Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar, em nome do Partido Socialismo e Liberdade, pelo falecimento do Senador Itamar Franco. (como Líder)

Autor
Marinor Brito (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: Marinor Jorge Brito
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar, em nome do Partido Socialismo e Liberdade, pelo falecimento do Senador Itamar Franco. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2011 - Página 27044
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª MARINOR BRITO (PSOL - PA. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar de fazer um registro de pesar, em nome do Partido Socialismo e Liberdade, pelo falecimento do Senador Itamar Franco.

            Não bastasse a trajetória política, não bastasse o papel importante que o Senador desempenhou na redemocratização do País, eu e o Senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, pudemos testemunhar nesse período recente, depois que assumimos nossos mandatos aqui, no Senado Federal, a acolhida fraterna e carinhosa, que tivemos por parte do Senador Itamar Franco, e a parceria, fazendo uma oposição qualificada, buscando, junto com seus pares, imprimir um ritmo ao Senado que pudesse responder mais rapidamente aos interesses da classe trabalhadora; portanto, brigando junto conosco para melhorar as condições democráticas desta Casa, exigindo, em grande medida, do Governo Federal um freio às medidas provisórias, exigindo a qualificação do debate, o tempo necessário para que qualquer alteração na legislação brasileira fosse feita a partir de uma preparação dos Parlamentares, da representação política da sociedade, que é o papel que nós desempenhamos aqui, representando os nossos Estados, para poder alterar, para poder modificar, para poder melhorar qualquer projeto de lei, qualquer debate, sobretudo os debates que têm sido feitos a partir de uma normatização do Governo por meio das medidas provisórias.

            Hoje mesmo, em nossa pauta, se lhe for dada consequência na sequência desta sessão, em uma única medida provisória, vamos tratar aqui de quatro assuntos diferentes, de alterações a leis, de decisões que já foram tomadas em outros momentos históricos neste País, com muito debate, com muita tensão, inclusive, e que o Governo pretende alterar em uma única tarde, em um único debate, sem que tenhamos oportunidade democraticamente de contribuir.

            Então, acho que esse legado, esse comportamento inclusive firme, duro, muitas vezes, que tinha conosco aqui o Senador Itamar soma-se a um legado de muitos outros lutadores sociais, de muitos outros militantes políticos, de lideranças políticas, a despeito das diferenças políticas, estratégicas e programáticas que tenhamos com ele, com sua trajetória. É importante reafirmar isso.

            Então, aqui também vai o nosso abraço de solidariedade à família, aos que mais diretamente conviviam com ele nesse período de sua vida. Queria deixar um abraço aos familiares do ex-Presidente Itamar, do ex-Senador Itamar, e o nosso profundo pesar pelo seu falecimento.

            Muito obrigada, Senadora.


Modelo1 5/18/241:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2011 - Página 27044