Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar, minuto de silêncio e levantamento da Sessão pelo falecimento do Senador Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2011 - Página 26855
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, IMPORTANCIA, IMPLEMENTAÇÃO, PLANO, REAL, REDUÇÃO, INFLAÇÃO, REORGANIZAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, profissionais da imprensa, demais senhores e senhoras, nestes primeiros meses de meu mandato como Senador da República, senti-me muito honrado de poder estar ao lado de um homem público que abrilhantou a história brasileira. Como bem disse o Senador Pedro Simon, de fato, exerceu todos os seus mandatos com dignidade e respeito ao povo brasileiro.

            Itamar Franco teve sua vida ligada à política de forma exemplar. Homem incorruptível, sempre trabalhou para o Brasil e para os brasileiros.

            Sua dedicação ao nosso País pode ser vista nesse período em que esteve ao nosso lado aqui no Senado Federal. Já tendo em seu currículo a Presidência da República, poderia aposentar-se como um homem de grandes feitos, mas sua honradez, seu espírito incomum de brasilidade fizeram-no retornar a esta Casa, para, mais uma vez, lutar por seus ideais, lutar por um Brasil melhor.

            Como Presidente da República, foi o idealizador e o principal defensor do Plano Real, que todos nós reconhecemos hoje como a solução não só para a manutenção da economia brasileira, Senador Paulo Paim, como também para evitar a corrosão do salário da grande maioria, eu digo até, da totalidade da população brasileira. 

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos sabemos que este plano deu novos rumos ao nosso País. Não podemos esquecer que, naquela época, vivíamos uma inflação de dois dígitos, que nos incomodava e nos tornava desacreditados lá fora, especificamente a economia nacional. Essa inflação corroia os nossos salários e também a própria economia nacional, fazendo com que a população ficasse mais pobre a cada dia.

            Com a implementação do Plano Real, houve redução da inflação, que era o principal objetivo do projeto, que, como disse Pedro Simon, foi debatido, sugerido por esta Casa. E enfim, com a ajuda do Senado e do Congresso Nacional, foi aprovado um plano que, de fato, ao longo de mais de vinte anos, deu certo e está contribuindo para a estabilidade econômica e para que o Brasil seja respeitado em todo o mundo, especificamente nas economias mais potentes do universo.

            Esses efeitos do Plano causaram uma reorganização dos setores econômicos nacionais. Com isso, todos nós hoje reconhecemos a decisão político-administrativa do Presidente Itamar como também a contribuição desta Casa e da população brasileira que o ajudaram a tomar a decisão que o Brasil reconhece como uma das mais acertadas naquele instante.

            Homem forte, defensor intransigente de suas idéias e também da Constituição Federal, continuou conduzindo, Senador Paim, o processo de redemocratização deste País, um processo difícil, como V. Exª, parlamentar que era, acompanhou de perto. Foi um momento em que as condições do País, como já disse, eram muito difíceis, após acontecimentos que deixaram marcas profundas, que todos nós conhecemos, na história brasileira.

            Itamar Franco foi um homem que exerceu suas funções públicas com altivez e dignidade, sendo um exemplo para todos os brasileiros e, com certeza, para aqueles que ainda haverão de assistir à sua história - digo até de lerem-na - num futuro próximo.

            Parabéns a todos os companheiros desta Casa, parabéns ao saudoso Itamar Franco por sua própria história, onde todos nós o reconhecemos como um homem que serviu e que serve de exemplo para que juntos tenhamos condições de espelhando-nos, Senadora Ana Amélia, na sua história, contribuirmos para que o Brasil seja cada vez melhor.

            Muito obrigado, Sr. Presidente


Modelo1 5/17/243:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2011 - Página 26855