Discurso durante a 108ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do ex-Ministro da Educação, Paulo Renato Souza.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento à Mesa de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do ex-Ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2011 - Página 25471
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, SENADO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, EX MINISTRO DE ESTADO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu estou encaminhando à Mesa um requerimento de pesar pelo falecimento do ex-Ministro da Educação Paulo Renato Souza, ocorrido no último sábado, dia 25 de junho, na cidade de São Roque, no interior de São Paulo.

            Paulo Renato nasceu em Porto Alegre, em 10 de setembro de 1945, e era formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Obteve o seu mestrado na Universidade do Chile e doutorado na Unicamp.

            Ex-Reitor da Unicamp e ex-Vice-Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, foi um dos fundadores do PSDB, em 1988, e Ministro da Educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

            Como Ministro da Educação, Paulo Renato comandou a universalização do ensino básico, criou o Enem, o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Exame Nacional de Cursos, depois chamado de Enade. Também foi decisivo para a criação do Fundef, em 1996, Sr. Presidente, e - por que não dizer - para a consolidação do Programa Bolsa Escola, que deu origem ao atual Bolsa Família.

            Como o Bolsa Escola tinha uma relação estreitada com a área educacional, o Ministro Paulo Renato foi também fundamental na sua implementação, na aplicação dos recursos, na sua execução e, certamente, na avaliação de resultados extremamente positivos que consolidaram o Programa, hoje tão proclamado por todos. Mas, sem dúvida, houve na gestão de Paulo Renato, no Ministério da Educação, uma ação de competência e eficiência que contribuiu para a viabilização desse Programa.

            Conheci Paulo Renato há mais tempo, quando eu era Governador do Paraná e ele Reitor da Unicamp. Estivemos, em várias oportunidades, discutindo a situação das universidades estaduais do País, e ouvia sempre dele algo que me deixava feliz, que era o fato de o Governo do Paraná pagar o melhor salário para os professores das universidades estaduais. Paulo Renato deu também uma grande contribuição para a consolidação dessas instituições de ensino superior que eram e são administradas por alguns Estados da Federação.

            Era um homem público exemplar, que tinha compromisso com o País, especialmente com a causa educacional.

            Em nome da Liderança do PSDB, no Senado, encaminho votos de condolências e de solidariedade à família desse grande homem público.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/17/246:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2011 - Página 25471