Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a importância das festas juninas para a economia, a cultura e o turismo da região Nordeste.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Destaque para a importância das festas juninas para a economia, a cultura e o turismo da região Nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2011 - Página 27073
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, FESTA, PERIODO, JUNHO, PROMOÇÃO, CULTURA, ECONOMIA, TURISMO, REGIÃO NORDESTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, profissionais da imprensa, demais senhores e senhoras, mais um ciclo de festas juninas está-se encerrando na Paraíba e no Nordeste. Todos nós, Senadora Ana Amélia, que conhecemos o Nordeste, que sabemos da importância das festas juninas para a economia, a cultura, enfim, para o próprio desenvolvimento de todo o Nordeste brasileiro, especificamente os Estados que mais exploram essa cultura ou que cada vez mais valorizam essa cultura, temos que, de fato, parabenizar todos aqueles administradores municipais que procuram, apesar das dificuldades dos seus Municípios, dificuldades às vezes estruturais, financeiras, mas, mesmo assim, registram, a cada ano, aquilo que interessa e que é participativo e que, além de tudo, gera mais emprego e renda em vários Municípios, especialmente da Paraíba, de Pernambuco, da Bahia e de tantos outros Estados nordestinos.

            Infelizmente, Srª Presidenta, alguns meios de comunicação - digo até desinformados - criticam quando os Parlamentares e até o próprio Governo Federal incentivam esse tipo de festejos juninos, que engrandecem, que fortalecem essas regiões. Infelizmente, alguns os criticam - repito -, desinformados, não tomando conhecimento da importância, do valor que aquilo tem para a população do Nordeste e especialmente para os Estados e Municípios que, insistentemente, vêm promovendo esse tipo de atividade, esse tipo de festa, esse tipo de registro cultural que engrandece a economia e fortalece a população de todo Nordeste brasileiro.

            Cento e setenta e seis países estavam assistindo ao vivo a transmissão pela televisão do maior São João do mundo, de Campina Grande, na Paraíba. Isso significa dizer, Senador Pedro Taques, a importância dessa grandiosa festa para Campina Grande, para a Paraíba, para o Brasil, no que se refere aos demais países do mundo. Repito: 176 países estavam assistindo ao vivo a transmissão do maior São João do mundo, em Campina Grande. Da mesma forma, estava sendo transmitida por outros meios de comunicação como a Internet.

            Tantas outras festas foram realizadas no Município de Patos, na Paraíba, no Município de Cajazeiras, no Município de Solânea. Enfim, Senador José Agripino - V. Exª é testemunha disso -, são mais de 70% dos Municípios da Paraíba, e por que não dizer uma média de 50% dos Municípios do Nordeste, que participam das festas juninas e as comemoram, pela importância que essas festas têm para a economia, para a cultura e para o bem-estar da própria população nordestina.

            Por isso, temos que elogiar a decisão do Governo e de alguns integrantes desta Casa, da Câmara dos Deputados e de tantos outros órgãos públicos e privados que incentivam e patrocinam as festas juninas do Nordeste, porque entendem, por meio de seus representantes, que essas festas são essenciais, repito, não só para a cultura, como também para a economia dessa região, desses Estados e desses Municípios.

            Eu me sinto feliz, Srª Presidente, em aqui estar no dia de hoje, não só registrando aquilo que entendo como essencial, como importante para o Nordeste, as festas juninas, como também tantas outras festividades que fazem parte da cultura dessas cidades, desses Estados e da própria população nordestina.

            Quando, ao visitarmos muitos Municípios da Paraíba, se presencia aquela multidão - cem mil pessoas, oitenta mil pessoas, cinquenta mil pessoas -, com certeza, saímos de lá convencidos de que precisam, sim, ser reconhecidas essas festas, como também merecem a atenção do Governo Federal e dos integrantes do Congresso Nacional, fortalecendo, a cada dia, essas grandiosas festas.

            Srª Presidenta, para encerrar, agradeço não só a receptividade da população paraibana, o calor humano de todos aqueles que promovem, por intermédio das nossas administrações públicas, as festas juninas do nosso Estado, como também - repito - de outros Estados e Municípios brasileiros, especificamente os nordestinos, por reconhecerem que está no coração da população, está na cultura da população.

            Por isso, temos o dever, como representantes desses Estados, no Congresso Nacional, não só de elogiar, como também de reconhecer o trabalho realizado por essas administrações, fortalecendo e engrandecendo essa cultura tão importante que está na mente da grande maioria do povo nordestino, em especial, do povo paraibano.

            Muito obrigado, Srª Presidenta. Tenho certeza de que V. Exª e tantos outros companheiros não só reconhecem a importância de tudo isso, como também, em oportunidades futuras, terão condições de contribuir, cada vez mais, para que esse tipo de atividade cultural seja fortalecida. Quem ganha é o Nordeste; quem ganha é a Paraíba, quem ganha é o Brasil!


Modelo1 5/16/2411:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2011 - Página 27073