Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2011 - Página 26846
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome do PDT, venho externar o sentimento de pesar pelo falecimento do nosso colega Senador, ex-Presidente da República Itamar Franco.

            O Brasil perde um de seus mais ilustres homens públicos, que sempre lutou pela democracia, pela moralização da política e pelo desenvolvimento do nosso País, sendo um dos responsáveis pela conquista da estabilidade da economia brasileira.

            Foi Itamar Franco, com seu jeito mineiro, sua serenidade e sabedoria política e econômica, a sensibilidade para os problemas sociais brasileiros, além do grande espírito nacionalista, que proporcionou uma guinada na história do Brasil, com a implantação do Plano Real.

            Foi no governo de Itamar Franco que o Brasil deu início a um ciclo de estabilidade econômica que proporcionou muitas conquistas para o povo brasileiro e colocou nosso País entre as principais potências mundiais.

            No curto período em que convivi com o Senador Itamar Franco, aqui nesta Casa, aprendi a respeitá-lo e admira-lo ainda mais, seja por suas posições firmes no debate das questões nacionais, como na defesa da autonomia, da interdependência e da harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

            O Brasil perde um grande estadista. Minas Gerais perde um de seus filhos mais ilustres. E o Senado perde uma grande liderança, um vulto político que marcou três momentos distintos da história do Congresso Nacional, com atuação marcante no período militar; um papel fundamental na redemocratização do País; participante ativo da Assembleia Nacional Constituinte; e, nesta legislatura, quando trouxe uma grande contribuição para a Reforma Política e para o debate dos grandes termas nacionais.

            Itamar nos deixa um legado de honestidade, dignidade, resistência democrática, coerência política e de princípios. Todos nós vamos sentir muito a sua falta. Que sua trajetória política e humana sirva de inspiração para todos.

            Era isso o que eu tinha para colocar.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/5/2411:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2011 - Página 26846