Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização do Festival Folclórico de Parintins, que ocorreu no último fim de semana; e outros assuntos.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO AMAZONAS (AM), DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ENSINO PROFISSIONALIZANTE. POLITICA CULTURAL.:
  • Registro da realização do Festival Folclórico de Parintins, que ocorreu no último fim de semana; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2011 - Página 25926
Assunto
Outros > ESTADO DO AMAZONAS (AM), DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ENSINO PROFISSIONALIZANTE. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, FESTIVAL, FOLCLORE, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO FEDERAL, INAUGURAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente Wilson Santiago.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senadora Vanessa Grazziotin, que fala com tanto entusiasmo desse evento cultural, imagine para mim, na condição de filho de Parintins e torcedor do Boi Garantido, que sai campeão da festa.

            Primeiro, Sr. Presidente, eu quero me congratular com a alegria de todos os parintinenses, que, de um modo geral, produzem essa grande festa, esse grande evento. Todas as pessoas de Parintins - homens, mulheres, artistas, artesãos, taxistas, pescadores, professores, religiosos, enfim, todos -, Sr. Presidente Wilson Santiago, constroem e realizam esse grande evento.

            Eu quero lembrar que Parintins é resultado da viagem feita por esse grande navegador português que foi Pedro Teixeira. A cidade vem dessa grande viagem histórica de Belém para Iquitos e de Iquitos para Belém.

            Parintins é uma cidade de 103 mil habitantes, Sr. Presidente, e tem uma veia artística que nos orgulha muito. Essa festa é resultado da pesquisa, do trabalho árduo e do trabalho criativo de dezenas de artistas. E é mérito do povo de Parintins.

            Mas também quero parabenizar todos os membros do Caprichoso, a sua imensa torcida, na pessoa da sua presidenta, a Márcia Baranda, pela participação.

            O Garantido ganhou. Mas ganhou fruto do julgamento rigoroso dos jurados, que são escolhidos depois de um critério estabelecido pelos dois Bois. E esses jurados não são amazonenses, não são nem do Norte do Brasil, como também não podem ser do Rio Grande do Sul. Eles são de outros Estados. E os jurados deram a vitória ao Boi Garantido.

            Houve uma explosão de alegria na torcida vermelho e branco. E hoje, evidentemente, que não só do Município de Parintins, mas do Amazonas, do Brasil. A mídia vem contribuindo, nestes últimos anos, para que o povo brasileiro, a sociedade brasileira conheça essa manifestação cultural. Nesse sentido, é muito importante a participação da Band, mostrando para o Brasil essa festa, essa alegria, essa criação artística de homens e mulheres da nossa Amazônia, da nossa cidade de Parintins, Sr. Presidente.

            E quiseram os jurados, depois de três dias de festa - são três de festa -, e de um julgamento severo, rigoroso, dar ao Garantido esse título. Portanto, a nação vermelho e branco está em festa.

            Eu quero parabenizar todos os artistas, todas as pessoas que fazem o folclore, a sua imensa torcida, na pessoa do presidente Telo Pinto, por mais esse título, mais essa conquista, mais essa apresentação de encher a todos nós de alegria e de orgulho.

            Quero também, Sr. Presidente, ao fazer este registro, fazer mais dois registros que considero significativos para nossa cidade de Parintins, para o povo de Parintins: a inauguração recente, antes da festa, do porto de Parintins, um porto estratégico.

            Quero registrar aqui, nos Anais do Senado, que, depois de Manaus, é o maior porto do interior do Amazonas e custou R$25 milhões, obra executada pelo Ministério dos Transportes. Para tanto, quero parabenizar a nossa Presidenta Dilma, o Ministro Alfredo Nascimento por essa obra estruturante, essa obra que é do povo de Parintins, do cidadão que chega e do cidadão que sai, e que é muito importante no sentido de organizar, de estruturar e de dar qualidade à nossa querida cidade.

            O porto é uma obra que reafirma as realizações do Governo Federal em todo o Brasil, em toda Amazônia. O porto é mais uma realização do Governo Federal no nosso Estado.

            Da mesma forma, quero registrar, Sr. Presidente, que junto com a festa de Parintins, a 46ª realização do festival, houve a inauguração do Ifam, do Instituto Federal do Amazonas, um instituto tecnológico que vai abrigar em torno de 1.200 alunos, e não só jovens de Parintins, mas das cidades do entorno de Parintins, que poderão frequentar um instituto que já oferece os cursos de Informática, de Administração, de Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente.

            Sr. Presidente, ganha a educação, ganha a juventude, ganha o ensino na nossa região, a Região Amazônica, ganha os jovens de Urucará, Nhamundá, da cidade de Juriti no Pará, de Terra Santa, da cidade de Faro, na divisa do Pará com Amazonas, são jovens que poderão frequentar o instituto, que tem um espaço belíssimo, laboratórios, auditórios, piscinas, salas de aula, corredores bonitos, amplos.

            Eu quero registrar, com muita alegria, a inauguração do Instituto para os jovens. Na realidade, o Instituto está funcionando desde fevereiro de 2010, e é um feito do Governo Federal.

            Sr. Presidente, Parintins, que faz essa grande festa folclórica, popular, artística, enche-nos de orgulho. E é com orgulho que faço o registro da presença das políticas públicas do Governo Federal nesse Município, que é o Município polo no Amazonas. É um Município que fica na divisa do Amazonas com o Estado do Pará.

            A inauguração do Porto e a inauguração do Iphan, antiga Escola Técnica Federal, são motivos de muito orgulho para nós, amazonenses; para nós, brasileiros; para nós, amazônidas.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Modelo1 12/18/2411:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2011 - Página 25926