Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2011 - Página 26841
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, LANÇAMENTO, PLANO, REAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome do PSB, cumpro uma missão, para mim muito dolorosa e para a sociedade brasileira, de fazer uma homenagem, mais do que merecida, a um dos maiores políticos da história contemporânea do Brasil.

            O Presidente Itamar Franco, na sua carreira política, enalteceu o Estado de Minas Gerais e o Brasil, com o seu comportamento ético, decente, corajoso. Homem de luta, homem de coerência, manteve a tradição dos homens públicos de Minas Gerais, das Alterosas, aquele Estado que construiu para o nosso País tantas carreiras políticas que se identificaram com o ideal da liberdade, da democracia e da ética. Figuras como Milton Campos, como Juscelino Kubitscheck, como Pedro Aleixo e tantos outros fizeram a história não só de Minas, mas construíram um edifício, um patrimônio que constitui exemplo para os brasileiros.

            A figura do Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco exerceu, na esteira desses exemplos edificantes dos homens públicos de Minas, os cargos que ocupou com a maior dignidade.

            Formou-se como Engenheiro Civil pela Universidade de Juiz de Fora. Elegeu-se Prefeito daquela cidade em 1967, depois foi candidato pelo antigo MDB ao Senado e logrou eleger-se Senador da República, pela primeira vez, em 1975; em 1982, segundo mandato de Senador; em 1987, terceiro mandato de Senador; e, em 2010, quarto mandato de Senador da República.

            Foi Vice-Presidente da República, eleito pelo PRN, companheiro de chapa do então candidato a Presidente e depois Presidente Fernando Collor. Com o impeachment do Presidente Fernando Collor, num momento delicado da política nacional, no momento em que pela primeira vez um Presidente saía do poder por iniciativa do Congresso Nacional, assumia a Presidência da República, dentro daquele traço característico de uma personalidade firme, corajosa, o Presidente Itamar Franco.

            Foi no seu governo que ocorreu um plebiscito para que a Nação dissesse se deveríamos adotar o parlamentarismo ou o presidencialismo. A história registra que o presidencialismo ganhou. O povo brasileiro preferiu, quando consultado, o presidencialismo como regime de governo.

            Foi na administração exemplar do Presidente Itamar Franco que foi idealizado o Plano Real, que, efetivamente, veio nos tirar da prisão que nos é proporcionada pelo processo inflacionário, que humilha a Nação, que a torna mais frágil, provocando maior sofrimento, principalmente para a população mais pobre. Foi ele que teve essa coragem, esse espírito de um verdadeiro brasileiro, preocupado com o futuro do seu povo...

(Interrupção do som.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - ...que, sem saber o que vai acontecer; medidas drásticas que deveriam ser tomadas.

            O Presidente assumiu as rédeas do Plano Real, e, hoje, estamos vendo o resultado dessa primorosa ideia, desse milagre da economia brasileira, que foi o Plano Real, que nos colocou em pé de igualdade e em situação privilegiada em relação ao conserto da economia mundial.

            Foi Governador de Minas em 1998, e, lá, todo mundo sabe como foi sua atuação, sempre na linha da honestidade, da autoridade...

(Interrupção do som.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - ...que exercia sem nenhum destemor.

            Por isso, a palavra, neste instante, é de tristeza, de condolências à família enlutada, ao povo de Minas e também ao povo do Brasil. É a palavra do Partido Socialista Brasileiro, que reconhece em Itamar Franco as qualidades de um verdadeiro brasileiro, identificado, como sempre foi, harmonizado, como sempre foi, com os ideais de liberdade, de desenvolvimento e de paz social no Brasil em que vivemos.


Modelo1 5/4/245:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2011 - Página 26841