Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2011 - Página 24843
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente do Senado Federal, Exmo Sr. Senador José Sarney; signatário da presente sessão, Exmo Sr. Senador Randolfe Rodrigues; fundador e Presidente da Rede Vida de Televisão, Sr. João Monteiro de Barros Filho; representante do Ministério da Defesa, Nelson Jobim; Arcebispo Militar do Brasil, Revmo Sr. Dom Osvino José Both; Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac), Sr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva; Membros do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristão, Revmo Sr. Dom Paulo Mendes; Reverenda Irmã Maria Celeste; Srª Antônia Acarino; demais senhores e senhoras presentes; Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, demais profissionais da imprensa, é com imensa satisfação que fazemos esta bela homenagem à Rede Vida de televisão, na passagem dos seus dezesseis anos de rica existência. Uma homenagem que, em boa hora, foi proposta pelo Senador Randolfe Rodrigues.

            Seu próprio nome expressa o bem maior que celebra: a vida, em todas as suas múltiplas facetas e condições. Repleta de programa e shows, feitos para toda a família, a Rede Vida estabeleceu, desde a sua primeira transmissão, em 1995, o compromisso de produzir uma programação de qualidade, baseada nos princípios cristãos.

            Nesses dezesseis anos, Sr. Presidente, nunca se viram em suas transmissões cenas que atentassem contra os bons valores de nossa sociedade. Em suas transmissões, não há espaço para a violência desmedida ou para os exibicionismos que, por vezes, grassam em outros canais, o que é conhecido por todos nós.

            Enganam-se também, Srªs e Srs. Senadores, aqueles que pensam na Rede Vida como uma retransmissora apenas de cultos religiosos. Embora sempre preocupada com a qualidade e com os princípios cristãos que a inspiram, sua programação está recheada de bom e diversificado entretenimento.

            No telejornal esportivo “Caminhos do Esporte”, as diversas modalidades esportivas do nosso País, principalmente o futebol, são tratadas com leveza e também descontração. Já os programas de entrevistas Tribuna Independente e Frente a Frente trazem sempre personagens de destaque do nosso cenário político e cultura, levando informação e conhecimento para todos os seus telespectadores, em todo o território nacional.

            Nesse sentido, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Rede Vida é um exemplo inequívoco de que é perfeitamente possível aliar uma programação de qualidade com a leveza do entretenimento televisivo.

            Ora, sabemos que as retransmissoras de sinal de televisão gozam, necessariamente, de uma concessão pública. Guardam, portanto, extrema responsabilidade sobre aquilo que produzem e levam aos milhões de lares brasileiros espalhados por todo o Brasil.

            Assim, todos nós temos o dever institucional, como Parlamentares e homens públicos, de elogiar a programação da Rede Vida, que estabelece um compromisso com o entretenimento de qualidade e de alto nível, como é do conhecimento de todos nós.

            A televisão, meus nobres colegas, é o mais poderoso e magnético meio de comunicação de que dispomos nestes últimos tempos. Por meio de sua programação, dezenas de milhões de brasileiros se informam e se divertem diariamente. Talvez seja, para significativa parte de nossa população, o único mecanismo de acesso ao entretenimento, à notícia e às manifestações culturais. Com exceção dos canais por assinatura, a sua programação aberta é a mais democrática forma de difusão cultural e informativa de nosso País.

            Vejam, nobres Srs. Senadores e todos que estão nos assistindo, o tamanho da responsabilidade de seus programadores e repetidores. Estão eles a influenciar milhões de brasileiros na formação de suas consciências e visões.

            Por isso, temos a obrigação de saudar uma programação de bom nível, especialmente em recepção aberta, que todos nós conhecemos. Não é por outro motivo que parabenizamos, neste momento, a Rede Vida de Televisão.

            Ciosa de sua responsabilidade como difusora cultural e informativa, a rede cristã cumpre com louvor o seu papel de levar aos brasileiros e brasileiras espalhados por todo o País uma grade de programas que informam e divertem toda a família brasileira.

            Mais uma vez, Sr. Presidente, meu caro Senador Randolfe, autor desta magnífica sessão, a V. Exª e a todos que aqui estão, especificamente aos representantes da Rede Vida de Televisão, parabenizo a Rede Vida de Televisão, na figura de seu idealizador, o jornalista João Monteiro de Barros, pela passagem do seu aniversário de 16 anos e pela qualidade de sua programação, veiculada diariamente, em rede nacional, por mais de 445 retransmissoras espalhadas por todo o Brasil. Parabenizo, enfim, a todos, dizendo que a Rede Vida é um exemplo que deve ser seguido por todos os demais que atuam na comunicação brasileira.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 5/17/243:41



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2011 - Página 24843