Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Estabelecimento pela Assembléia Geral da ONU de 2011 com o Ano Internacional da Química, congratulando-se com os cientistas brasileiros, especialmente aos químicos, pela justa homenagem.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Estabelecimento pela Assembléia Geral da ONU de 2011 com o Ano Internacional da Química, congratulando-se com os cientistas brasileiros, especialmente aos químicos, pela justa homenagem.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2011 - Página 26439
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ANUNCIO, INICIATIVA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), DEFINIÇÃO, ANO INTERNACIONAL, QUIMICA.
  • CONGRATULAÇÕES, QUIMICO, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o ano de 2011 - mediante o slogan “Química - Nossa Vida, Nosso Futuro” - o Ano Internacional da Química, uma ciência que é, sabidamente, fundamental para o bem-estar da humanidade.

            A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) esclarece que é objetivo do Ano Internacional da Química incentivar o interesse da juventude por tão importante campo do conhecimento humano, especialmente no ano do centenário da premiação da grande cientista polonesa Marie Curie, laureada com o Prêmio Nobel em 1911, por sua descoberta dos elementos rádio e polônio, e por suas relevantes pesquisas sobre a radiação.

            Também em 2011, celebramos o primeiro centenário da criação da Associação de Sociedades Químicas, atualmente representada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, Iupac. Essas entidades surgiram para facilitar a comunicação internacional e a cooperação entre químicos, e também para garantir a padronização de nomenclatura e terminologias.

            Srªs e Srs. Senadores, as aplicações práticas dos conhecimentos em química são incontáveis, e de tamanha importância, que se poderia afirmar que a vida moderna não seria possível sem os avanços constantes obtidos neste importante campo da investigação humana.

            As mais variadas formas de indústria - alimentícias, de têxteis ou de combustíveis, entre tantas outras - são beneficiárias dos desenvolvimentos científicos da química e suas aplicações na vida cotidiana. A medicina e as ciências forenses também se valem dos desenvolvimentos da química para que a cura de pacientes e a elucidação de crimes se tornem possíveis.

            Congratulamo-nos, pois, com os cientistas brasileiros, e muito especialmente com os químicos que, por meio de seu trabalho diário, se dedicam ao avanço da ciência e da indústria em nosso País, pela justa homenagem prestada pela ONU a essa comunidade científica, ao estabelecer 2011 como o Ano Internacional da Química.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/25/2411:41



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2011 - Página 26439