Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2011 - Página 24844
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo Senador Randolfe Rodrigues, Presidente desta sessão e requerente da mesma; Exmo Sr. João Monteiro de Barros Filho, fundador e presidente da Rede Vida de Televisão; representando o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e Arcebispo Militar do Brasil, Revmo Sr. Dom Osvino José Both; Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Marcelo Aparecido Coutinho da Silva; Revmo Sr. Dom Paulo Mendes Peixoto; Reverenda Irmã Maria Celeste Ghislandi; Srª Antônia Acarino Mucciolo; Diretor-Geral da Rede Vida de Televisão, João Monteiro de Barros Neto, a quem agradeço pelas ocasiões em que ali me entrevistou, quero participar e saudar os 16 anos da Rede Vida de Televisão e aqui fazer referência a um artigo de Dom Luciano Mendes de Almeida, escrito em junho de 2005, por ocasião das comemorações dos 10 anos da emissora, quando ele recordava que “em 1993 o pequeno grupo de fundadores consagrou à Padroeira do Brasil os primeiros esforços para colocar no ar as imagens do canal outorgado à TV Independente de Barretos. Nascia, assim, com as bênçãos de Deus, a Rede Vida”.

            Segundo Dom Luciano, João Monteiro de Barros Filho foi o responsável não só pela iniciativa, mas também pelo empenho técnico e artístico, pela fidelidade aos valores culturais, cívicos, morais e religiosos que tão bem caracterizam o trabalho da emissora.

            A empreitada certamente não foi fácil, mas, aos poucos, o canal expandiu-se. A Rede Vida, hoje, está presente em todo o Território nacional, através do sinal aberto (VHF e UHF). São 1.500 Municípios e 110 milhões de telespectadores.

            Em 2011, o Canal da Família estará com o sistema digital de televisão implantado em todas as capitais brasileiras e nas 20 maiores cidades do interior do Estado de São Paulo, beneficiando mais de 55 milhões de habitantes com uma transmissão de alta qualidade.

            A mística da Rede Vida está explicitada na escolha de sua prioridade, conforme nos dizia o saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida:

“Canal da Família”, com a forte convicção de que o amor necessário ao convívio humano nasce e se robustece no ambiente familiar. A Rede Vida procura, assim, levar aos lares a mensagem da doação conjugal e acolhida dos filhos, do cuidado aos idosos e aos enfermos, da partilha e do perdão. Fomenta a vida sadia, excluindo a propaganda do fumo e do álcool e toda violência. Mantém em seus programas o padrão moral indispensável ao respeito, à estima e à solidariedade. Dá especial atenção aos programas religiosos que muito incentivam a formação do caráter, a oração pessoal e em família, a catequese e a participação litúrgica. Educa para o compromisso com a cidadania, a riqueza da nossa história e das religiões do País e a promoção do bem comum.

            Aqui endosso essas palavras e desejo sucesso no caminhar dessa emissora, que tem como objetivo principal a união da família; que tem como objetivo, tenho certeza, a construção de um Brasil justo e civilizado, onde possamos, em breve, aplicar os princípios de justiça.

            Para que isso ocorra, é preciso que, sobretudo, estejam sempre presentes aqueles valores da busca da ética, da verdade, da solidariedade, da fraternidade, da liberdade e da democracia. Ao ligarmos para assistir à Rede Vida, temos a convicção de que esses valores estão sempre lá presentes.

            Meus parabéns. (Palmas.)


Modelo1 4/18/244:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2011 - Página 24844