Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade dos capixabas aos mineiros pelo falecimento do Senador e ex-Presidente Itamar Franco.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de solidariedade dos capixabas aos mineiros pelo falecimento do Senador e ex-Presidente Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2011 - Página 27030
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Marta Suplicy, agradeço a generosidade do Senador Geovani por me permitir fazer uso da palavra. Outros Senadores já o fizeram, mas eu quero, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, brasileiros que nos acompanham pela TV Senado, de igual forma trazer a manifestação de solidariedade dos capixabas: um abraço muito fraterno aos mineiros pela passagem do nosso queridíssimo ex-Presidente da República, ex-Governador e ex-Senador Itamar Franco.

            Seguramente, o nosso País e a nossa política seguramente ficaram mais pobres sem Itamar Franco; sem o homem público que sempre se norteou pela retidão moral, pela coerência política e pelos interesses do povo brasileiro; sem o mineiro de estilo discreto, mas que sabia ser atrevido e polêmico na hora de defender com paixão suas próprias ideias, na hora, enfim, de lutar por aquilo em que acreditava.

            Um político que colecionou os títulos mais importantes, mas que nunca se aproveitou deles em benefício próprio; que chegava a fugir dos holofotes, mas que não fugia de uma boa disputa política; que foi um dos maiores protagonistas do nosso tempo, da História recente; o Presidente que garantiu a tranquilidade democrática, sabendo conciliar as forças políticas no momento delicado de nossa história contemporânea; que foi audacioso o bastante para plantar a estabilidade econômica com o Plano Real; o estadista que engajou o Governo Federal no combate à fome e que sempre, sempre brigou por um Estado que promovesse a paz, a justiça, o bem-estar público; o governador que teve a ousadia de decretar moratória por absoluta falta de dinheiro; o Senador que defendia seus pontos de vista com unhas e dentes, mas que sabia ouvir e dialogar; o homem simples que não se deixou seduzir pelas facilidades e mordomias do poder e nunca se deixou manchar pela corrupção; que conquistou tantos amigos com sua honradez; que sabia, é verdade, irritar os inimigos, mas respeitando-os.

            O Brasil perdeu um estadista de mão cheia.

            E ficou mesmo mais pobre sem o exemplo de conduta ética e impecável do nosso sempre Senador Itamar Franco, de sua generosidade e de seu compromisso maior como País e com os brasileiros.

            Conviver, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pessoalmente com Itamar Franco aqui no Senado, nesses poucos meses, foi um privilégio. Um aprendizado. Aprendizado de ética, de política com P maiúsculo. De humilde, de lisura e de coerência.

            Vamos todos, Senadores e funcionários do Senado, todos vamos sentir saudade do nosso sempre Senador Itamar Franco. Até do jeito impetuoso e temperamental. Das citações em latim, da conversa franca, do gosto pelo debate político. Do fervor quase juvenil com que brigava por suas ideias e seus ideais. E até do topete. Vamos sentir saudade do nosso sempre Itamar Franco.

            Itamar Franco entra para a galeria dos Senadores mais notáveis desta Casa, ao lado de Rui Barbosa, Afonso Arinos, Tancredo Neves, Mário Covas, Franco Montoro e de tantos outros.

            (A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES) - Já encerro, Srª Presidente.

            Ele fez o Brasil ter mais orgulho de seus homens públicos. Fez e continuará fazendo o Brasil alimentar a esperança de relações políticas mais éticas e mais dignas. Relações políticas compromissadas, não com os projetos pessoais, mas com o desenvolvimento econômico e social do País. Com a melhor distribuição de renda, a justiça social e o interesse comum.

            Neste momento, de profunda tristeza e consternação, deixo o meu abraço, em meu nome e dos capixabas, aos familiares e amigos diletos do nosso já saudoso Senador Itamar Franco. A todos os amigos, a todos que o tomaram como exemplo no cenário político, o Senador que até na morte soube dar um testemunho de grandiosidade, recusando as honrarias póstumas de Chefe de Estado, a que tinha pleno direito, vai fazer muita falta no Senado da República.

            Mas vai continuar vivo na memória dos brasileiros e no dia a dia desta Casa. Vai continuar vivo cada vez que um de nós subir a esta tribuna para defender de forma mais inflamada, mais emocionada, nossas convicções políticas e, sobretudo, as prerrogativas intocáveis do Senado Federal; cada vez que um de nós souber fazer jus, como ele fazia, à confiança em nós depositada pelos nossos eleitores e que nos mostrarmos a altura do seu legado, um legado de integridade e de muita dignidade.

            Que descanse em paz, meu querido Senador Itamar Franco!

            Muito obrigado, Srª Presidente.

            Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Modelo1 5/6/249:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2011 - Página 27030