Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização da 3ª Semana do Empreendedor Individual em várias cidades do País, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); e outros assuntos.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA. HOMENAGEM.:
  • Registro da realização da 3ª Semana do Empreendedor Individual em várias cidades do País, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2011 - Página 26144
Assunto
Outros > MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA. HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, SANTO PADROEIRO.
  • COMENTARIO, INICIATIVA, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), REALIZAÇÃO, SEMANA, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, OBJETIVO, QUALIFICAÇÃO, EMPRESARIO, FOMENTO, FORMALIZAÇÃO.
  • HOMENAGEM, DIA, TELEFONISTA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem revisão do orador) - Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, estamos na semana em que as tradições religiosas e folclóricas de nosso País celebram o dia de São Pedro, o Apóstolo de Jesus Cristo, o pescador. E, aproveitando esta oportunidade, quero parabenizar os queridos colegas de trabalho do nosso gabinete que hoje fizeram uma confraternização, junto com a Bancada do Amapá, onde havia muitos petiscos: pamonha, garapa, pastel, cocada, uns pratos deliciosos, mingau, que o pessoal chama aqui de canjica. Então, parabéns a minha equipe pela iniciativa. E tinha até bandeirinha lá, viu Senadora, no nosso gabinete. Estava no estilo de São João.

            Mas, quando abro o meu pronunciamento falando do dia de São Pedro, é porque quero fazer uma associação que serve tão-somente para lembrar que a palavra, o exemplo e o ensinamento precisam estar sempre presentes, porque funcionam com sedimento para a ação humana, para o progresso individual das pessoas. Não dê o peixe para ninguém, Senador Mário Couto, ensine a pescar.

            É uma metáfora que faço, uma metáfora para fazer aqui um breve registro sobre a importância do empreendedorismo, uma vez que nada neste mundo acontece sem pessoas empreendedoras, com visão e disposição para mudar as coisas.

            Pois muito bem. Neste sentido eu saúdo uma iniciativa das mais salutares para o nosso País. Começou segunda-feira e termina no próximo sábado a Terceira Semana do Empreendedor Individual, promovida pelo Sebrae em todo o País. Desta vez, o foco do evento é justamente a capacitação daqueles formados como empreendedores individuais, de tal sorte que eles possam alcançar a sustentabilidade de seus negócios.

            Uma verdadeira mobilização nacional de incentivo à formalização de profissionais por conta própria e capacitação de quem já é registrado.

            O objetivo que aqui saudamos é aquele que contribui para que esses pequenos negócios se mantenham e possam se desenvolver.

            Tudo dentro de um contexto de incentivo à geração de negócios e à educação empreendedora, aproximando empresas, potenciais clientes, fornecedores, instituições e empresários bem-sucedidos, numa rede de estímulo à inovação e à busca de oportunidades para expandir e gerar novos empreendimentos.

            São mais de 100 tendas, montadas em espaços públicos, com grande circulação de pessoas em todas as capitais do País e vários municípios do interior.

            Srª Presidente, já existem no Brasil mais de 1,2 milhão de empreendedores individuais. A figura jurídica possibilita a formalização de pessoas que exercem atividades econômicas por conta própria.

            São mais de 460 atividades: bordadeiras, boleiras, fornecedores de marmita, pipoqueiros, encanadores, pedreiros, pintores de parede, artesãos, mágicos, costureiros motoboys. A meta do Sebrae, na terceira semana, é formalizar 40 mil novos empreendedores individuais e atender a outros 50 mil estreantes.

            O Sebrae também mobiliza a participação de parceiros, desde órgãos públicos a instituições financeiras, para prestarem informações de interesse dos empreendedores, inclusive sobre crédito.

            Srª Presidente, volto a dizer, nada acontece sem pessoas com disposição para mudar as coisas. O empreendedor é inquieto, percebe coisas erradas ou que podem ser melhoraras e parte para a ação. Percebe oportunidades onde ninguém vê. É quase um dom..

            Creio ser possível estimular o empreendedorismo nas pessoas, mas por toda parte existem pessoas já com esse perfil e que necessitam, justamente, de oportunidades como essa iniciativa, para apresentar algo de novo dentro da sua comunidade, do seu bairro, de sua cidade.

            E um País como o nosso, tão cheio de potenciais, de culturas e de riquezas tão variadas, é solo perfeito para esse perfil. Empreendedorismo e inovação andam de mãos dadas. O mundo está de fato muito competitivo, mas existe lugar para pessoas competentes, inovadoras e empreendedoras.

            O que falta no mercado é qualificação, já que a qualidade de ensino tem deixado a desejar. Nem todo mundo sabe que deve investir em educação formal e informal se quiser encontrar uma colocação.

            E mesmo o ensino acadêmico não é suficiente para o profissional se lançar no mercado. É preciso uma boa dose de curiosidade e vontade de aprender para ele correr atrás de um conhecimento complementar que irá diferenciá-lo dos outros concorrentes.

            O Sebrae não realiza o trabalho sozinho, mas em parceria com entidades do Poder Público, iniciativa privada e sociedade em geral.

            Quero inclusive registrar que, dessa corrente pela busca do progresso individual, fazem parte instituições financeiras como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, além da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social, Governos estaduais e municipais. Todos são parceiros desse evento e estarão presentes nas tendas, fornecendo informações e tirando dúvidas sobre as linhas de crédito.

            No Amapá, essa ação de empreendedorismo deu-se na semana entre 20 e 25 de junho, de forma especial, nos Municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.

            E vejam os senhores que, se até mesmo nas grandes cidades não é difícil encontrar empreendedores e negócios que não dão certo por falta de profissionalização em seus processos e ações, o que dizer então de bairros distantes e Municípios do interior que não têm acesso à avalanche de informações que circulam nos grandes centros?

            Muitas vezes empresários com boas ideias não conseguem levar seus negócios adiante por falta de um acompanhamento especializado que os ajude a deslanchar.

            Foi pensando nisso que o Sebrae, por meio de seus escritórios estaduais, começou a desenvolver projetos itinerantes que levam a quem precisa conhecimentos valiosos de empreendedorismo e gestão, seja para quem quer participar de alguma oficina ou mesmo para empresários que precisem implementar melhores processos de gestão em suas empresas.

            Eventualmente, o nome e as características das ações mudam de Estado para Estado, mas o objetivo é o mesmo: ajudar a transformar pequenas e médias empresas em grandes negócios.

            É uma verdadeira descentralização do atendimento, levando informações, capacitação, palestras, consultorias, oficinas manuais e registro do empreendedor individual a municípios onde não exista uma unidade de atendimento da instituição.

            Por onde passa, o projeto fomenta o empreendedorismo, estimula a formação das micro e pequenas empresas, promove mudanças e fortalece as características empreendedoras e geração de emprego e renda no Município, aquecendo a economia local.

            Não existe uma regra específica para escolher as cidades, mas são priorizadas aquelas onde não existem escritórios ou pontos de atendimento no Sebrae.

            E assim, por onde passa o atendimento itinerante, deixa empreendedores e empresários conscientes da necessidade de investirem em gestão e planejamento, aumentando assim a sobrevida dos empreendimentos e estimulando a abertura planejada de novos negócios. E por isso merece nosso aplauso. Eu saúdo a iniciativa e desejo sincera sorte aos novos empreendedores.

            Essa mobilização vem ao encontro, sobretudo, das iniciativas da Presidente Dilma Rousseff, que, de forma constante, aponta o incentivo ao microcrédito com a finalidade de erradicar a pobreza no Brasil.

            Fica, pois, o nosso registro de incentivo e entusiasmo, sobretudo aos jovens ou às pessoas que alimentam o sonho de ter seu próprio negócio. Aproveitem essa oportunidade de profissionalizar seus negócios e sua empresa.

            Encerro meu registro, citando uma frase que resume bem esse sentimento. É uma frase compartilhada nas redes sociais e que diz assim: se seu navio não chega, nade até ele.

            Srª Presidente, faltam seis segundos. Se V. Exª me der mais trinta segundos, eu agradeceria a generosidade de V. Exª.

            Aproveito também para parabenizar as telefonistas pelo seu dia. Hoje é o Dia da Telefonista. Quero parabenizar as minhas dedicadas colegas de trabalho que nos assessoram - a Val, a Miriam, a Ana Paula, a Nilda e a Débora - pelos brilhantes serviços que prestam. É a palavra de otimismo que desejo selar aqui.

            Muito obrigado. Mais uma vez, agradeço a compreensão de V. Exª.


Modelo1 5/14/244:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2011 - Página 26144