Pronunciamento de Paulo Davim em 29/06/2011
Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do lançamento, hoje, na Câmara dos Deputados, da revista Pensar Verde, publicada pela Fundação Verde Herbert Daniel. (como Líder)
- Autor
- Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
- Nome completo: Paulo Roberto Davim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ENERGETICA.:
- Registro do lançamento, hoje, na Câmara dos Deputados, da revista Pensar Verde, publicada pela Fundação Verde Herbert Daniel. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/06/2011 - Página 26165
- Assunto
- Outros > POLITICA ENERGETICA.
- Indexação
-
- REGISTRO, LANÇAMENTO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PERIODICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
- COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, PERIODICO, ELABORAÇÃO, ARTIGO, RELAÇÃO, ENERGIA RENOVAVEL, VOCAÇÃO, BRASIL, SETOR.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu ocupo a tribuna desta Casa, na tarde de hoje, para fazer o registro do lançamento da revista Pensar Verde, que aconteceu há poucos instantes na Câmara dos Deputados. É uma revista de debates, publicada pela Fundação Verde Herbert Daniel, que traz temas importantes para serem debatidos no Brasil contemporâneo.
Falamos na revista sobre o desenvolvimento sustentável. Tive a satisfação de receber o convite para escrever um artigo no primeiro número da revista e discorri sobre energias renováveis, sobre a possibilidade que o Brasil está tendo de desenvolver energia eólica, desenvolver energia solar, já que temos um potencial de matriz energética limpa muito grande e a tendência é que continuemos avançando na produção de energia limpa. E há uma perspectiva de até 2030 o Brasil produzir 30% da sua energia, da energia consumida, através da energia solar. E o Rio Grande do Norte, o meu Estado, terá condições de produzir a metade dessa energia. É uma perspectiva alvissareira para todos nós, para o Brasil, para o Nordeste até por que a energia eólica leva o desenvolvimento para as regiões mais carentes. Ela é uma perspectiva de geração de emprego, de mudança real de vida.
Há temas como também o Código Florestal, que está contemplado nesse primeiro número da revista Pensar Verde, do Partido e da Fundação Verde Herbert Daniel, mas há um detalhe que eu acho fundamental. Quero parabenizar a Editora-Chefe, a jornalista Angélica Brunacci, que produziu a revista.
Presidente, essa é uma revista feita com 100% de papel reciclado e 60% da tinta utilizada na revista é tinta vegetal. Portanto há condição, sim, de termos um aproveitamento melhor das riquezas naturais e, evidentemente, respeitar os danos ambientais até mesmo no lançamento de uma revista como esta, numa produção gráfica como esta, em que 100% do papel é reciclado e 60% da tinta é vegetal. Nós sabemos que cada tonelada de papel reciclado significa uma economia de 25 árvores no Brasil. Portanto essa matéria reutilizável é um produto que tem viabilidade econômica e sobretudo viabilidade ambiental.
Então quero fazer esse registro e parabenizar o Marcos Antônio Miroz, que é o Presidente da Fundação Verde Herbert Daniel, quero parabenizar todos que colaboraram para a edição do primeiro número, como é o caso do Deputado Federal Sarney Filho, André Lima, Nilo D’Ávila, Marco Antônio Miroz, José Carlos Lima, Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis e Rosane Ferreira, que foram os parlamentares que escreveram para o primeiro número.
Então, o partido está de parabéns.
Eu tinha que fazer esse importante registro, porque essa revista será trimestral. A primeira tiragem foi de mil exemplares e essa revista também poderá ser lida pela Internet, na página da Fundação Hebert Daniel ou através da revista Pensarverde@gmail.com, onde você pode entrar em contato com o conselho editorial da revista para adquiri-la.
Era o que tinha para registrar na tarde de hoje, Srª Presidente.
Muito obrigado.
Modelo1 1/5/252:18