das ações que estamos trazendo para o Distrito Federal.

            Muito obrigado, Senadora Ana Amélia.


Modelo1 4/28/2411:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2011 - Página 24077