Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2011 - Página 26848
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco/PSDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a priori, desejo fazer um depoimento pessoal. Eu não me esqueço de que, no dia 3 de maio deste corrente ano, eu vim a esta tribuna fazer minha apresentação pessoal. Eu não me esqueço e jamais irei me esquecer de que, quando retornei ao plenário desta Casa, o Senador Itamar Franco se dirigiu até mim, cumprimentando-me e fazendo uma pergunta. A pergunta foi a seguinte: “Quais foram os cargos que o senhor já ocupou na vida pública?” E eu lhe disse que, até então, nunca havia exercido nenhum cargo público.

            E aí, então, ele me pediu, Presidente, que eu sentasse a seu lado. E sentei ao lado do nosso querido Itamar Franco. Ali, então, nós trocamos algumas palavras, eu, mais ouvindo do que propriamente falando. E posso afirmar que essa receptividade de um chegante, de um principiante, por um ex-Presidente da República, um cidadão com o calibre do nosso querido Itamar Franco, marcou a minha vida e vai marcar para o resto de toda ela.

            Pois bem, Sr. Presidente, deixei a minha poltrona e, sempre que poltrona ao lado do Senador Itamar Franco estava desocupada, eu fazia questão de ali me sentar, porque sabia o quanto ele tinha a oferecer-me. E ele, com toda humildade, durante três semanas que se passaram, falou coisas belíssimas para mim, que também vou levar para a minha vida eterna.

            Lamentavelmente, foram apenas três semanas, mas o suficiente para eu conhecer o nosso verdadeiro Itamar Franco. A sua ausência deixa não apenas um lugar vazio ao meu lado, mas uma lacuna na Nação brasileira.

            Homem de coragem - pude concluir -, sábio, íntegro, nunca se curvou aos movimentos da política brasileira. Sua história de vida é reta, e a sua participação na história do Brasil deixa-nos mais orgulhosos de nossa própria história.

            Pessoalmente, sinto que a companhia de Itamar, nessas três semanas de Senado, marcou meu mandato e deixa para meu futuro muitas lições de integridade, de legalidade e de respeito pela Constituição e pelo povo brasileiro. 

            O Senador Itamar Franco foi um balizador não somente da minha atuação nesse período, mas de muitos outros Senadores aqui presentes, imagino.

            Ele foi alvo a ser seguido, e sinto ter tido tão pouco tempo para acompanhar Itamar Franco aqui, neste Senado. Itamar foi grande líder, que, ao longo de sua trajetória política, deixa-nos um legado de seriedade, de lealdade e de responsabilidade pela coisa pública, exemplo que todos nós, políticos, devemos seguir.

            Despeço-me, Presidente, de Itamar Franco e transmito meu sentimento aos seus amigos. Peço a Deus que conforte os corações de toda a sua família.

            Muito obrigado, Presidente.


Modelo1 7/27/2410:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2011 - Página 26848