Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Balanço dos assuntos abordados durante reunião de senadores do PDT, PSB e PCdoB com a Presidente da República Dilma Rousseff, ocorrida ontem.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Balanço dos assuntos abordados durante reunião de senadores do PDT, PSB e PCdoB com a Presidente da República Dilma Rousseff, ocorrida ontem.
Aparteantes
Acir Gurgacz, Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2011 - Página 26149
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • BALANÇO, REUNIÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), DEBATE, PROGRAMA NACIONAL, COMBATE, MISERIA, PROJETO, INTERCAMBIO, ESTUDANTE, ESPECIALIZAÇÃO, EXTERIOR, ANALISE, RELEVANCIA, ZONA FRANCA, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, companheiros e companheiras, ontem, nós, os Senadores e as Senadoras da Bancada do PCdoB, meu Partido - eu e o Líder da nossa Bancada, Senador Inácio Arruda -, as Senadoras e os Senadores do PDT - e aqui está o Senador Acir Gurgacz -, assim como os Senadores e as Senadoras do PSB -, tivemos uma reunião, uma conversa importante com a Presidente Dilma. A Presidente Dilma está, nesses últimos dias, nessas últimas semanas, reunindo-se e debatendo com todos os Senadores dos partidos que participam, que dão sustentação, que formam a base de apoio de seu Governo.

            Srª Presidente, eu quero destacar a importância da conversa. Primeiro, que, ela tendo claro que ali estavam presentes Senadores, a grande maioria, que representam as Regiões Norte e Nordeste, ela nos fez um convite, um chamamento, para que colaborássemos com o Governo no debate do Projeto de Desenvolvimento Nacional, um projeto que buscasse a inclusão de todas as unidades da federação e a diminuição das desigualdades regionais. Tratou e falou muito a respeito da política de desenvolvimento regional, lembrando que essa é uma política retomada a partir do Governo do Presidente Lula e que ela tratará com muito carinho e com muita força.

            Ela nos disse das dificuldades das finanças e da economia do País no momento em que ela assume o poder, com o Brasil enfrentando uma escalada inflacionária, que as medidas adotadas pelo Governo têm levado ao equilíbrio das finanças públicas e que medidas que representariam um aperto menor na economia poderão vir a ser tomadas em breve.

            Falou com muita satisfação que a inflação, apesar de ser sazonal, apesar de ser cíclica, dá sinais de perfeito controle. Isso nos devolve a tranquilidade com relação à economia, no sentido de que o Brasil pode avançar nos investimentos, avançar nas políticas sociais.

            Falou com alegria e com brilho nos olhos, Srª Presidente, quando tratamos de programas importantes de inclusão social. Conversamos muito a respeito do programa Brasil sem Miséria. Com muita alegria, falou também que são aproximadamente quarenta milhões de brasileiros que ascenderam à classe média, ou seja, não mais trinta milhões e, sim, quarenta milhões de brasileiros que ascenderam à classe média. Significa uma Argentina, que tem pouco mais de quarenta milhões de habitantes; é que como fosse uma Argentina subindo de classe social.

            Isso, Srª Presidente, é muito importante. Tivemos a oportunidade de debater que todo país busca um projeto de desenvolvimento nacional, agora, um projeto que tem que ter objetivo claro, tem que ter um foco muito objetivo, muito claro. O Brasil fez a escolha do seu foco, o Brasil fez a escolha do seu caminho, exatamente o caminho pela busca da inclusão social. Esse é um caminho importante. 

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senadora Vanessa.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Pois não, Senador Paulo Paim.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Vou interromper, mas é por um motivo justo, nem trinta segundos. Só para dizer parabéns a você nesta data. Que as suas ideias, o que a senhora defende ao longo de sua vida tenha uma vida longa, assim vamos construir um mundo melhor para todos. Parabéns pelo seu aniversário!

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador Paim. Obrigada mesmo pelo carinho de V. Exª. Tenho certeza de que V. Exª não é apenas um grande Senador da República, mas é um amigo de todas as Senadoras e Senadores. Muito obrigada mesmo, Senador Paim.

            Dizia que, na nossa conversa de ontem com a Presidente Dilma, ela falou e reafirmou a intenção deste Governo, Senador Acir, e foi exatamente assim, de trabalhar o desenvolvimento com inclusão social.

            Tivemos a oportunidade de discutir com ela um dos aspectos do programa Brasil sem Miséria, que diz respeito ao campo brasileiro, à produção da agricultura e da agricultura familiar, de como esse item do Brasil sem Miséria vai ajudar enormemente milhares de brasileiros e brasileiras que vivem no campo, pois, a partir de agora, terão oportunidade de produzir e ampliar a produção e ter a garantia de venda, porque lá estará o Estado brasileiro.

            No Estado do Amazonas, o ex-Governador e hoje Senador Eduardo Braga já iniciou um procedimento assim. E nós vimos como o interior tem se desenvolvido com essa política, porque a venda por parte do agricultor é garantida pela compra por parte do Estado. E são produtos com qualidade e preço melhores que são colocados na merenda escolar, por exemplo.

            Então, falávamos com muita alegria dessas questões e dos problemas que o Brasil ainda precisa superar. E não são poucos os problemas. Ela nos falava dos 70 mil brasileiros e brasileiras que pensam em se formar. Em breve, estará lançando um projeto, uma nova política industrial brasileira, em que milhares de brasileiros e brasileiras, sobretudo das ciências da saúde e ciências exatas, das engenharias, deverão receber patrocínio do Governo Federal para que se formem no exterior. Para que se especializem no exterior, mais de 70 mil jovens, mulheres, homens terão a oportunidade, com o apoio, com o amparo do Governo Federal, de se formarem, de se especializarem no exterior.

            Isso é importante para quem quer desenvolver uma indústria de ponta; para quem quer fazer com que a agricultura brasileira seja ainda mais eficiente do que é hoje, porque hoje nós temos uma das agriculturas mais eficientes do planeta; mas podemos melhorar ainda mais.

            Eu vi um informativo, há alguns dias, que mostra que em 2020, aproximadamente, nós melhoraremos no mínimo em 50% a produtividade que temos hoje, que já é uma produtividade muito boa mesmo.

            E reservo esses últimos minutos, Srª Presidente, para da oportunidade que tive de conversar com a Presidente Dilma a respeito de assuntos relativos à Zona Franca de Manaus.

            Primeiro, ela chamou atenção de todas as Senadoras e Senadores que ali estavam, ministras, para a importância que tem tido a Zona Franca de Manaus, sobretudo no processo de preservação da Amazônia. Essa foi uma observação feita pela própria Presidenta da República: da importância desse modelo para a preservação ambiental.

            Ela foi questionada por mim a respeito de uma série de questões que estão sendo debatidas no Brasil, decisões que estão sendo tomadas com a iniciativa do Governo Federal de trazer para o Brasil fábricas, unidades produtivas de semicondutores; de tablets, que são os computadores mais modernos, com teclado embutido. Isso tudo faz com que a política brasileira de incentivo fiscal seja modificada.

            E, dentro dessa modificação, como não prejudicar a Zona Franca de Manaus, que hoje é um polo produtivo de eletroeletrônicos muito importante para o País? Temos uma participação pequena, menor do que tínhamos na época de Fernando Henrique - menor! -, mas estamos conseguindo manter a nossa participação no setor de informática.

            E como ampliar essa participação? Como diversificar mais partes, peças componentes de computadores, de microcomputadores, de tablets no Brasil inteiro? E ela me disse, com toda a convicção, repetindo, que fará de tudo e não permitirá que qualquer medida venha em prejuízo à Zona Franca de Manaus.

            É isso que o meu Estado e que a minha gente espera da Presidente Dilma, que teve lá a maior votação proporcional do Brasil.

            Concedo a V. Exª, Senador Acir Gurgacz, um aparte.

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - Inicialmente, quero cumprimentar V. Exª pelo seu aniversário.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Obrigada.

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - Parabéns, muitas felicidades! Quero aqui dar um testemunho do seu trabalho em defesa da Zona Franca de Manaus, não só ontem, quando tive o prazer de assistir, de ouvir V. Exª defendendo, junto à Presidente da República, a importância da Zona Franca de Manaus para o Brasil - não só para os amazonenses, mas para todo o País. A senhora o fez muito bem, e não somente ontem. De toda a convivência que tivemos aqui, nesta Casa, e pelo que conheço de V. Exª, como ex-Deputada Federal, tenho só a dizer que V. Exª defende muito bem a Zona Franca de Manaus e os amazonenses. Parabéns pelo pronunciamento, Senadora.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador Acir. V. Exª vem dali de Rondônia, um Estado vizinho, e temos alguns problemas semelhantes. Tenho certeza de que, em todas as nossas bancadas, tanto os Deputados Federais que aqui estão, quanto os Senadores da República, temos conseguido agir de forma unitária para fazer com que os nossos Estados alcancem o objetivo central...

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Concluo, Srª Presidente: o objetivo central, que é o desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, porque, afinal de contas, são 24 milhões de brasileiros e brasileiras que vivem na Amazônia, que vivem na parte mais rica do planeta - a parte mais rica do ponto de vista das riquezas naturais. Então, esse é o nosso desafio.

            Fiquei feliz não só com a conversa que tivemos com a Presidenta no dia de ontem, na reunião, mas também com as palavras ditas pelo Ministro Mercadante, que vai focar a Amazônia não apenas para garantir a ela parte da produção desses componentes importantes tecnológicos, mas também a pesquisa da biodiversidade, que é fundamental, indispensável para o Brasil e para nós que ali vivemos.

            Muito obrigada, Srª Presidente.


Modelo1 5/18/245:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2011 - Página 26149