Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2011 - Página 27219
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para dar também o meu testemunho em homenagem a um grande brasileiro que deixará uma lacuna difícil de ser preenchida.

            Quero, em meu nome e do povo do Estado de Roraima, prestar esta justa homenagem ao senador e ex-presidente Itamar Franco, pela contribuição que deu em um momento crucial da história do País.

            Muito já foi dito, e com justiça, nesta Tribuna, a respeito do legado de Itamar Franco. E é uma unanimidade o entendimento de que a transição democrática e a estabilidade política e econômica do país devem muito à sua forma serena de liderar.

            Em um momento de grandes dúvidas quanto à solidez das instituições brasileiras, Itamar Franco assumiu a Presidência da República e, com sabedoria e simplicidade, soube apaziguar os ânimos e oferecer as garantias para que o processo democrático tivesse continuidade, sem sobressaltos, ao mesmo tempo em que criou as condições para que o país superasse a famigerada hiperinflação que, por anos, consumiu as economias e as esperanças dos brasileiros.

            Hoje o Brasil está em outro patamar, vivemos uma nova realidade, com crescimento econômico, desenvolvimento social e estabilidade. Muitos tiveram a sua contribuição. Alguns já foram reconhecidos, outros serão no curso natural da história. Ao nos deixar, na semana passada, Itamar Franco já sabia ser um desses homens públicos que terão um lugar especial no coração e na memória dos brasileiros.

            Fica aqui a minha homenagem e do povo do Estado de Roraima a este ilustre brasileiro, assim como a solidariedade à família diante de uma perda inesperada como essas. E que fique o exemplo de Itamar Franco, para que homens e mulheres de bem deste país façam da política sua principal devoção.

            É o que tenho a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigada.


Modelo1 4/25/243:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2011 - Página 27219