Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulação aos estudantes brasileiros, em especial aos pernambucanos, finalistas do concurso Imagine Cup, promovido pela Microsoft. (como Líder)

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulação aos estudantes brasileiros, em especial aos pernambucanos, finalistas do concurso Imagine Cup, promovido pela Microsoft. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2011 - Página 26569
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CONGRATULAÇÕES, BRASILEIROS, PARTICIPAÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, TECNOLOGIA, ELOGIO, PRESENÇA, ESTUDANTE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu queria, antes de iniciar as minhas palavras, fazer aqui uma saudação ao evento que foi realizado hoje, pela manhã, por iniciativa do PSDB, de homenagear o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. Tive a oportunidade de lá estar, embora não pudesse ter assistido a todo o evento. Mas, na condição de brasileiro, de militante do PT, eu não poderia aqui deixar de fazer este registro, até pelo perfil de democrata, pelas importantes contribuições que ele deu ao nosso País na luta contra a ditadura, e de me associar a essas homenagens.

            Mas, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, nós sabemos que o Brasil é campeão em diversas modalidades esportivas, e já nos acostumamos aos títulos e medalhas conquistados por nossos atletas.

            O que pouca gente sabe é que estamos conquistando outro tipo de campeonato, o da inovação tecnológica voltada à solução dos problemas cotidianos.

            Falo da Imagine Cup, concurso liderado pela empresa Microsoft que revela jovens talentos acadêmicos em todo o mundo. O objetivo é estimular os estudantes a pensarem em como a inovação tecnológica pode melhorar a vida das pessoas.

            Desde 2003, quando foi lançado, o programa vem contando com grande participação - e participação vitoriosa! - de jovens brasileiros. E, para orgulho dos cidadãos pernambucanos, nosso Estado está fortemente representado na final da Imagine Cup, marcada para o próximo mês, em Nova York.

            A delegação brasileira foi recebida ontem pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Os pernambucanos são maioria entre os brasileiros finalistas da Imagine Cup, com projetos altamente criativos e de grande importância para a saúde humana.

            É o caso do projeto que cria um sistema embarcado que permite monitorar os sinais vitais dos pacientes antes do atendimento médico. Pode ser usado em salas de atendimento, ambulâncias e até mesmo em tendas improvisadas.

            O projeto foi desenvolvido por Hugo Rodrigues da Silva Filho, da Faculdade Estácio, do Recife; Iury Luã de Melo Pereira e Paulo Rafael Ferrão Feodrippe, da Universidade Estadual de Pernambuco; Francisco Kleyson dos Santos e Edmiel Leandro Bandeira da Silva, da Escola Técnica Estadual, Professor Agamenon Magalhães, de Paulista, também em Pernambuco.

            Outro projeto finalista cria uma plataforma virtual de educação que oferece serviços e software especializado para educadores. Os aplicativos empregam tecnologias como Realidade Aumentada, sistemas TouchScreen e comandos de voz, e permitem a capacitação e a troca de experiências no ambiente virtual.

            Participam da equipe Francinildo Kleyson dos Santos, da Etepam; Adailson de Castro Queiroz Filho, da Universidade Federal de Pernambuco; Gabriel Magalhães da Luz, da Faculdade Maurício Nassau, do Recife; e Júlio Rodrigues de Mendonça Neto, da Faculdade Guararapes, de Recife.

            O HopeBlocks, também finalista, é um jogo dinâmico no qual o participante tem o poder de mudar o mundo. Usando mecânica de match-three, o jogador deve organizar pessoas para que elas trabalhem juntas e melhorem a vida em sua região.

            Os estudantes Vinicius Ottoni Borges Figueiredo, Camilla Avellar Silveira, João Gabriel Gadelha Xavier Monteiro, Luca Bezerra Dias e Michelle Oliveira, todos da Universidade Federal de Pernambuco, participam desta equipe.

            Finalmente, temos o trabalho da equipe Bells, da Universidade Federal de Pernambuco, com o ProDeaf. Trata-se de uma aplicação para dispositivos móveis que permite a comunicação fluente, em tempo real, entre surdos e não surdos, convertendo sons de fala em linguagem de sinais e vice-versa.

            Em oito anos de existência, a Imagine Cup ajudou a revelar inúmeros talentos brasileiros, que superaram estudantes de países como China, Índia, Japão e Estados Unidos.

            Quero saudar e parabenizar aqui esses jovens talentos, motivo de grande orgulho para os brasileiros, e abraçar especialmente os estudantes de meu querido Estado de Pernambuco.

            Ao aliar talento e criatividade na produção de tecnologias destinadas a melhorar a vida das pessoas, ele nos lembram, com orgulho, que o Brasil é, sim, o País do futuro, e o futuro é agora.

            Muito obrigado, Srª Presidente, pela tolerância, e às Srªs e Srs. Senadores.


Modelo1 5/25/242:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2011 - Página 26569